TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................03

SIGNIFICADOS DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.......................................................................................................04

RELATÓRIO DO FILME: Entre os Muros da Escola. .......................................07

AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL..............................................................10

COLETÂNEA DE IMAGENS..............................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................19

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma analise sobre a importância da sociologia para uma melhor compreensão dos trâmites que ocorrem na educação.

Segundo Forquin, 2003, “Educar, ensinar, é colocar alguém em presença de certos elementos de cultura a fim de que este alguém deles se nutra, os incorpore á sua substância e construa sua identidade intelectual e pessoal em função deles”. (p.24).

O trabalho docente muitas vezes é composto por singularidades que reproduzem uma educação deficitária e isenta de senso crítico.

Candau (2003), afirma que cultura é um fenômeno plural, multiforme, que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar.

Acreditamos que as palavras que melhor expressam a sociologia na atualidade são maturidade e dinamismo, pois sua intensa atividade é marca registrada em todo seu campo de ação.

Portanto, o estudo de tal disciplina torna-se importante para formar profissionais críticos que entendem e atuem com consciência na sociedade e promova aprendizado reflexivo em relação às vivências do universo educacional.

SIGNIFICADOS DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.

A Sociologia da Educação visa às relações de dominação que existem na sociedade e é reproduzido nas escolas, o que acreditava ser uma forma de ascensão social torna-se um paradigma, tema de muitos estudos e discussões.

“... O homem naturalmente cria falsas noções do que são as coisas que o rodeia...” Émile Durkheim

Pesquisadores tentam explicar esse fenômeno com teorias. Uma delas é a de Durkheim, que faz da sociologia um meio de encontrar soluções para a vida social.

"A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela”.

Durkheim.

A sociologia, enquanto ciência investiga os fatos sem estereótipos impostos por uma sociedade, que molda padrões de pensamento e comportamento, com métodos de analise criteriosos como regras, onde o objeto de estudo sociológico é estudar os fatos sociais, sendo estes frutos das relações humanas, apresentando-se desde maneiras de agir, pensar e de sentir que são influenciadas por essa organização social.

"Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe é dado atualmente", exemplificou o pensador.

Durkheim

É de suma importância a compreensão desses fatores de organização social, para gerar uma consciência coletiva por meio da educação, proporcionando uma maior harmonia social.

Essa ciência vê na escola um espaço de grande socialização, tendo o potencial para influenciar toda uma sociedade.

Nas palavras de Durkheim, "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto".

Olhar a Educação do ponto de vista da Sociologia é compreender que a Pedagogia funciona como intermediário da aprendizagem. A contribuição da Sociologia da Educação ao trabalho pedagógico são as seguintes:

• Entender a função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura;

• Instrumento de compreensão do funcionamento e da estrutura da instituição educacional;

• Interagir entre indivíduos e organização social;

• Permitir que o aluno tenha visão sobre processos sociais.

Dentre tantas outras coisas que podemos listar.

Na sociologia da educação, Pierre Bourdieu exerceu grande influência teórica referente aos problemas das desigualdades, onde os alunos não conquistariam sucesso escolar por seus dons pessoais, mas por fatores econômicos e culturais fazendo da educação das crianças pobres algo distante de sua realidade.

Em contrapartida a sociologia conscientiza o ser humano da realidade social em que ele vive, ajuda-o a analisar sua realidade permitindo a cada um atuar na construção e na formação social igualitária.

RELATÓRIO DO FILME: Entre os Muros da Escola.

O filme mostra a realidade de uma escola pública Francesa de periferia, onde são abordados um relacionamento conturbado entre professor e alunos suas diferenças culturais, sociais e comportamentais, gerando vários conflitos entre professor e alunos, que por sua vês são desinteressados e indisciplinados.

Durante o filme observam-se por várias vezes os professores tentando encontrar soluções para o mau comportamento e baixas notas dos alunos, divididas entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com