TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS SOCIÓLOGICOS DA EDUCAÇÃO

Tese: FUNDAMENTOS SOCIÓLOGICOS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAMENTOS SOCIÓLOGICOS DA EDUCAÇÃO

Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem à Disciplina : Fundamentos Sociológicos da Educação, como prática Pedagógica da Faculdade Anhanguera UNIDERP em Grajaú- MA. Ministrado pela Professora Tutora Presencial: e pelo Professor EAD: Mariciane Mores Nunes de Pedagogia.

INTRODUÇÃO

Embora o campo de conhecimento da Sociologia não garanta por si o compromisso de promover uma educação crítica transformadora, pela sua especificidade de analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares que as diversas perspectivas analíticas ensejam, este possibilita uma ampliação da compreensão da realidade social e da educação como um fenômeno fundamental na transmissão da herança cultural, dos modos de vida, das ideologias, na formação para o trabalho que guarda uma estreita relação com a realidade em cada contexto histórico. Daí a importância dessa disciplina no currículo dos cursos de formação de educadores.

Sociologia da Educação, caracterizada como um olhar sociológico sobre o fato educativo tem contribuído para fundamentação de diversas disciplinas que compõem o currículo do curso e para a compreensão da realidade educacional no contexto da sociedade brasileira o que tem justifica a sua presença na estrutura curricular dos cursos de pedagogia desde o início desses cursos no Brasil. Esta enfoca uma compreensão crítica da realidade social, política, econômica e cultura na qual a escola e a educação estão inseridas e contribui para uma formação de educadores com uma visão crítica que possa formar indivíduos para compreenderem transformarem a realidade onde vivem.

A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos para a vida em sociedade deve proporcionar uma visão que os permita uma compreensão da sociedade em todas as suas dimensões. Para tanto se torna necessário um currículo que em seus conteúdos e em suas práticas possibilitem uma problematização e reflexão crítica das relações sociais,da relações de poder existentes na sociedade.

ETAPA 1

A sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida. Portanto, precisamos de sociologia porque ela é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional, afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas.

Dizer que a sociologia da educação estuda os fenômenos educacionais parece ser muito redundante. Então, relacionamos algumas coisas que são tema de estudo da sociologia da educação. Vejamos: a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade, porque é viver sem se relacionar é impossível; os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global; a escola como unidade sociológica; a e sala de aula como subgrupo de ensino , ele complementa dizendo que a sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade.

Os conhecimentos sociológicos permitem uma discussão apurada de como as diferenças étnicas, culturais e regionais não podem ser reduzidas à dimensão sócio-econômica de classes sociais, assim como das formas como ambas se retro-alimentam. Enfim, a sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.

A discussão sociológica colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sociocultural, voltado para a busca de caminhos de transformação social. Assim, a educação é ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, ou seja, as crianças. Por isso, ela tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, relacionados pela sociedade política em seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine.

A contribuição da Sociologia da Educação na formação de educadores no curso de Pedagogia que tem como objetivos: contribuir para a capacitação discente através do aprofundamento do conhecimento sociológico da educação em seus aspectos, identificar a contribuição da Sociologia da Educação na formação dos educadores sob a ótica dos alunos e de professores.

Émile Durkheim é um marco no surgimento da Sociologia como ciência e como disciplina. Além de ter contribuído para a definição do objeto e do método sociológico, foi um dos pioneiros na inclusão da Sociologia no currículo acadêmico, especificamente no curso de formação de professores, no qual lecionava. Destaca-se na teoria durkheimiana sua concepção de sociedade como um organismo composto por distintas instituições que se complementam e se interpenetram, cada uma desempenhando uma função e formando um todo homogêneo e consensual. Nesse arcabouço explicativo a educação ocupa lugar central como um fato social, que contribui para a “socialização metódica das novas gerações” e para integrar os indivíduos na sociedade em que estão inseridos, disseminando a consciência coletiva. Outro ponto da teoria de Durkheim que se aproxima das discussões educacionais é o seu conceito de consciência, o qual ele divide em individual e coletiva. Por consciência coletiva ele afirma que é o “conjunto de crenças e de sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade e que forma um sistema determinado que tem vida própria". “As maneiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com