TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS TEORICO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Artigo: FUNDAMENTOS TEORICO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Artigo  •  3.817 Palavras (16 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 16

FUNDAMENTOS TEORICO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL

A educação especial vem sendo de extrema importância para sociedade, colaborando para vida educacional e social com a inclusão de portadores de necessidades especiais e garantindo uma vida mais digna e igualitária mudando a visão da sociedade, quebrando certos paradigmas como “Ser especial é ser invalido”.

De acordo com as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica consta no Art. 3º “Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegura recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica”.

Todos têm direitos e deveres a cumprir, depois da segregação, onde se separavam os portadores de necessidades especiais da sociedade, os profissionais de educação especial, mudaram sua visão, saindo da educação segregativa, passaram pela Integração e estão se unindo a educação inclusiva, devido ao avanço das tecnologias e estudos realizados que dão a garantia de um aprendizado justo para pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Segundo Sassaki (1994). “No início eram excluídas da sociedade, depois passaram a ser segregadas em instituições como asilos, sanatórios e escolas especiais e posteriormente começaram a ser inseridas nas escolas”.

Existem hoje várias Instituições, Associações e escolas que atendem pessoas portadoras de deficiência como: Deficiência Mental, Deficiência Múltipla, Deficiência Visual, Deficiência Motora, Deficiência Auditiva, Deficiência Física e Síndromes.

Segundo definição de CUNHA e FERLA (2002), “aprendizagem é uma modificação relativamente duradoura do comportamento através de treino, experiência e observação”. Por que não exercitar a mente de quem possui deficiência mental ou os movimentos de quem tem deficiência Múltipla ou alguma síndrome?

Na Constituição Federal consta como fundamentos da República a cidadania e a dignidade da pessoa humana (art. 1º, inc. II e III), e como um dos seus objetivos fundamentais a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3º, inc. IV).

Segundo SASSAKI: “Inclusão social é o processo pelo qual a sociedade e o portador de deficiência procuram adaptar-se mutuamente tendo em vista a equiparação de oportunidades e, consequentemente, uma sociedade para todos”. (Sassaki, 1999, p. 167).

Hoje sabemos que para aprendermos mais devemos praticar as teorias, isso também é válido para os portadores de deficiência, se pensam, logo aprendem algo por isso devemos nos profissionalizar para sabermos como devemos trabalhar para que o resultado seja positivo em relação ao aprendizado.

Segundo Vigotsky (1998), a aprendizagem deflagra vários processos internos de desenvolvimento mental, que tomam corpo somente quando o sujeito interage com objetivos e sujeitos em cooperação. Uma vez internalizados esses processos tornam-se parte das aquisições do desenvolvimento. Nessa perspectiva, o aluno não é apenas ativo, mas interativo, porque forma conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoais. É na troca com outros sujeitos e consigo próprio que se vão internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos e da própria consciência.

A partir do ano de 1990 teve inicio ao processo de inclusão e ainda á muito que discutir e decidir, pois incluir não é apenas colocar a criança na escola e sim colocá-la em atividades junto a outras crianças e para isso é necessário que aja em sala de aula, um auxiliar especializado para ajudar o professor á adaptar a criança, No século XVII (1690), Locke dá sua visão a respeito da educação, “a experiência é o fundamento de todo saber”. Se a criança vivenciar uma vida junto a outras pessoas fora de seu convívio familiar ela encontra mais estimulo para aprender.

Ao incluir as crianças no ambiente escolar é dar a oportunidade para que ela possa se desenvolver com mais facilidade, aprender a não ser diferente e quanto mais cedo mais fácil é a adaptação da criança. Além disso, quando a criança se relaciona com outras crianças seu desenvolvimento cognitivo e motor é mais rápido do que as que não têm convivência com outras crianças, isso as faz se sentir igual e capaz de realizar, pois aprendem a ultrapassar seus limites e fazem sempre tentativas até conseguir.

Como define Sassaki (1999), é uma via de mão dupla na qual não apenas a pessoa portadora de necessidades especiais deve se incluir, mas a sociedade deve ser receptiva para sua inclusão. Existe uma diferença entre integração e inclusão, pois não podemos simplesmente colocar as crianças e esperar que elas aprendam com o mesmo desempenho que as outras e sim acompanhá-las para que se sintam a vontade e com vontade de aprender para que aconteça a inclusão.

INTEGRAÇÃO ABERTURA PARA INCLUSÃO

De acordo com Sassaki (1997, p. 30-31) - "A ideia de integração surgiu para derrubar a prática de exclusão social a que foram submetidas as pessoas deficientes por vários séculos. A exclusão ocorria em seu sentido total, ou seja, as pessoas portadoras de deficiências eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente elas eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estas atribuídas indistintamente a todos que tivessem alguma deficiência."

Conforme Pereira, (1980, p. 3)“fenômeno complexo que vai muito além de colocar ou manter os portadores de necessidades especiais em classes regulares. É parte do atendimento que atinge todos os aspectos do processo educacional”.

De acordo com Freire, (1997 apud Machado, 1998, p 13) também define a integração: “como aquele que tem por objetivo incorporar física e socialmente as pessoas portadoras de deficiência, a fim de usufruírem dos bens socialmente produzidos, habilitando-as, oferecendo-lhe os instrumentos contemporâneos para o exercício da cidadania”.

Outra definição de integração, é que as pessoas portadoras de necessidades especiais devem se adaptar nas normas da sociedade, escola,

Há três elementos básicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com