TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento Teorico

Pesquisas Acadêmicas: Fundamento Teorico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Gadotti (1995) a educação tem importante papel no próprio processo de humanização do homem de transformação social, visa a formação do homem integral, ao desenvolvimento de suas potencialidades, para torna-lo sujeito de sua própria história e não objeto dela.

Com o tema “Ensino de Ed. Física na Terceira Idade”, temos por finalidade discorrer sobre as dificuldades que o professor de ed. Física enfrenta ao tentar lecionar sua disciplina e como superar as mesmas, motivando os idosos a uma prática regular de exercícios físicos que objetivam uma melhora na qualidade de vida e bem estar.

O envelhecimento é um processo evolutivo natural e universal. Neste período o organismo apresenta sinais evidentes de alterações e de perdas, tanto no plano intelectual quanto fisiológico.

segundo a Revista Brasileira de Ed. Fís. E Esporte (impr.) vol.24 no1 São Paulo Jan/Mar. 2010, as práticas de atividades físicas, com exercícios compatíveis aos idosos, podem incidir favoravelmente na vida destes fazendo com que o processo de envelhecimento transcorra sem causar tantos danos como: fraturas, osteoporose, artrites, hipertensão, entre outros males, que afetam com maior incidência os idosos e podem ser diminuídos consideravelmente através do abandono de uma vida sedentária.

O ensino realizado pelo professor de ed. Física é de grande importância na mudança dos hábitos sedentários dos idosos o consequentemente na melhora da qualidade de vida dos mesmos.

HIPOTESE:

Falta ao professor incentivos à pesquisa e intervenções, no campo da gerontologia, direcionadas para a busca de uma vida com mais independência, autonomia e qualidade na velhice.

Falta ao docente espaço e equipamentos adequados, dificultando a prática das aulas e consequentemente a receptividade dos alunos idosos.

REFERÊNCIAS

NASSE, Luciene; GUABIROBA, Juliana. A Educação Física e o Idoso na Educação de Jovens e Adultos. Disponivel em

www.univag.com.br/adm_univag/Modulos/.../AEducacaoFisica.pdf‎ . Acesso em 01, ago, 2013.

SOFONS, M.P.; PEREIRA,M.Princípios Metodológicos da Atividade Física para Idosos. Brasilia: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos – GEPAFI, 2007. Disponível em www.cref7.org.br/Topicos/Publicacoes/LivroAFidosos.pdf. Acesso em 01, ago, 2013.

NAHAS, Markus; GARCIA, Leandro . Um pouco de história, desenvolvimentos recentes e perspectivas para a pesquisa em atividade física e saúde no Brasil. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, vol. 24, n.1 jan/mar. 2010. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092010000100012&script=sci_arttext. Acesso em 01, ago, 2013.

COURA, Isamara. A terceira idade na educação de jovens e adultos: expectativas e motivações. Editor: Universidade Federal de Minas Gerais, 23 nov. 2007. Disponivel em http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/HJPB-7DSQ36. Acesso em 01, ago, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com