TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAÇÕES EM SOLOS COLAPSÍVEIS: MÉTODOS DE ANÁLISE EM SOLO COLAPSO NAS FUNDAÇÕES

Por:   •  22/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÕES EM SOLOS COLAPSÍVEIS: MÉTODOS DE ANÁLISE EM SOLO COLAPSO NAS FUNDAÇÕES

ENES, Larissa Beatriz

 SOUZA, Patricio Vidal

                                                            DAMASCENO, Jossandra

Resumo:Estruturas em solos colapsíveis decorrentes de sua manifestação, pois é um solo saturado, que apresentam altos índices de porosidade, na fundação sofrem um rearranjo brusco, com consequente redução de volume. Os recalques de fundações, associados ao processo de colapsos de solo, têm como consequências mais comuns a danificação nas edificações (trincas, rachaduras e desabamentos) e na rede de infraestrutura. Métodos seletivos para compactação do solo, busca visar a avaliação da melhoria do solo para iniciar a estrutura e também fatores externos que influenciam no processo. Essa abordagem promove mecanismos de alerta para pequenas e grandes construções e mostrar soluções cabíveis de melhoramento do solo para edificações.

Palavras – Chave: Solos colapsíveis, melhorias do solo, recalque e métodos.

Abstract: Structures in collapsible soils resulting from its manifestation, as it is a saturated soil, with high porosity levels, in the foundation undergo a sudden rearrangement, with consequent reduction in volume. The repression of foundations, associated with the process of soil collapse, has the most common consequences of damage to buildings (cracks, cracks and landslides) and the infrastructure network. Selective methods for soil compaction, aiming to assess the improvement of the soil to start the structure and also external factors that influence the process. This approach promotes alert mechanisms for small and large constructions and shows suitable solutions for soil improvement for buildings.

Keywords: Collapsible soils, soil improvement, settlement and methods.

Introdução

Discute-se no decorrer da apresentação do texto o nosso tema principal que são Fundação em solos colapsáveis, visto que para podermos analisar o problema informado, apresentamos um pouco do que é Fundação e os tipos de solos, no qual são interligados ao problema principal, que demonstra o carregamento das fundações e a extrema importância da análise dos solos, e caso ocorra um dano por movimentos naturais, existi solução universal para ser tratado cada tipo de solo, representado no tipo de fundação, que simulam muitas situações pois a água percola pelos poros dos solos que não são saturados. Todo solo susceptível de colapso possui uma estrutura aberta ou porosa (Dudley, 1970; Vargas 1973), potencialmente instável e parcialmente saturado (Clemente &Finbarr, 1981). A Colapsibilidade em edificações, é um princípio de compactação de um procedimento efetivo na sua prevenção, no qual diminui o índice de vazios e elimina a causa de metaestabilidade do solo, diminuindo à destruição das ligações cimentícias. Em cada elemento estudado prioriza-se a determinação de carga e os recalques desnivelados por conta do próprio solo habituado, antrópicos saturações do solo na fundação, entretanto uma estruturamacroporosa.

Desenvolvimento

Fundações

Todas as estruturas de engenharia têm de ser sustentadas de alguma forma, existe uma conexão entre solo, condições geológicas e nosso principal projeto: Fundação, elemento este qualificado em parte estrutural, no qual em uma edificação ao solo pode provocar fresta ao terreno. O conhecimento no tipo de fundação que nos leva a escolher o tipo adequado para a sustentação, pois os esforços atuantes sobre a edificação, se forem mal dimensionados e mal projetados podem atingir 5 a 10 vezes o custo da fundação aproximadamente.

Para se entender o nosso tem de Fundação em solos colapsos, e necessário saber um pouco dos tipos de fundações, tipos de solos e principalmente o Solo colapso.

Temos 2 tipos de fundações e são subdivididas:

Fundação Direta: São as que transfere cargas para apenas um apoio de peça sobre a camada do solo, sendo desprezada qualquer outro meio de deslocamento das cargas. Na qual passa a ser subdividida em rasas ou profundas.

Fundação Rasa: Caracteriza-se quando a camada de suporte está próxima á superfície do solo

Fundação Indireta: Transferem as cargas por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por efeito de ponta.

Tipos de elementos das Fundações:

  • Fundações diretas rasas: Sapatas corrida, isolada, associada, alavancada e radier
  • Fundações diretas profundas: Tubulões, céu aberto e ar comprimido.
  • Fundações indiretas: Brocas, estacas de madeiras, estacas de aço, estacas pré-moldadas, estaca de concreto pré-moldados e estacas de concreto moldados in loco Strauss.

Tipo de Solos

Determinação dos tipos de solo a capacidade de carga, a profundidade e o nível do lençol freático e de interesse do projeto. Sendo assim principal aliado para a identificação na ligação de uma Fundação, para construir nos diferentes tipos de solo requer, concernir as limitações do campo.

Tipos de solos: Solos arenosos, argilosos e Siltosos.

Arenoso: Possui grande índice de coesão, altamente permeável.

Argiloso: Possui menores Partículas, alta densidade.

Siltoso: Em sua tonalidade e um conjunto natural, seja menor que a areia e maior que a argila.

As composições são variantes, com certo rigor quando encontradas, pode verificar a inviabilidade nos projetos de construção. No solo argiloso as fundações rasas são mais utilizadas, no entanto seja necessário reforçar as sapatas, e o uso das Radiers é altamente recomendado. É aconselhável realizar um estudo, para qual fundação utilizar em cada tipo de solo para poder a tender a necessidade em uma obra. O solo Siltoso e recomendado utilizar estacas mais profundas, com uma escavação mais profunda, para evitar problemas com movimentação do solo, lençóis freáticos e tempestades.

Fundação em Solos colapsíveis

“Solos colapsíveis são encontrados em diferentes partes do brasil e do mundo. Um dos primeiros registros históricos do fenômeno foi o caso de uma escola Ucraniana, no ano de 1938, que após sofrer um Incêndio, apresentou uma inclinação acentuada do colapso do solo pela inundação oriunda da água usada pelos bombeiros. (Cintra, 1998).”

Define-se este solo como não saturados, com baixo teor de umidade e grandes números de vazios, no entanto tende-se a sofrer uma espécie de colapso na estrutura, causas estas como: Infiltração de água pluviais, fissuras em tubulações enterradas, ascensão de lençóis Freático; causa grandes impactos nas obras civis. Com isso as fundações em solos colapsíveis está interligado ao conhecimento técnico na utilização do solo e aplicação do tipo de fundação, se faz necessário analise do solo no qual será aprumado na edificação, métodos de aplicação que foram estudados no decorrer do tempo e um dos mais interessantes na resolução do problema universal foi o CompactionGrauting, mas e caracterizado 100% para solos arenosos.

A colapsibilidade ao certo comportamento de tensões, que atuam sobre a estrutura e teor de umidade que relativamente e o grau maior que envolvo na permeabilidade de poros no solo com água, um solo não saturado tende a ter recalques para um lado ou Diferencial, pois a sua variação de volume de processo o torna mais denso. Essa brusca perda de resistência restringe aos grandes buracos ou fissuras em pavimentações, as frestas têm cisalhamento ou até mesmo uma patologia de um buraco bem maior, isso está associado a brusca perda de resistência do solo, que envolve processos químicos e geológicos, quebra das ligações cimentantes entre suas partículas.

Metodologia

O solo mole dificulta, projetos com fundações diretas. A opção por fundação profunda, utilizando-se estacas, exige substratos resistentes, geralmente distantes da superfície. A presença de camadas de solo mole, invariavelmente acompanhadas da execução de aterros, submete as estacas ao perigoso fenômeno do atrito negativo e a deslocamentos laterais, estabelecendo-se recalques diferenciais perigosos. O emprego da técnica de aterros de sobrecarga é caro, demorada e não elimina os recalques. Estacas de material granular e troca de solo são caros, produzem bota fora, e não eliminam recalques. Estas técnicas, cada vez mais, tornam-se proibidas por leis ambientais (ENGEGRAUT).

Com a intenção de reajustar o solo e retirar o risco de muitas fundações o Compaction Grouting é uma técnica de melhoria dos solos arenosos, que tem por finalidade compactá-los. Realiza-se bombeando o geogrout, sob pressão, através de tubulação, produzindo-se bulbos que compactam o solo arenoso. A sucessão de bulbos, formados de baixo para cima, induz a formação de colunas que atuam compactando-se o solo arenoso, eliminando sua forma instável.

Passo a Passo:

  • Cravar a tubulação com ponta adequada até a profundidade do solo arenoso instável;
  • bombear o geogrout formando-se o primeiro bulbo de compactação;
  • Realizar o processo de baixo para cima;

[pic 1]

[pic 2]

OBS: utilizar malhas quadradas como padrão

Resultados e Discussões

Adequado para aterros, aterros mal posicionados, solos soltos ou desmoronáveis, rochas solúveis e solos liquefeitos, selecionado para tratamento sob estruturas existentes, porque as colunas não requerem conexão estrutural com as fundações, diminui ou corrigir a liquidação, aumenta a capacidade de rolamento, estabiliza furos ou reduzir o potencial do furo, melhora solos arenosos instáveis e realiza trabalhos de refundação, não é necessário executar bulbos de compactação ao longo de toda a profundidade de solo arenoso, não há limites de profundidades e deve ser muito bem monitorado quando executado perto de estacas ou sapatas de fundação.

Esse método reduz os riscos que se iniciariam no princípio de uma obra, no qual solos saturados tem mais prováveis chances de acontecerem.

Vantagens

• 100% específico para solos moles;

• Ausência de transtornos à obra;

• Mobilização rápida;

• Ampla gama de aplicações;

• Ausência de aterros, refugos e lama;

• Chuvas não interrompem o serviço;

• Alternativa super econômica, além de prazos extremamente curtos em relação à substituição de solos, aterros temporários, colunas granulares e estaqueamentos;

• Alcança profundidades de tratamento;

• Acesso a locais restritos, limitados e difíceis, sem interferência com a rotina do cliente;

• Melhor custo benefício;

• Perfeito para reforço de fundação.

Considerações Finais

Tendo em vista o exposto, considera-se para o campo de engenharia civil o solo colapso para um introdutório sem meio estudado na Fundação, tem consequências de trincas, recalque ou declive do solo, todavia para se obter o desfecho representativos as informações tem que está bem fornecidas no projeto de Fundação, que existe vários tipos de fundação e tipos de solos. Os danos decorrentes se complica porquê e preciso considerar que ocorre no solo colapso processo natural e a estrutura sofre recalque, sendo assim quando se aplica os métodos universal que já discutimos no texto, essa solução e aplicável em solos moles, no qual um solo facilmente permeável, e compactiongrouting e o ideal. Ressalta-se que a investigação do solo ainda que o assunto desenvolvido nos terrenos disponibilizando um acervo para métodos técnicos na sua área de abrangência. Uma característica comum ao solo colapso é o fato de possuírem uma “estrutura aberta”.

Referências Bibliográficas

http://www.engegraut.com.br/catalogos/CPR-Grouting_Metodologia.pdf

http://www.engegraut.com.br/catalogos/CPR-Grouting_Solos-Colapsiveis.pdf

http://www.engegraut.com.br/servicos/compaction-grouting/

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622007000400012

https://repositorio.usp.br/item/000944453

https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-28112016-095823/publico/dissertacao_milena.pdf

https://www.conazsolucoes.com.br/2017/05/25/fundacao-para-sua-obra/

https://www.geoanalisys.com/noticias-sobre-geofisica/conhec%CC%A7a-os-principais-tipos-de-solo-e-suas-fundac%CC%A7o%CC%83es-mais-aconselhaveis/

https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/tipos-de-solo/

https://www.youtube.com/watch?v=w1PKVp64eso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (175 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com