TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabricação De Latas De 3 Peças

Dissertações: Fabricação De Latas De 3 Peças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  1.887 Visualizações

Página 1 de 9

CONFORMAÇÃO MECÂNICA

EXPANSÃO DE LATAS 3 PEÇAS

Volta Redonda

2013

Sumário

CONFORMAÇÃO MECÂNICA 1

1 - Introdução 3

1. 1 - Embalagens 3

1.2 - Embalagens Metálicas 3

2 - Objetivo 4

3 – Desenvolvimento 4

3.1 – Processo Convencional de Fabricação de Latas 3 Peças 4

3.2 - Expansão de Latas 3 Peças 5

3.2.1 – Contexto 5

3.2.2 – Processos de Expansão de Latas 3 Peças 6

3.3 – Procedimentos Importantes na Fabricação de Latas 3 Peças 11

3.3.1 – Recravação da tampa e fundo em lata 3 peças. 11

3.3 .2 – Análise de Capacidade de Deformação do Material 12

4 – Aplicações das Embalagens Metálicas 13

4.1 – Exemplos de inovações em latas expandidas 14

5 – Conclusão....................................................................................................................................................15

6 – Referencias Bibliograficas.........................................................................................................................16

1 - Introdução

1. 1 - Embalagens

De acordo com pesquisas recentes, o consumo mundial de alimentos, bebidas entre outras coisas acondicionados em embalagens vem crescendo a cada ano, sendo o acondionamento variado, dependendo da região, de condições climáticas e disponibilidade de produtos no mercado. A variedade de produto que tem sua integridade preservada cresce diariamente, possibilitando uma produção em maior escala e diminuição de preços.

Em análises feitas no Brasil, observou-se que o de consumo de embalagens de diferentes tipos é distribuído da seguinte maneira: 51% de polímeros, 27% de celulose, 17% metais e 5% de vidro.

Com o mercado consumidor cada vez mais exigente e o crescimento do setor de embalagens, foram desenvolvidas técnicas para atribuir formas aos corpos de lata, partindo em princípio de geometrias cilíndricas, por meio de algum processo de expansão aumentando a atratividade e a funcionalidade da embalagem. Estes processos de expansão podem ser mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, sendo o primeiro mais utilizado.

1.2 - Embalagens Metálicas

Os materiais metálicos empregados nos sistemas de embalagens incluem basicamente os derivados do aço e os de alumínio, os quais são utilizados para a fabricação de latas, tampas, baldes, tambores e containeres.

Dependendo das especificações, em função das exigências específicas de cada produto, existem várias configurações com relação aos metais componentes do aço e das ligas de alumínio.

O Brasil possui uma boa capacidade de produção de embalagens metálicas. A capacidade para folhas de aço tem sido altamente suficiente, possibilitando a exportação de cerca de 40% da produção nacional; atualmente a capacidade de produção de latas de alumínio ultrapassa 14 bilhões de latas/ano.

Dentre as folhas de aço, as folhas-de-flandres constituem o maior mercado. São usadas para a fabricação de latas de três peças, latas retangulares, latas de duas peças, latas compostas, latas trapezoidais, latas para aerossóis e baldes.

As embalagens metálicas são feitas de Folha de Flandres (Tinplate), ou Folha Cromada (Tin Free Steel) ou Folha de Alumínio, sendo na maioria das vezes revestida com verniz. O método de fabricação dependerá do tipo de lata pretendido e do metal usado. Para alimentos, utilizam-se dois tipos de embalagem:

• Embalagem três peças: constituída por corpo, tampo e fundo, possuindo na maioria dos casos formato cilíndrico e em outros casos formatos retangulares ou diferenciados. As latas de alimento são chamadas open top, para produtos não alimentícios são chamados general line.

• Embalagem duas peças: formados apenas pela tampa e pelo corpo e apresentam a característica de não possuírem a costura, ou solda lateral.

2 - Objetivo

O maior objetivo deste trabalho é apresentar os processos de conformação mecânica de expansão de latas 3 peças, mostrando suas principais características, importâncias, vantagens, desvantagens e utilização.

3 – Desenvolvimento

3.1 – Processo Convencional de Fabricação de Latas 3 Peças

Este tipo de processo consiste em produzir latas mais usuais conhecidas como “open top can” com fundo e tampa cravados .A fabricação consiste em:

1) Aplicar verniz na folha metálica;

2) Cortar os corpos metálicos que darão origem as latas;

3) Efetuar a electrossoldagem do corpo pré-cortado;

4) Efetuar a tamponagem e canelagem no corpo da lata

5) Cravar o tampo

Figura 1 – Fabrico convencional de Latas 3 Peças

Figura 2 – Lata Convencional 3 Peças

3.2 - Expansão de Latas 3 Peças

3.2.1 – Contexto

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com