TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição económico e financeiro de viabilidade para abertura de uma fábrica de drywall

Projeto de pesquisa: A definição económico e financeiro de viabilidade para abertura de uma fábrica de drywall. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.031 Palavras (21 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, e cabe ao administrador analisar quais são os melhores investimentos para a organização. Para tanto, ele faz três considerações que influenciam a decisão: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial.

Econômicas: Levam em conta a rentabilidade e o risco do investimento. Assim o administrador deve escolher os investimentos de maior retorno e de menor risco para a organização.

Financeiras: Levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou financiamentos.

Ambiente empresarial: São as considerações políticas, sociais, culturais e de meio ambiente que afetam o investimento e são as mais difíceis de analisar, pois, muitas vezes, não podem ser expressas em valores monetários.

Este trabalho consiste em um estudo para verificar a viabilidade econômico-financeira para a abertura de uma fábrica de placas de gesso. Os seus dados foram baseados em projeções realistas devido às inúmeras pesquisas de mercado e bibliográficas realizadas. A pesquisa fundamenta-se na importância do planejamento financeiro e do fluxo de caixa no momento de empreender, pois o contexto atual demonstra que isto não é feito por muitos dos novos empresários. O benefício trazido por este trabalho é servir como manual para empreendedores, proporcionando a eles a possibilidade de previsão e escolha dos melhores investimentos.

ETAPA 01:

PASSO 01:

Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, no seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.

O investimento tem uma importância fundamental para a economia, quanto para as organizações e sociedade.

A economia de um país só pode crescer com fluxo continuo de investimentos. A lógica dessa afirmação é que, para a economia crescer, faz-se necessário aumentar a produção das fabricas, empresas,fazendas e das unidades produtivas. Uma vez que, as unidades de produção tem capacidade de produção limitada, ou seja, não podem produzir mais, pela capacidade de suas maquinas e instalações, é fundamental criar novas unidades produtivas e aumentar a capacidade das já existentes, o que só é possível por via de investimentos.

Os tipos de investimentos:

Existem três tipos de investimentos, podemos classificá-los como:

 Investimentos Públicos

 Investimentos Privados

 Investimentos mistos

Os Investimentos Públicos são realizados por meio de recursos disponibilizados pelos governos ou entidade pública em prol da sociedade.

Investimentos Privados são recursos inseridos por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, a fim de gerar retorno aos investidores.

Já os Investimentos Mistos podem ser considerados uma mesclagem de investimento público como o privado, visto que os recursos são disponibilizados parte pelos governos ou entidades públicas e também por pessoas físicas ou jurídicas do direito privado, almejando gerar bem-estar para a sociedade e retorno monetário para os investidores.

PASSO 02:

O tipo de investimento escolhido é de caráter privado, com apenas um investidor. A Gesso & Cia investiu no ramo de fabricação e comercialização de placas de gesso. Visando que, a matéria-prima é abundante e de fácil acesso e a mão de obra é especializada, e havendo grande possibilidade de retorno monetário em médio prazo.

Este Plano de Negócio tem por objetivo fornecer informações para avaliar a possibilidade de abertura de uma fábrica de placas de gesso, na rua Humberto de Campos s/n vilinha,na cidade de Grajaú-MA, destacando os pontos que farão deste investimento um negocio de sucesso na região

Este trabalho visa analisar os aspectos que fazem dessa região e do empreendimento em questão compatíveis e viáveis, obedecendo a todos os critérios da elaboração de um plano de negócios.

Missão da empresa: Se destacar no segmento, oferecendo produtos e serviços de qualidade.

Visão do empreendimento: ser uma empresa de referencia, na cidade de Grajaú e região.

A empresa Gesso & Cia quer se tornar referencia em toda a região, um lugar onde todos pensem em ir quando buscarem qualidade.

PASSO 03:

O produto oferecido será placas de gesso, utilizada para forros.

Produto muito comercializado para construção civil.

ETAPA 02:

PASSO 01:

FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

Um fluxo de caixa relevante em um projeto é aquele que provoca uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que esta vinculada à questão de se aceitar ou não este projeto. E a diferença entre os fluxos de caixas futuros da empresa que podem ser obtidos com o novo projeto e aqueles que seriam possíveis sem o projeto, recebe o nome de fluxo de caixa incremental. Portanto, entender o conceito de fluxo incremental ou relevante é fundamental na análise de implantação de um projeto.

Em termos gerais, podemos dizer que os fluxos de caixas incrementais ou relevantes, quando observados em uma avaliação de projetos de investimentos, refletem toda e qualquer alteração nos fluxos futuros da empresa que serão de certa forma influenciada pela realização do projeto.

O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análise e avaliação de uma empresa, proporcionando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros da empresa, integrando o caixa central, as contas correntes em bancos, contas de aplicações, receitas, despesas e as previsões. As decisões relacionadas a compra, venda, investimentos, aportes de capital pelos sócios captação ou pagamento de empréstimos e desinvestimentos, constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e as utilizadoras de recursos. Deve e pode ser utilizada por empresas de qualquer porte dado a sua importância e simplicidade. Entre os Micros e Pequenos Empresários se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com