TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fale Sobre Émille Durkheim

Artigos Científicos: Fale Sobre Émille Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

Emile Durkheim é um dos pais da sociologia, foi um dos primeiros a utilizar métodos científicos para testar suas hipóteses. Ele começou o seu trabalho de uma forma diferenciada, enxergando que o comportamento social era maior do que a soma das suas partes.

Durkheim estuda os níveis de coesão social instaurados por mecanismos de controle que inclui que distorções nestes níveis de coesão causam anomalias individuais, ou seja, indivíduos que não se encaixam nos grupos sociais.

Três das suas ideias são: “Oposição à visão sociológica apresentada pela filosofia”, “Os processos da sociedade vem de fora dos indivíduos e não do seu interior”, “Todo o grupo- bem como sua consciência exerce pressão sobre cada um dos indivíduos”.

. Oposição à visão sociológica apresentada pela filosofia;

Ideia vista através do método indutivo para o entender da sociedade, vai do individuo para o coletivo. O pensamento e natureza expressos por uma pessoa permite o esclarecimento à sociedade. Filósofos acreditam que se uma natureza individual por trás de toda organização social, a busca essencial dos seres humanos seria pela expressão da natureza humana. Segundo o pensador Adam Smith a natureza do homem é egoísta. Segundo ao raciocínio de Durkheim o conhecimento sobre a sociedade e seus fenômenos só pode ser obtido através da observação dos acontecimentos. O restante são apenas instruções, ou crenças, com pouca validade para a formação do conhecimento cientifico.

. O processo da sociedade vem de fora dos indivíduos não de seu interior;

Natureza seria resultado da própria sociedade como um grupo e o coletivo não realiza a natureza humana. Para Durkheim, fenômenos sociais jamais devem ser analisados sob o prisma da psicologia e sim pela observação, pelas interações dos diversos elementos sociais. A vida seria uma espécie de reunião mais ampla que a soma de todas as partes, a sociedade sintetiza todas as individualidades, resultando em fenômenos novos e diferentes de que se passa em cada consciência individual.

. Todo o grupo bem como seria consciência exerce pressão sobre cada um dos indivíduos. Durkheim inverte o sentido apresentado pela filosofia, no qual se postula que a sociedade é uma realização das consciências de cada individuo. Para ele a consciência de cada pessoa é estabelecida via coesão. O homem não interfere na sociedade, mas sim é seu produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com