TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fale sobre os procedimentos de auditoria

Seminário: Fale sobre os procedimentos de auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Seminário  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

Fale sobre os procedimentos de Auditoria.

Procedimentos de auditoria são as principais ferramentas que o auditor utiliza para a realização de seus trabalhos. A auditoria das disponibilidades tem a finalidade de determinar sua existência, que poderá estar na companhia, em bancos ou com terceiros; determinar se é pertencente á companhia; determinar se foram utilizados os princípios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; determinar a existência de restrições de uso ou vinculações em garantia; determinar se está corretamente classificado nas demonstrações financeiras e se as divulgações cabíveis foram expostas por notas explicativas;

Procedimentos de:

Caixa: uma vez que o caixa é considerado um bem que envolve um grande risco e relativamente difícil de ser controlado, os procedimentos de auditoria a eles destinados tendem a ser um pouco mais extensos e mais detalhados que outras áreas.

Bancos: os sistemas de pagamentos evitam que os mesmos sejam consumados sem conferência e aprovações prévias e obedecidos os esquemas de autorizações e assinaturas de cheques.

Contas a receber é utilizada em sentido amplo, uma vez que inclui todos os valores a receber da companhia, que podem ser duplicatas a receber por vendas, adiantamentos concedidos a terceiros ou a empregados, notas promissórias e etc.

Continue falando sobre os procedimentos de Auditoria.

Auditoria dos Estoques tem a finalidade de determinar sua existência, que poderá estar na companhia, em custódia com terceiros ou em trânsito; determinar se pertence á companhia; determinar se foram aplicados os princípios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; determinar a existência de estoques penhorados ou dados em garantia; determinar se está corretamente classificado nas demonstrações financeiras e se as divulgações cabíveis foram expostas por notas explicativas;

Estoques: toda empresa deve estar organizada no sentido de controle e vigilância permanente de seus estoques, bem como quanto á guarda e movimentação.

Inventários: toda empresa deve utilizar-se do processo de inventários permanentes rotativos, visando a diminuir custos e uma paralisação geral das atividades durante o balanço geral.

Auditoria do Realizável a Longo Prazo.

Os objetivos de auditoria e os procedimentos de auditoria relacionados com o realizável a longo prazo são os mesmos que os aplicados ao caixa, contas a receber e estoques, uma vez que as contas classificadas no realizável a longo prazo são da mesma natureza daquelas.

O campo de exame do imobilizado compreende os direitos que tenham por objetivo bens destinados á manutenção das atividades da empresa, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os de propriedade industrial ou comercial.

Auditoria do Imobilizado: o auditor deve analisar as respectivas contas, fazendo verificações sobre os débitos lançados no exercício, recorrendo, posteriormente, ao exame da documentação de suporte dos lançamentos. Verificar se os bens adquiridos são imobilizados somente a partir de sua efetiva instalação e utilização, inclusive para fins de correção e depreciação Continue Falando sobre os procedimentos de Auditoria.

adequadas.

Auditoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com