TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCEDIMENTO E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

Projeto de pesquisa: PROCEDIMENTO E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.737 Palavras (15 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 15

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE ARAGUAÍNA

ESTADO DO TOCANTINS

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TRABALHO DE AUDITORIA

ARAGUAÍNA-TO

2013

AUDITORIA

EDIVALDO CORDEIRO DA CRUZ – RA: 225380

MARKS LAYENE PEREIRA DA COSTA – RA: 225297

WANDERSON DE SOUSA MARINHO – RA: 193074

ILTON BATISTA DE BESSA – RA: 270599

REJANE DIAS DA SILVA– RA: 201095

Trabalho referente à disciplina de auditoria do Curso Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera polo de Araguaína como requisito de obtenção de notas.

Tutor EAD: Rozana Carvalho Pereira

Tutor Presencial: Amaury Maciel dos Santos Aguiar

ARAGUAÍNA-TO

28/09/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO______________________________________________________04

DESENVOLVIMENTO________________________________________________05

AUDITORIA EM SÍ___________________________________________________06

RESPONSABILIDADES DO AUDITOR EXTERNO E DO AUDITADO______09

POSTURA QUE UM AUDITOR DEVE TER______________________________10

PROCESSO E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA – DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL AUDITADA______________________________________________11

PLANEJAMENTO DE AUDITORIA____________________________________12

CARTA DE RESPONSABILIDADE E SOX______________________________13

RELATÓRIO FINAL_________________________________________________16

CONCLUSÃO________________________________________________________17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS____________________________________18

INTRODUÇÃO

O atual trabalho irá expor a auditoria e a forma que ela compreende, no exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações, internas e externas.

Atribuirá que a Auditoria tem como objetivo fornecer um conjunto de conhecimentos necessários à compreensão do auditor que está sujeito a exigências éticas relevantes. Privilegia a interpretação da informação financeira e tem como preocupação permanente a discussão dos conceitos normalizados e teóricos associados ao relato financeiro.

Neste trabalho serão apresentados os conceitos e possibilidades de classificação e avaliação demonstrações contábeis auditadas e planejamento de auditoria com o objetivo de apresentar os principais conceitos e critérios de classificação e avaliação, demonstrando o reconhecimento de resultados decorrentes dessas aplicações contábeis.

Será mostrada também a grande importância da “Carta de Responsabilidade e SOX” que por sua vez é visto a respeito dos principais impactos da Sarbanes Oxley Act e a Lei de Sarbanes-Oxley.

Abordaremos os principais pontos e conceito aos respectivos temas propostos que por sua vez compreende a auditoria em si.

Através de estudos e pesquisas e debates entre o grupo de estudo com relação ao tema abordado que e de grande importância para o nosso aprendizado o qual se refere, descrevemos os principais conceitos fundamentais e exemplos.

DESENVOLVIMENTO

Através de estudos e pesquisa realizados no livro-texto da disciplina de Auditoria e também nos artigos sugeridos, serão apresentadas as respostas das questões proporcionadas a seguir, demonstrações do entendimento de quais são as demonstrações contábeis auditadas e a finalidade de se auditar e a importância da carta de responsabilidade.

O processo de planejamento de auditoria e explicação do que significa este tópico e sua importância no planejamento. Explicita o que é Carta de Responsabilidade e Lei de Sarbanes-Oxley. Principais Impactos da Sarbanes Oxley, a Lei de Sarbanes-Oxley como nova motivação para mapeamento de processos nas organizações, o porquê da criação da Lei Sarbanes-Oxley e seus impactos causados nas empresas de auditoria.

AUDITORIA EM SÍ

É uma análise sistematizada das demonstrações financeiras de uma empresa, preparadas de acordo com os registros contabilísticos da empresa, com o objetivo de expressar uma opinião sobre a posição financeira. E independente das atividades desenvolvidas em determinado setor, com o intuito de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.

Tipos de Auditoria

Auditoria interna: É conduzida por funcionários da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho. Possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa e tem como objetivo avaliar e prestar ajuda a alta administração e desenvolver adequadamente suas atribuições, proporcionando-lhes análises, recomendações e comentários objetivos acerca das atividades examinadas. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informa-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. Na auditoria interna deve abordar os seguintes aspectos:

 O objetivo e a extensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com