TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia Klein

Ensaios: Familia Klein. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. A FAMILIA KLEIN E AS CASAS BAHIA__________________________ 3

2. A FUSÃO DAS CASAS BAHIA E O PÃO DE AÇUCAR______________ 4

3. A VIAVAREJO E SEUS COLABORADORES______________________ 4

4. O SURGIMENTO DA VIAVAREJO______________________________ 5

5. MISSÃO E CULTURA DA VIAVAREJO__________________________ 7

6. VIAVAREJO EM NUMEROS __________________________________8

7. DADOS BIBLIOGRAFICOS ___________________________________9

1 A FAMILIA KLEIN E AS CASAS BAHIA

Samuel Klein nasceu em Lublin, na Polônia, o terceiro de nove irmãos, filho de carpinteiro de família judaica. Aos 19 anos foi preso pelos nazistas e Samuel nunca mais viu seus parentes, conseguiu fugir e foi parar na Alemanha, Samuel fez de tudo para ganhar a vida vendendo produtos para as tropas aliadas. Em cinco anos juntou algum dinheiro e casou-se com uma jovem alemã, de nome Ana.

Em 1951, Samuel ir para a Bolívia, mas ao deparar-se com o país em plena guerra civil, rapidamente mudou o rumo e chegou no ano seguinte ao Brasil, onde, depois de uma rápida passagem pelo Rio de Janeiro, viajou para São Paulo, instalando-se em São Caetano do Sul, na região do ABC paulista. A esposa e o primeiro filho do casal, Michael, então com um ano de idade, o acompanharam. Na bagagem, além da família, trazia o sonho de prosperar em um país onde, principalmente, se podia viver em paz. Com US$ 6 mil no bolso, Samuel comprou uma casa e uma charrete. Com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50, adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas de São Caetano do Sul. Quando alguém dizia que não podia pagar, Samuel logo lhe oferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário. Cinco anos depois, em 1957, já tinha capital suficiente para dar mais um passo em direção ao futuro. Comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística. No endereço de número 567, da Avenida Conde Francisco Matarazzo, Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a negociar com móveis, colchões de algodão, entre outros itens. A clientela não demorou a frequentar a loja para pagar suas prestações e, lógico, adquirir novas mercadorias. Era o início de um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar na potência dos dias de hoje.

.

2 A FUSÃO DAS CASAS BAHIA E O PÃO DE AÇUCAR

Com a fusão das Casas Bahia e o grupo Pão de Açúcar, o novo empreendimento não tinha mais a família Klein, como majoritário, com isso o que era uma empresa com gestão familiar, passou a ser de capital aberto, com diretores e gerentes sem pertencer a essa família e a prestação de contas não ficava apenas dentro do seio familiar e sim dividia também para um conselho administrativo e a milhares de acionistas.

3 A VIAVAREJO E SEUS COLABORADORES

A Casa Bahia, tem como modelo de negocio os parâmetros de uma empresa familiar, que é uma organização empresarial fundada por uma família em que a gestão ainda esteja em poder do fundador ou de seus descendentes, a Casa Bahia sempre foram focadas em gente, em observar o brilho nos olhos de cada colaborador, por ter uma gestão tão humana, várias vezes tomavam-se decisões emocionais que atendiam os anseios dos funcionários naquele momento sem olhar tanto para o longo prazo, ponderava o Sr. Samuel Klein, com o controle saindo e tomando o perfil do Pão de Açúcar os empregados sentiram a divergência na forma de gerenciar dos novos administradores e o receio de perder o emprego devido a possibilidade de descontinuar algumas unidades do grupo.

4 O SURGIMENTO DA VIAVAREJO

Com a fusão entre Pão de Açúcar e Casas Bahia, nasceu a Viavarejo que se tornou a 9º empresa do mundo no setor de varejo, a nova empresa terá mais chances de ditar o preço dos produtos para outras empresas do segmento e principalmente para a indústria, na junção de duas empresas de grande porte que vendem eletrodomésticos, como é o caso de Ponto Frio e Casas Bahia, permitirá adquirir produtos a valores bem mais baixos. A compra e a venda em grande volume fará diferença. Concorrente direto das Casas Bahia, o Magazine Luiza deve ser um dos maiores prejudicados com a negociação. A empresa de Luiza Trajano também mira a classe C emergente, mas possui um Market share de 6%, contra 20% da nova empresa (Casa Bahia + Pão de Açúcar), segundo dados de mercado. Com menor participação, a varejista com sede na cidade de Franca terá menos poder de fogo na negociação com fornecedores.

Outro ganho da Casas Bahia será o crescimento do faturamento. As incertezas geradas pela crise econômica e o medo do desemprego fizeram com que o consumidor ficasse mais arredio na hora fazer compras. O faturamento da empresa fundada por Samuel Klein para este ano deve ficar perto dos R$ 13,9 bilhões conquistados em 2008. "A lógica para essa fusão é: mais vale ser um sócio minoritário rico do que majoritário pobre", e no Pão de Açúcar Os ganhos são muitos. Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), acredita que o Pão de Açúcar deverá aumentar as margens de lucro. Como o valor dos alimentos é muito pequeno, a margem de lucro que o varejo alimentício tem é pequena. Já a venda de bens duráveis como eletroeletrônicos e móveis dá mais retorno, pois os produtos são vendidos a prazo em parcelas que embutem juros elevados. a Viavarejo possui quase 1.000 lojas e presença em mais de 400 municípios em 16 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com