TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia No Brasil

Exames: Farmacologia No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

Farmacologia no Brasil

A farmacologia é uma ciência muito antiga. Durante toda a história da humanidade as plantas foram utilizadas para produzir unguentos e remédios para os mais diversos males. No entanto, a farmacologia surgiu como ciência apenas por volta do século XIX quando métodos científicos começaram a ser empregados nos estudos dos efeitos de substâncias químicas sobre os sistemas biológicos, principalmente, o ser humano.

Antes de ser reconhecida como ciência a farmacologia andou de mãos dadas com o misticismo e as diversas religiões. Existem registros de remédios chineses e egípcios muito antigos que tinham seu uso baseado nas crenças desses povos, mas que hoje tem seu efeito comprovado e ainda são utilizados para curar ou aliviar doenças.

O primeiro grande trabalho de que se tem notícia nesta área é o Tratado sobre a Experiência em Medicina de Zimmermann, publicado em 1774, que se baseava em trabalhos de São Tomás de Aquino, Galileu Galilei e outras mentes importantes da época.

Entretanto, com a revolução trazida pelo método científico a farmacologia, assim como as outras ciências, começou a se desenvolver. A princípio seu estudo se dava pela preparação e uso clínico dos medicamentos, a chamada “área médica” através da qual começou a se desenvolver baseando-se, principalmente na compreensão dos efeitos de substâncias naturais (extraídas de plantas, etc.) até que a química orgânica sintética traria um novo campo de pesquisa, já no início do século XX.

Atualmente a farmacologia é um campo bastante dinâmico, ainda mais com o avanço em estudos como genética e biotecnologia. Suas divisões englobam a: farmacodinâmica, que estuda os mecanismos de ação dos medicamentos; farmacocinética, que estuda o destino dos fármacos nos organismos; farmacologia pré-clínica, a fase de estudos in vitro ou in vivo com cobaias; farmacologia clínica, fase de testes com humanos sadios e doentes para verificar os efeitos do medicamento; farmacognosia, estudo das substâncias ativas de animais, minerais e vegetais; farmacoterapia, terapia com o uso de fármacos/medicamentos; fitoterapia uso de medicamentos derivados de vegetais; farmacotécnica, técnicas de preparo e conservação de medicamentos; farmacoepidemiologia, estudo dos efeitos dos medicamentos numa população; farmacovigilância, detecção de efeitos adversos dos medicamentos, controle da comercialização, qualidade, eficácia, industrialização de medicamentos e outros fatores relacionados.

Diferenças entre remédio, medicamento, fármaco e droga.

Remédio: É o que nos remete a uma interpretação mais ampla do que o simples ato de tratar um paciente através de medicamento. Nele se inclui o emprego de agentes terapêuticos como, massagem, fisioterapia, caminhadas, sorriso, beijo, além de qualquer outro recurso empregado no tratamento, incluindo ai medicamentos.

Medicamentos: É um produto farmacêutico tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática (preventiva), curativa, paliativa, ou para fins de diagnóstico.

Fármaco: Seria principio ativo, é uma substancia orgânica ou inorgânica de composição conhecida.

Droga: A Organização Mundial de saúde, 1996 definiu como qualquer substancia ou produto utilizado com a intenção de ser usado para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos visando beneficio do receptor.

Farmacodinâmica

Conceito

A farmacodinâmica relaciona as concentrações do fármaco com sua atividade antimicrobiana. A suscetibilidade dos microrganismos aos antimicrobianos é representada pela concentração inibitória mínima (CIM) de cada microrganismo para cada antimicrobiano, que corresponde à menor concentração do antimicrobiano capaz de inibir o desenvolvimento visível do microrganismo.

Divisões da Farmacologia

• Farmacologia Geral: estuda os conceitos básicos e comuns a todos os grupos de drogas.

• Farmacologia Especial: estuda as drogas em grupos que apresentam ações farmacológicas semelhantes. Ex.: farmacologia das drogas autonômicas (que atuam no SNC).

• Farmacognosia: diz respeito à origem, métodos de conservação, identificação e análise química dos fármacos de origem vegetal e animal.

• Farmácia: trata da preparação dos medicamentos nas suas diferentes formas farmacêuticas (compridos, cápsulas, supositórios, etc.), da sua conservação e análise

• Farmacodinâmica: trata das ações farmacológicas e dos mecanismos pelos quais os fármacos atuam (em resumo, daquilo que os fármacos fazem ao organismo)

• Farmacocinética: diz respeito aos processos de absorção, distribuição, biotransformação (e interações) e excreção dos fármacos (em resumo, daquilo que o organismo faz aos fármacos)

• Farmacogenética: área em crescimento explosivo, que trata das questões resultantes da influência da constituição genética nas ações, na biotransformação e na excreção dos fármacos e, inversamente, das modificações que os fármacos podem produzir nos genes do organismo que os recebe.

• Cronofarmacologia: estudo dos fármacos em relação ao tempo. Sua aplicação se baseia nos resultados da cronobiologia

• Toxicologia: diz respeito às ações tóxicas não só dos fármacos usados como medicamentos, mas também de agentes químicos que podem ser causadores de intoxicações domésticas, ambientais ou industriais.

Farmacocinética: Absorção, Distribuição e Destino das Drogas.

Farmacocinética: Estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.

Farmacologia Clínica para Dentistas, Lenita Wannmacher e Maria Beatriz C. Ferreira

Os processos farmacocinéticos são determinantes dos passos de uma prescrição medicamentosa, quando, além de dose, devem-se escolher via de administração – definida pelos processos de absorção, distribuição e biodisponibilidade – e intervalos entre as doses, calculados, geralmente, em função do tempo de eliminação de um fármaco.

Concentrações de um fármaco em sítio-alvo e efeitos correspondentes

Concentração no sítio-alvo____________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com