TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Economicos - Administração

Ensaios: Fatores Economicos - Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O presente texto retrata diversos fatores econômicos, a partir de uma análise da empresa Port Carros em atuar na revenda de carros novos e usados. Para isso, a empresa necessita recorrer a diversas ferramentas econômicas relatadas durante todo o texto no intuito de verificar a viabilidade em ingressas neste novo segmento.

Desenvolvimento

Umas das primeiras ferramentas que a empresa Port Carros deverá utilizar é o planejamento financeiro que determina o modo pelo qual se chega ao objetivo ingressar no ramo de venda de carros novos e usados. Com o Planejamento financeiro podemos antecipar possíveis resultados financeiros antes da abertura efetiva da empresa, reduzindo perdas e despesas desnecessárias. Tendo assim uma previsão do investimento para iniciar o nosso negócio de revenda de móveis, podemos também ter uma previsão de vendas; custos fixos e variáveis; folha de pagamento; controle de contas a pagar e a receber; fluxo de caixa projetado; DRE e a análise da viabilidade econômico-financeiro. Desta forma é possível apurar se a XPZ será um negócio viável ou não. Se esta empresa terá uma abertura de mercado favorável para que a mesma possa se manter estável e com a possibilidade de crescimento econômico. Para isso fazemos uso das ferramentas administrativas de controle.

Através do planejamento financeiro geram-se os demonstrativos orçamentários, baseados num estudo de mercado, bem como num estudo da aceitação do produto pelo mesmo, a partir destes dados pode-se ter uma previsão das vendas e assim elaborar uma DRE projetada, que tem como finalidade apurar se o período orçado será lucrativo ou não. Reduzindo os custos temos então o lucro projetado.

Uma outra ferramenta importante no controle orçamentário é o fluxo de caixa projetado, fluxo de caixa é a demonstração das entradas e saídas de caixa da empresa previstas para períodos futuros. Com esta ferramenta podemos assegurar se os recursos monetários serão suficientes para cumprir os compromissos financeiros da empresa, previnindo assim decisões precipitadas quanto a empréstimos ou investimentos.

Para a abertura de um novo negócio utiliza-se também as ferramentas de análise de investimentos, segundo Reinaldo Luiz Lunelli (2012). “A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.

Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como: O projeto vai se pagar?; O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?; Esta é a melhor alternativa de investimentos? O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista e apurada possível. De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são: Payback; Payback descontado; Valor presente líquido – VPL; Taxa interna de retorno – TIR”.

O valor presente líquido leva em conta o valor do dinheiro no tempo, utilizando taxas de desconto, que podem ser uma taxa de juros de mercado ou uma taxa de retorno exigida pelo investidor. Ele serve para verificar se um investimento será viável ou nào para a empresa. A regra diz que se o VPL ≥ 0, significa que o Valor Presente das Entradas de Caixa é, no mínimo, igual ao Valor Presente das Saídas de Caixa, então o investimento é viável. Se VP < 0, significa que o Valor Presente das Entradas de Caixa é menor que o Valor Presente das Saídas de Caixa, portanto o investimento não é viável.

A Taxa Interna de Retorno (TIR), é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente, é a taxa de retorno de um projeto. Auxilia na decisão entre vários investimentos, sendo que o melhor será aquele que tiver a maior Taxa Interna de Retorno.

O payback é mais uma ferramenta para averiguar se um projeto é ou não viável, é um indicador que determina o prazo de recuperação de um investimento. Já no payback descontado reduz-se os pagamentos futuros pelo seu custo de capital.

Como toda empresa visa a obtenção de lucros para aventurar-se em um novo ramo de negócios deve-se também calcular se o mesmo será lucrativo ou não. Para isso trabalhamos com a ferramenta de cálculo do índice de lucratividade líquida. Este índice mede a percentagem de cada unidade monetária de venda que restou, depois da dedução de todas as despesas. A margem líquida é uma medida bastante citada para indicar o sucesso da empresa em termos de lucratividade.

Outra ferramenta de análise de investimento é o custo médio ponderado de capital, segundo definição da WIKIPÉDIA (2012): “O Custo de Capital Médio Ponderado é uma taxa que mede a remuneração requerida sobre o capital investido em uma determinada empresa ou entidade com fins lucrativos. Essa taxa mede também o custo de oportunidade dos investidores ou credores do negócio. Os termos "Médio" e "Ponderado" são utilizados já que nem todos os investidores e credores requerem a mesma taxa de remuneração sobre o capital que investiram e, portanto, deve-se calcular uma média ponderada (pelo capital investido de cada credor ou investidor) das remunerações requeridas (ou custos de capital) por cada um dos credores e investidores”

O tempo é um fator diretamente proporcional ao valor do dinheiro. Assim, podemos afirmar plenamente que quanto maior o período, maiores serão as influências dos agentes externos, ou ainda, as influências em relação ao poder de compra da moeda. Para determinar este valor do dinheiro no tempo usamos de cálculos como valor presente, valor futuro, séries uniformes de pagamento e séries uniformes de desembolso.

Valor Presente é um conceito matemático que indica o valor atual de uma série uniforme de capitais futuros, descontados a uma determinada taxa de juros compostos, por seus respectivos prazo. Já o valor futuro é o valor que se terá no futuro, se aplicarmos um dado capital, a uma dada taxa de juro, por um dado período e segundo um dado regime de capitalização.

Uma renda uniforme é uma seqüência de pagamentos ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com