TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Históricos E O Estudo Da Educação No Paraná

Trabalho Universitário: Fatores Históricos E O Estudo Da Educação No Paraná. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução.................................................................................................................03Desenvolvimento.......................................................................................................04

*Fatores históricos e o estudo da educação no Paraná....................................04 A 05

Conclusão..................................................................................................................06

Referencia.................................................................................................................07

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade apresentar destaca a importância da pedagogia como o espaço específico da universidade para o desenvolvimento de estudos educacionais e de formação profissional de educadores. Para tanto, após considerar a emergência histórico-teórica do conceito de pedagogia, identifica a relação teoria-prática como o problema fundamental do qual derivam as duas grandes correntes pedagógicas que desembocam num dilema e que alimentam o caráter polêmico da pedagogia. Sobre esse pano de fundo é analisado o espaço da educação na universidade brasileira no interior do qual ocupa lugar central o curso de pedagogia.

DESENVOLVIMENTO

Fatores Históricos da Educação e o Estudo Educacional no Paraná

A Pedagogia Histórico-Crítica é um marco na educação brasileira, porém pouco praticada no cotidiano escolar. Este artigo propõe demonstra aos educadores pressupostos dessa Pedagogia,a qual tem seus fundamentos epistemológicos no Método Dialético de Elaboração do Conhecimento e na Teoria Histórico-Cultural.Através da Didática evidenciamos o método dessa pedagogia e sua viabilidade na prática docente . Esse trabalho foi desenvolvido com professores do curso de Formação de Docentes. Propusemos um estudo teórico para chegarmos a uma Prática consciente dentro da perspectiva histórico- crítica. Apresentamos a síntese dos resultados obtidos pela prática docentes desse professores, onde podemos constatar que esta é viável aplicável, devendo ser utilizado com uma prática recorrente pelos educadores comprometidos com o processo ensino - aprendizagem, galgando um ensino de qualidade para Todos.

Quando se fala de Educação, a associação imediata que se faz é com a escola. Mas nem sempre as duas palavras são sinônimas como observa Brandão (1993). Educação tem um significado e ensino, a ação feita na escola, outro. Educação nem sempre é ensino, mas, ensino é sempre Educação. Educação é um processo abrangente de apropriação dos saberes adquiridos pelo homem ao longo da história e, portanto, está condicionada e condiciona um grupo/sociedade historicamente constituídos. A Educação pode ser informal ou formal. Na informal entram as relações familiares e religiosas, por exemplo.

Este conhecimento é difuso, já que a sua apropriação não pressupõe metodologias fixas e rígidas. Já a formal, ou seja, o ensino sistematizado pressupõe inclusive um local específico para sua apropriação, entre outros requisitos. A escola, portanto, é o lócus do ensino como Educação.

Esta conceituação inicial entre Educação e ensino é importante, porque neste artigo a ênfase é sobre as teorias que suportam o trabalho desenvolvido na escola, ou seja, o ensino.

A Educação tem sido utilizada para explicar muitos problemas do Brasil, Por isso, é por muitos, considerada a salvadora da pátria a redentora e a única possibilidade de ascensão e mudança social. Para Saviani (1996), as teorias que propõem a educação como equalizadora das desigualdades sociais são Teorias Não - Criticas. Já as Críticas, mostram que a Educação é um instrumento de discriminação social.

O trabalho de Saviani vem sendo debatido há várias décadas, por seus seguidores ou críticos. As discussões iniciais dessa proposta começaram a ser delineadas no livro Escola e Democracia, quando o autor propõe uma nova teoria crítica da educação. Nessa teoria ele busca respostas à pergunta: “É possível encarar a escola como uma realidade histórica, isto é, suscetível de ser transformada intencionalmente pela ação humana?” (SAVIANI, 2001, p.30).

As áreas de Filosofia, Sociologia e Psicologia entrelaçadas a outras (histórica, política, econômica, científica, entre outras áreas) colaboraram diretamente para a ampliação da compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com