TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fayol

Casos: Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

Eu acredito sim que as teorias de Taylor e Fayol até hoje influenciam as organizações.

Naquela época Taylor defendia o conceito de eliminar os movimentos que apenas desgastavam os funcionários e não eram eficientes. A fadiga humana poderia causar diversos acidentes, doenças e demora na realização de uma determinada tarefa, gerando com isso uma menor qualidade no trabalho realizado, maior rotatividade de funcionários e menor produtividade. Ele também defendia os funcionários eram movidos por recompensas salariais, econômicas e matérias, pois as pessoas trabalhavam porque precisavam.

Muitas empresas nos dias de hoje, se preocupa com o bem estar de seus funcionários, as jornadas de trabalho são reduzidas para garantir que este funcionário descanse para que sua produtividade seja maior no dia seguinte do que o esperado. As empresas colocam a disposição de seus funcionários as ferramentas necessárias para desenvolvimento de sua tarefa, por exemplo: uma pessoa que trabalha no escritório tem ali tudo próximo o computador, o telefone, impressora, banheiro e até o cafezinho. Isso garante que a tarefa seja realizada com qualidade e no prazo determinado.

E até hoje a grande maioria dos funcionários trabalham porque precisam, porque tem uma família para sustentar, então muitas empresas hoje motivam seus funcionários com promoções ao longo do desempenho, em datas comemorativas sorteiam brindes como itens da empresa (como camisetas, relógios, canecas, mochilas, bicicletas, etc), participação nos lucros alcançados em determinado período. Isso faz com as pessoas trabalhem mais e melhor para ter o que a empresa espera: resultados.

As teorias de Fayol também são bastante utilizadas, pois as empresas hoje tem que ter suas funções bem definidas para se destacar no mercado de trabalho. Por exemplo, uma empresa de Bens de Capital se ela não seguir os elementos básicos não tem como se sobressair sobre seus concorrentes. E para isso a empresa tem se planejar estabelecendo seus objetivos, organizar seus recursos, comandar seus subordinados para que as tarefas sejam executadas como deve ser feita, coordenar as atitudes e esforços de toda a empresa almejando as metas alcançadas e controlar para que todas as metas ocorram conforme as regras estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com