TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fayolle, teoria de controle

Tese: Fayolle, teoria de controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  2.376 Palavras (10 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 10

Futuros Administradores

Vol. 1, Nº. 1, Ano 2013

Autor 1

Francisco E. Barbosa e-mail: francisco.felias@yahoo.com.br RA: 6374226039

Autor 2

Pricylla Lucy Mota e-mail :motta.priscylla@gmail.com RA:6703314324

Autor 3

Sandra Regina Z. Belatto e-mail: szotelli@hotmail.com RA:6977456323

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO E SUA UTILIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO DO TERCEIRO MILÊNIO

Francisco Elias Barbosa, Priscylla Lucy da Silva Motta, Sandra Regina Zotelli Bellato.

1-Curso de Administração 2º Semestre (EAD) Unidade Anhanguera Piracicaba SP; 2-Matéria: Teorias da Administração (TGA);

3-Professora: Mônica Satolani;

4- Tutora Presencial: Rosemeire Braz dos Santos;

5-Tutora a Distância: Raquel

RESUMO

Este artigo destina-se a estudar e verificar a utilização dos princípios de Henri Fayol na administração moderna, bem como a importância destes princípios nos dias de hoje baseados em alguns autores. Aborda os conceitos de cada princípio da forma como foram escritos por Fayol apresenta o cenário da gestão empresarial dos recursos materiais e humanos. Bem como o estudo da Teoria Clássica de Administração e suas formas de aplicação.

Palavras-Chave: Fayol, Teoria da Administração, organizações, capital humano, atualidade.

ABSTRACT

This article is destined to study it and to verify the use of the principles of Henri Fayol in the modern administration, as well as the importance of these principles nowadays based in some authors. It approaches the concepts of each principle of the form as they had been written by Fayol presents the scene of the enterprise management of the material and human resources. As well as the study of the Classic Theory of Administration and its forms of application.

KeyWord: Fayol, Theory of the Administration, organizations, human capital, the present time.

1. INTRODUÇÃO

O Referido artigo tem por objetivo o estudo da teoria clássica da administração, a qual foi idealizada por Henry Fayol caracterizada pela ênfase na estrutura organizacional e pela busca da máxima eficiência. Acreditava-se anteriormente a Fayol que os administradores nasciam prontos, que não poderiam ser moldados. Porém Fayol insistia na ideia que buscaremos qual é a aplicabilidade dos princípios de administração era uma habilidade como outra qualquer, a qual poderia ser ensinada, uma vez que se compreendessem seus princípios básicos. Dentro da teoria geral da administração, existe uma divisão chamada teoria clássica da administração formada pela teoria da administração científica (Frederick Taylor), teoria administrativa (Henri Fayol) e teoria da burocracia (Max Weber).

Henri Fayol, engenheiro educado na França, foi o maior teórico da perspectiva clássica, introduziu as funções da administração, aceitas e aplicadas atualmente no mundo todo e escreveu os Princípios Gerais da Administração, que são o tema desta pesquisa.

No assunto em questão, nos deparamos com a origem da abordagem clássica da Administração, que remontam as consequências da Revolução Industrial, e se resume em dois importantes fatos: O crescimento acelerado e desorganizado das empresas, a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações. Buscaremos qual é aplicabilidade dos princípios de Fayol na administração moderna, ou seja, verificar se estes princípios podem ser aplicados atualmente e caso o sejam, em que proporções devem ser utilizadas. Abordagem de suma importância para administradores e acadêmicos da área, tem-se como objetivo verificar se o fayolismo é ou não aplicável.

2. MATERIAL E MÉTODOS

O desenvolvimento da referência atividade de pesquisa destina-se a comparação de diversas biografias, através de conceitos e teorias da administração clássica, exemplos e aplicabilidade. Com base na assertiva é de vital importância a teoria de Fayol, pois se constata ainda na atualidade a sua utilidade, que objetiva a real aplicação da administração clássica.

3. OS PRINCÍPIOS DE FAYOL

3.1 Divisão de Trabalho

A divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço, especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fabrica favorecendo assim a eficiência da produção e aumentando a produtividade.

Este princípio foi altamente difundido e aplicado por Henry Ford na sua linha de montagem, até meados do século passado, quando algumas empresas não respeitaram o limite da especialização provocando consequências indesejáveis como monotonia, fadiga, tensão, absenteísmo e rotatividade. Hoje a maioria dos gerentes não encara a especialização do trabalho nem como absoluta e nem como fonte inesgotável de aumento de produtividade (ROBBINS, 2002. P.172).

3.2 Autoridade e Responsabilidade

A autoridade consiste no direito e mandar e no poder de se fazer obedecer. Não se concebe autoridade sem responsabilidade, isto é, sem a sansão que acompanha o exercício do poder (FAYOL,1990,p.45). De acordo com Fayol, o equilíbrio entre a autoridade e a responsabilidade é condição essencial de uma boa administração. O que deve ser considerado neste princípio é amaneira como o gestor aplica a autoridade a ele concedida.

3.3 Disciplina

A disciplina depende da obediência da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito das normas obedecidas (CHIAVENATO,1990,p.59).

Na metodologia de Fayol os meios para estabelecer e manter a disciplina eficaz são: bons chefes, convenções claras e justas. Antigamente a disciplina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com