TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrativos da teoria de Taylor, Ford, Fayol e Weber

Trabalho acadêmico: Administrativos da teoria de Taylor, Ford, Fayol e Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  1.177 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATPS: Teoria da Administração

1ª ETAPA

JUNDIAÍ-SP

2013

SUMÁRIO:

1--------------------------------------------SIGNIFICADO DA PALAVRA ADMINISTRAÇÃO

2---------------------------------------------ESCOLAS CLASSICAS SUSTENTADAS PELA TÉORIA ADMINISTRATIVAS

3---------------------------------------------SURGIMENTO DA TÉORIA ADMINISTRATIVAS NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Teoria da Administração

Profº: Gilmar

Administração e Ciências Contábeis – 1ªA

COMPONETES:

MARIA MADALENA BARBOSA DA SILVA - RA: 7247600246

PAMELA KARIN CAMPAGNER BUCHER - RA: 7062526725

THAISY CAMPOS BERG MARTIN RA:7297605085

QUELE DARLEN RA: 7629726275

VANESSA OLIVEIRA RA: 7207594201

TAIANE CASTRO RA:

JESSICA OLIVEIRA RA: 7091582412

Introdução

O trabalho de teoria geral da administração vem com propósito, de mostrar suas raízes, escolas e pensamentos de diferentes autores no decorrer da história, mostrando o impacto que teve durante a revolução industrial e avanços tecnológicos, definido que a administração é um processo fundamental e muito importante para as organizações.

Parte 1-

• Significado da palavra administração e suas variáveis.

• Escolas de administração sustentadas pelas teorias.

• Revolução industrial.

Parte 2-

• Vídeo do Rafinha

Parte 3-

• Conclusão

Administração

Parte 1-

Segundo as pesquisas realizadas pelo o grupo, a palavra administração significa agir, administrar, planejar, executar, liderar; controlar, ou seja, é um processo de tomada de decisões sobre objetivos e utilizações de recursos.

Hoje a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar os objetivos de maneira mais adequada. De acordo com Idalberto Chiavenato, a palavra Administração é oriunda do Latim onde ad denota direção/tendência para, e minister significa subordinação/obediência. Ainda com referência ao autor através de sua visão pós-moderna, administrar significa “criar condições ideias de solidariedade para que as pessoas possam se ajudar mutuamente e gerar valor e riqueza de modo eficiente e eficaz”.

A teoria geral da administração começou com o que chamamos de “ênfase nas tarefas” (atividades executadas pelos operários em uma fábrica) com a administração específica de Taylor. Cada uma das teorias administrativas buscou privilegiar uma das seis variáveis: (tarefas, estruturas, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade) que provocou ao seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo para no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa enfatiza uma ou mais dessas seis variáveis. As seis variáveis, até hoje constituem os principais componentes no estudo da administração de empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes. Na realidade a adequação destas seis variáveis constitui o principal desafio da administração.

Escolas Clássicas

Algumas das escolas clássicas sustentadas pelas teorias administrativas foram: Taylor, Ford, Fayol e Weber.

Taylor e Ford- movimento da administração científica e linha de montagem ênfase na eficiência. Trazendo também a padronização com métodos e processos que foi impulsionado pela expansão da Revolução Industrial que criou uma nova realidade para as organizações.

Fayol – Criou o movimento chamado papel dos gerentes e processo de administração e suas funções, segundo essa definição e o processo de tomar decisões agrupadas em quatro categorias, chamada de funções cada uma delas são processo em si. Segundo Fayol a administração é uma função distintas das demais funções das empresas, como finanças, produção e distribuição é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos e exigem algum grau de planejamento ,organização, comado, coordenação e controle.

Weber- Ele criou a teoria das organizações onde baseia- se em leis segundo ele a sociedade moderna depende de muitos produtos e serviços essenciais para uma simples sobrevivência que é fornecida pelas organizações. As organizações formais apresentam três características principais:

Formalidade-são as organizações constituídas em base de normas e regulamento chamados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com