TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas De Gestão: Balanced Scorecard (BSC)

Trabalho Escolar: Ferramentas De Gestão: Balanced Scorecard (BSC). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC)

O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações de missão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas.

Partindo da ideia de que os indicadores contábeis e financeiros são incapazes de orientar os negócios de modo sistêmico, o Instituto Norton desenvolveu, em 1990, um estudo para identificar quais outros indicadores poderiam representar as contribuições dos ativos intangíveis nas estratégias organizacionais. Surgiu, então, o conceito de BSC, definido como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.

Conceitos Fundamentais

Balanced Scorecard (BSC)

É uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.

Processo BSC

Para as empresas colocarem em prática o BSC, são necessários quatro passos: (i) esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa; (ii) comunicar e criar vinculações; (iii) planejar e estabelecer metas; e (iv) aprender e receber feedback estratégico. Então, observe que a ferramenta também pode ser usada para promover a comunicação estratégica visando ao envolvimento amplo das pessoas da empresa.

Perspectiva financeira

Conjunto de indicadores financeiros que levam em conta os objetivos estratégicos econômicos.

Perspectiva dos clientes

Indicadores que permitem, dentro da empresa, identificação, avaliação e comunicação das propostas de valor em relação aos segmentos de clientes e mercados.

Perspectiva dos processos internos

Indicadores que estão direcionados para a elevação dos níveis internos de qualidade na busca pela excelência.

Perspectiva do aprendizado e crescimento

Conjunto de indicadores que visa a dar suporte à estrutura do BSCe motivar os funcionários a participar das decisões da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com