TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRAMENTA DE GESTÃO: BALANCED SCORECARD ( BSC ) E SEIS SIGMAS

Exames: FERRAMENTA DE GESTÃO: BALANCED SCORECARD ( BSC ) E SEIS SIGMAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

No texto a seguir irei relatar sobre os seis sigmas, que é um programa que.

Vem sendo muito usado nas empresas para redução de custos e melhoria da

Lucratividade.

Seis sigmas

Mas, afinal, o que é Seis Sigmas? Podemos dizer que, acima de tudo, é um processo de negócio que permite às organizações incrementar seus lucros através da otimização de operações, melhoria da qualidade e eliminação de efeitos, falhas e erros. Os Seis Sigmas é, a mais poderosa ferramenta de gestão já idealizada, que visa aumentar a participação de mercado, reduzir custos e melhorar a lucratividade (no chamado bottom line) de empresas de qualquer tamanho e setor de atividade. Existem razões muito concretas que têm levado inúmeras empresas em todo o mundo a implementar o seis sigma

Modelo DMAIC;

No coração da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais. O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar).

Caso de sucesso:

GE – Reduz número de fornecedores de serviços de transportes

A GE desenvolve projeto para reduzir o número de transportadoras que prestam serviço às suas 14 unidades de negócios na América Latina. A meta, além de melhorar a qualidade do serviço, é economizar algo em torno de US$ 400 mil, de acordo com Fátima Souza, que coordena o processo na companhia. O projeto obedece à metodologia Seis Sigmas, um programa de qualidade implantado a partir de 1995 pela GE em suas unidades de negócio em todo o mundo. A metodologia permite avaliar estatisticamente os defeitos e problemas de produtos e serviços. A certificação Seis Sigma só é obtida quando a incidência de erros é próxima de zero ou o índice de acertos fica em 99,9997%, algo como 3,4 defeitos por um milhão de oportunidades. Se os defeitos se repetirem 6.210 vezes por milhão, por exemplo, o Sigma será 4. “Os Seis Sigma, por exemplo, correspondem à possibilidade de faltar energia elétrica uma vez a cada hora em 34 anos”, comparou.

No caso do projeto de racionalização da distribuição de produtos da empresa, foi fixada uma meta de redução de 80% do número de transportadoras responsáveis por duas modalidades de distribuição: cargas consolidadas e caminhões destinados.

O BCS;

É uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com