TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas E Controle Integrando Processo

Trabalho Escolar: Ferramentas E Controle Integrando Processo. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 9

Capitulo 07- As Ferramentas de Planejamento e Controle

Integrando o Processo

Planejar é essencialmente um processo sistemático que envolve a integração de uma variedade de atividades, recursos e intervalos de tempo.

O planejamento informal começa nos estágios iniciais de desenvolvimento do conceito e estende-se em base mais sistemática e progressivamente acurada até a conclusão.

O plano é a base da ação, do controle e o ponto de partida para a ação paliativa quando a circunstâncias assim exigirem e, por isso, é importante empregar sistemas de fácil utilização pelo usuário que prontamente se prestem a esses três propósitos.Muitas facilitam o planejamento, o controle subseqüente e a comunicação. Técnicas simples são ajuda valiosa para estabelecer:

• lógica;

• duração da atividade;

• sucessão dos eventos;

• coordenação do esforço;

Essas ferramentas incluem:

1.tabelas de precedência;

2.cáculos de duração;

3.diagramas e fluxogramas dos processos:

4.diagramas de setas

5.diagramas de caminho crítico(diagramas PERT)

6.diagramas de precedência

7.gráficos de gantt e outras formas de diagramas de “barra”;

Tabelas de Precedência

Os eventos e atividades necessárias para completar um projeto tornam-se óbvio que alguns dependem e não podem começar antes da conclusão de outros. Dessa forma, o plano de qualquer atividade do projeto será baseado não só em como as coisas serão feitas, mas quando elas poderão ser feitas; ou seja, a ordem na qual elas devem ocorrer. Mesmo quando uma lista-mestre tenha sido elaborada com base em dados históricos e com assessoria especializada.

Estimando a Duração de Uma Atividade

Esse aspecto da lógica de programas depende muito de um bom discernimento.

Pode-se empregar um modelo matemático simples para calcular a duração provável de um atividade.

Três estimativas de tempo são necessárias para calcular a duração de uma atividade:

To=a duração mais curta ou mais otimista

Tm=a duração mais provável

Tp=a duração mais longa ou mais pessimista

Fluxogramas de Processos

Uma das ferramentas de planejamento mais comumente utilizadas é o fluxograma de processos.

Diagramas de Setas

Um diagrama de setas é constituído por atividades e eventos. Os eventos normalmente são identificados pela alocação de um número associado a uma lista de eventos e atividades. Os símbolos nesses diagramas são conhecidos como “nós”.

O Diagrama do Caminho Crítico (PERT)

Sendo um desdobramento do diagrama de setas simples, os diagramas baseados nos métodos do caminho crítico (COM) ou das técnicas de avaliação e revisão de programas (PERT) incluem informações não só sobre a duração de cada atividade. Essas informações são muito valiosas, não só como lembrete pra fins de definição do melhor momento de iniciar ou encerrar uma atividade para que o plano possa ser concluído no tempo alocado.

Estabelecendo as datas mais cedo e mais tarde de inicio para cada atividade

Tendo concluído o diagrama e verificado o intervalo de tempo necessário para completar cada atividade, trata-se somente de definir a data mais cedo na qual cada uma poderá ser iniciada (EET).

As atividades críticas e o caminho crítico

O caminho crítico é a rota de maior ao longo da rede. Costuma-se enfatizá-lo no diagrama mediante o seu traçado em vermelho ou com linhas grossas.

Folga (atividades não-críticas)

Atividades não-críticas, isto é, aquelas com diferentes EETs e LETs fora do caminho crítico, podem, em períodos de dificuldades, ter sua duração alongada ou movidas dentro dos limites de seus eventos de inicio e fim. A folga pode ser calculada para uma atividade isolada ou, no caso da folga cumulativa, para uma seqüencia de atividades.

O uso da folga

A folga é uma consideração importante no planejamento.

• Ela permite ao planejador nivelar ou “uniformizar” as necessidades de recursos.

• Ela permite ao planejador perceber até que ponto o aprovisionamento de cursos pode ser adiado para minimizar custos e uniformizar o fluxo de caixa.

Compressão

Compressão é o processo de reduzir o caminho crítico, normalmente por meio do aumento dos recursos financeiros e de mão-de-obra ou maquinário, ou seja, a busca de equilíbrio entre custo e tempo.

Diagramas de precedência

Os diagramas de precedência são outra forma de fluxograma de processo. Pode ser utilizado um diagrama de precedência para mostrar o caminho crítico.

Gráficos de Gantt

Os gráficos de Gantt constituem um auxilio valioso, não apenas para planejamento e a comunicação, mas também, pra o controle do andamento, já que são de fácil compreensão, mostrando não só a seqüência de atividades, mas quando cada uma está programada para ocorrer.

O diagrama de múltiplas atividades

O diagrama de múltiplas atividades é utilizado para ajudar a otimizar o uso de recursos como pessoal e equipamento.

Árvores de decisão

A árvore de decisão fornece um método simples de sistematizar uma classe de fatos, probabilidades e oportunidades combinados, cujos efeitos poderiam ser, de outro modo, difíceis de manipular e comparar.

O apoio do computador no planejamento e controle

Muitas técnicas de planejamento e controle podem ser efetiva e rapidamente desenvolvidas com ajuda do sftwore de planejamento de projetos, que pode custa muito barato ou até $10,000.

Escolhendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com