TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação dos conceitos de controle estatisticode processo

Relatório de pesquisa: Aplicação dos conceitos de controle estatisticode processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.425 Palavras (14 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

ESTATÍSTICA

INDICE

PAGINA

INTRODUÇÃO 03

1- APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE

ESTATISTICODE PROCESSO 04

2- CONCEITO E APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA 06

3- O USO DA ESTATÍSTICA NAS EMPRESAS 07

4- RESUMO TEÓRICO 08

5- RELATÓRIO DE PESAGEM 09

6- TABELA DE PASAGEM 10

7- RELATÓRIO DE FREQUENCIAS 11

07.01 – Moda 11

07.02 – Mediana 11

07.03 – Média 12

07.04 – Variância e Desvio Padrão 12

8- GRAFICO DA PESAGEM 15

9- AMOSTRAGE 16

10- AMOSTRAGEN PROBABILÍSTICA 17

11- AMOSTRAGEN NÃO PROBABILÍSTICA 17

12- RELATÓRIO DE ANALISE DA PESAGEM DO CAFÉ 17

CONCLUSÃO 19

BIBLIOGRAFIA 20

Pag.02

INTRODUÇÃO

Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir,analisar e apresentar dados.Trata-se de parâmetrosextraídos da população, tais como media ou desvio padrão.

A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informações dados, os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim é o objetivo da Estatística extrair informaçõesdos dados coletados a fim de obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodosestatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informações relevantes e persistentes ao problema em estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm.

Quando de posse dos dados, procura-se agrupa-los e reduzi-los, sob forma de amostras, deixando de lado aleatoriedade presente.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico, é estimar uma quantidade ou de testar uma hipótese, utilizando-se de técnicasestatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população , baseado –se numa pequena amostra , dando-nos ainda uma medida de erro cometido e assim a correção ser mais eficaz se necessário.

A estatística é frequentemente usada pelos administradores, para comparar grupos de variáveis relacionados como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produtos e etc...

Pag.03

01 - APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSO.

Aplicação dos conceitos de controle estatístico de processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense, mostra que para que tenhamos sempre um melhor monitoramento de nossa produção é preciso realizar testes de qualidade nos produtos produzidos que consiste na retirada de um dos produtos e submete-lo a teste de resistência para que possamos melhor avaliar. Para isso a criação de uma planilha torna-se crucial para o monitoramento, para que os resultados apresentados possam ser mensurados e assim realizar estimativas de média e do desvio padrão dos resultados dos produtos ao longo de um determinado prazo.

Os gráficos devem ser de fácil leitura e sem muita complexidade, para assim melhor indicar em que fase o projeto está acontecendo falhas ou se segue conforme as normas de produção.

O texto faz alusão aos gráficos criados no inicio do século (1924), por Walter A. Shewhart e relata que esses gráficos não atendem as necessidades de hoje, pois mediam de forma paralela, tornando-se ineficazes para detectar pequenas alterações na média do processo.

Com o passar dos anos as medidas de lotes foi tornando-se arcaica e foi deixando-se de lado essa forma de medida e passou-se a monitorar o “individual” (peça e peça, produto a produto), hoje a evolução levou ao monitoramento de unidades, ou seja 100%, do que se é produzido.

Com a criação de novos gráficos, foi desenvolvido o teste de análise de variância (ANOVA), que se baseia em verificar a média do processo que pudesse apresentar modificações no período de 185 dias em foram feitas as coletais amostrais.

Pag.04

Gráfico CUSUM

Apesar dos gráficos iniciais e outros propostos por PAGE (1954), EVAN (1963), PAGE (1961), WOODALL e ADAMS (1993), O gráfico CUSUM incorpora diretamente toda a informação nas sequencias de valores da amostra de um valor alvo, como por exemplo, a medida do processo. Além disso, o CUSUM combina informação de varias amostras, tornando-o mais eficaz do que os gráficos de Shewhart para detectar pequenas mudanças na média do processo.

Forma geral de CUSUM é dada pela expressão:

Gráfico de Média Móvel Exponencialmente Ponderada (EWMA)

Muito parecido com os gráficos da soma cumulativa, o gráfico de média móvel exponencialmente ponderada, é uma forma alternativa ao gráfico de Shewhart. A principal diferença entre estes dois gráficos, é que no EWMA os dados não se afastam gradual e indefinidamente da linha média como no caso do CUSUM, e sim, apenas até atingir a nova média, passando então a oscilar aleatoriamente em torno da mesma.

Analise dos índices de capacidade do processo

O texto mostra que apesar de terem modos de guardar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com