TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Livro: O Que é Sociologia - CAP 1

Ensaios: Fichamento Do Livro: O Que é Sociologia - CAP 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  1.290 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1: O Surgimento

O trabalho do autor baseia-se no surgimento da sociologia através de acontecimentos que ocorrem ao longo da história, iniciando-se no final da sociedade feudal e no começo da civilização capitalista.

A revolução industrial resultou na instalação da sociedade capitalista, que se instala até os dias de hoje, mas estabeleceram algumas relações com a formação da sociologia.

Com a industrialização as pessoas passaram a sair do campo e migrar para as cidades, havendo assim um grande aumento populacional. Isso trouxe consequências graves para a Inglaterra como o aumento da prostituição, alcoolismo, criminalidade, violência, surtos de epidemia de tifo e cólera. Que aniquilaram parte da população.

Com os trabalhadores da indústria, ocorreu o surgimento de uma classe importante relacionada a revolução industrial, o proletariado, que tendia ao socialismo e promoveu manifestações, e criticava o capitalismo, através dos meios de comunicação.

Assim a sociologia retirou parte de seus temas de análise e de reflexão da sociedade capitalista.

Embora não somente a revolução industrial contribuiu para o surgimento da sociologia, modificações no pensamento moderno e na economia provocaram modificações na forma de conhecer a natureza e a cultura.

Essas modificações fizeram o pensamento renunciar a visão sobrenatural e substituí-la por uma racional para explicar os fatos, através da observação e da experimentação houve uma acumulação de fatos que permitiu aos homens dessa época um conhecimento da natureza que lhes abria possibilidade de controlar e dominar.

Nessa época, surgiu a disposição de tratar a sociedade a partir do estudo de seus grupos e não dos indivíduos isolados, e a importância da observação para a obtenção do conhecimento.

Os iluministas eram contrários, pois combinando o uso da razão e da observação, qualquer vínculo que o homem possuísse com instituições ou tradições, pois acreditavam, que já que o homem é individuo dotado de razão, tinha uma necessidade natural de liberdade.

A revolução não tinha um ano de existência, mas liquidou a estrutura feudal e o Estado monárquico, seu objetivo além de mudar a estrutura do Estado, era abolir a antiga forma de sociedade. Depois muitos anos alguns pensadores da época usavam expressões como "anarquia", "perturbação", "crise", "desordem", para mencionar a situação atual provocada pela revolução, porém a tarefa desses pensadores era restabelecer a "ordem e a paz", para encontrar equilíbrio na nova sociedade

No início do século XIX, a França ia se tornando uma sociedade industrial, com a introdução das maquinas no setor têxtil. Nessa época, devido às condições precárias dos trabalhadores, eles destroem máquinas em manifestações de revolta.

Já a jovem ciência assumia como tarefa intelectual, repensar o problema da ordem social, enfatizando a importância de instituições como a autoridade, a família, destacando a sua importância para o estudo da sociedade, tentando instaurar um estado de equilíbrio numa sociedade tomada pelos conflitos de classe, esta sociologia inicial revestiu-se de um indisfarçável conteúdo estabilizador, ligando-se aos movimentos de reforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com