TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade do motor de combustão interna

Projeto de pesquisa: Finalidade do motor de combustão interna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.413 Palavras (38 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 38

Passo 1 ( Equipe )

Pesquisar como funciona o sistema de um motor de combustão interna, qual é o tipo de substância utilizada como líquido de arrefecimento e quais as suas propriedades.

1— Noções preliminares

Motor Máquina destinada a converter qualquer forma de energia (térmica, elétrica, hidráulica, etc.) em ener- gia mecânica. No caso dos motores de combustão interna, há transformação de energia térmica (quei- ma de combustível) em energia mecânica.

Objetivo do motor de combustão interna

Os motores de combustão interna tem por objetivo transformar energia térmica em energia mecânica, diretamente utilizável. Após a mistura combustível/ar ser comprimida na câmara de combustão de cada cilindro, inicia-se uma queima, a qual libera uma força contra a cabeça do pistão, forçando este a deslocar-se na direção do virabrequim (eixo de manivelas). A biela, elemento de ligação entre o pistão e o virabrequim, transmite a força atuante na cabeça do mesmo (resultante da expansão dos gases) ao colo do virabrequim (moente), fazendo com que este gire. Converte assim o movimento retilíneo alternado do pistão em movimento rotativo do virabrequim.Entende-se por combustão a inflamação rápida da combinação do oxigênio com qualquer material combustível.

Motor Ciclo Otto a gasolina

É o motor de combustão interna no qual a mistura (gasolina/ar) se inflama através de uma centelha elétrica, ocasionando a queima da mistura e a expansão dos gases.

Motor Ciclo Otto a álcool

É o motor de combustão interna no qual a mistura (álcool/ar) se inflama através de uma centelha elétrica, ocasionando a queima da mistura e a expansão dos gases.

Motor Ciclo Diesel

Neste tipo de motor de combustão interna, somente o ar é comprimido, sendo o combustível injetado no interior do cilindro, quando a compressão do ar está próxima do seu ponto máximo.

A elevação de temperatura e pressão no interior do cilindro inflama o óleo diesel na câmara de combustão.

Normas técnicas

Normas são padrões que regem as informações técnicas sobre máquinas e motores em geral tais como: nomenclatura, potência, torque, etc.

Não existe ainda uma única norma técnica internacional, pois são várias as associações técnicas, cada uma delas possuindo suas próprias normas. Assim sendo, descreveremos abaixo as principais:

Norma ISO

Organização Internacional de Normalização. É a norma internacional geralmente usada no comér- cio entre países ou tomada por alguns países como texto base para a elaboração de sua norma nacional correspondente. Ela estabelece as características e o desempenho das peças e dos motores.

Norma INMETRO — ABNT

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial — Associação Brasileira de Normas Técnicas.

É a norma brasileira publicada pelo INMETRO, discutida e elaborada pela ABNT — o fórum nacional de normalização que determina como de- verão ser expressos os dados relativos ao desempenho dos motores. O motor deve ser ensaiado com todos seus equipamentos, conforme instalado no veículo, o que não impede que sejam apresentados dados referentes ao motor sem tais equipamentos.

Norma SAE

Society of Automotive Engineers Norma inglesa e norte-americana que determina que seja o motor testado despido de seus equipa- mentos (bomba d’água, dínamo, ventilador, etc.). Deverá porém estar regulado de maneira que a potência máxima seja obtida.

Norma DIN

Deutsche Industrie Normen Norma alemã que determina o teste dos motores de forma a obterem-se resultados idênticos àqueles obtidos quando instalados em seus veículos, isto é, completamente equipados.

Definições

Potência

Medida do trabalho realizado em uma unidade de tempo.

Dada pela expressão:

P = força × deslocamento

A potência de um motor é expressa normalmente nas seguintes unidades:

kW — Quilowatt

É a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades. Por definição: um kW é a potência desenvolvida quando se realiza, contínua e uniformemente, um trabalho decorrente da aplicação de uma força necessária para elevar um peso de 100 quilos a uma distância de um metro em um segundo

HP — Horse Power

É a unidade de medida de potência da norma SAE. Por definição: um HP é a potência desenvolvida quando se realiza, contínua e uniformemente, um trabalho decorrente da aplicação de uma força necessária para elevar um peso de 33.000 libras (± 14.970 kg) a um pé (± 0,3 m) de altura em um minuto

CV — Cavalo-vapor

É a unidade de medida da norma DIN, para expressar a potência do motor. Por definição: um CV (ps) é a potência desenvolvida quando se realiza, contínua e uniformemente, um trabalho decorrente da aplicação de uma força necessária para ele- var um peso de 75 kg a um metro de altura em um segundo

BHP — Brake Horse Power

É a potência útil ao freio. Representa a potência aproveitável medida no volante do motor, em um dinamômetro

Momento de uma força (torque)

Podemos definir momento de uma força em relação a um ponto, como sendo o produto desta força pela distância perpendicular do ponto à direção da força.

O momento de uma força é expresso normalmente nas seguintes unidades:

Newton Metro (Nm) Por definição, é o produto de uma força de 1 N, atuando perpendicularmente num braço de alavanca de comprimento igual a um metro.

Quilogrâmetro (kgf.m)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.3 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com