TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financas 9669

Monografias: Financas 9669. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Financas

Financas

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: Paulo 22 dezembro 2011

Palavras: 4261 | Páginas: 18

...

strador financeiro, em uma empresa madura?

O tesoureiro normalmente é responsável pela gestão de atividades financeiras, tais como planejamento financeiros e captação de fundos, tomada de decisões de investimento, gestão de caixa, gestão de atividades de credito, gestão do fundo de pensão e administração da área de cambio.

1.8. Qual é o principio básico da administração financeira.

O principio econômico fundamental da área financeira é a análise marginal, ou seja, o principio de uma decisão financeira deve ser tomada somente quando os benefícios adicionais separarem os custos adicionais. Praticamente todas as decisões financeiras reduzem-se a uma comparação de benefícios marginais e custos marginais.

1.9. Quais são as principais diferenças entre contabilidade e finanças no que se refere a fluxos de caixa e tomadas de decisões.

A função primordial do contador é produzir é produzir e divulgar dados para a mensuração do desempenho da empresa, avaliando sua posição financeira, e para o pagamento de impostos. O contador prepara as demonstrações financeiras que reconhecem receita no momento da venda (quer tenha recebido pagamento ou não) e reconhecem despesas quando são sinalizadas.

O administrador financeiro, por outro lado, dá mais ênfase aos fluxos de caixa, na entrada e saída de caixa. Ele mantem a solvência da empresa planejando os fluxos de caixa necessários para que ela cumpra suas obrigações e adquira os ativos necessários para alcançar seus objetivos. O administrador financeiro usa o regime de caixa para reconhecer as receitas e despesas somente no que diz respeito às entradas e saídas efetivas. Independentemente de lucro ou prejuízo, uma empresa precisa ter um fluxo de caixa para saldar suas obrigações.

1.10. Quais são as duas principais atividades básicas do administrador financeiro relacionados ao balanço da empresa?

Além de seu envolvimento permanente com atividades de análise e planejamento financeiros o administrador financeiro preocupa-se com a tomada de decisões de investimento e financiamento. As decisões de investimento determinam tanto a composição quanto os tipos de ativos da empresa. As decisões de financiamento determinam tanto a composição quanto os tipos de recursos financeiros usados pela empresa.

1.11. Quais são os três motivos básicos para a maximização de lucro ser compatível com a maximização da riqueza?

A riqueza dos proprietários, numa sociedade por ações, é medida pelo preço da ação, que por sua vez se baseia na distribuição dos resultados (fluxo de caixa) no tempo, em sua magnitude e em seu risco. Como o preço da ação representa a riqueza dos proprietários da empresa, a maximização do preço maximizará a riqueza dos proprietários.

1.12. O que é risco? Por que tanto o risco como o retorno devem ser considerados pelo administrador financeiro que está avaliando uma alternativa de decisão?

A possibilidade de que os resultados efetivos sejam diferente dos esperados. Se a empresa é obrigada a pagar algum tipo de indenização, o valor das suas ações certamente cairá gerando menos receita para a empresa. Por isso, o administrador financeiro deve avaliar as duas.

1.13. Qual é o objetivo da empresa e, portanto, de todos os seus administradores e funcionários?

O objetivo da empresa é maximizar as riquezas e em contrapartida, gerar planos de incentivos para motivar seus funcionários, segurança no emprego e benefícios indiretos tornam-se objetivos em comum.

2.5. Qual é a diferença entre as análises de índices em corte transversal e de séries temporais? O que é benchmarking?

Análise em Corte Transversal envolve a comparação de índices financeiros de diferentes empresas na mesma data e a Análise de Séries Temporais avalia o desempenho com o passar do tempo

Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

2.7. Por que é preferível comparar índices calculados com demonstrações financeiras referentes às mesmas datas ou épocas do ano?

Porque os efeitos da sazonalidade poderão levar a conclusão e decisões erradas, como por exemplo, a comparação do giro de estoque de uma empresa fabricante de brinquedos no final de dezembro pode ser muito enganosa. Sem dúvida, o impacto sazonal do período de vendas das festas de final de ano distoceria qualquer comparação da gestão de estoques da empresa.

2.9. Para avaliar o prazo médio de recebimento e o prazo médio de pagamento de uma empresa, que informações adicionais são necessárias? Por quê?

2.11. Que índice mede o grau de endividamento da empresa? Que índices avaliam a capacidade de serviço de dívidas da empresa?

Índice de Endividamento Geral: Mede a proporção dos ativos totais financiadas pelos credores da empresa, quanto mais alto o valor desse índice, maior o volume relativo de capital de outros investidores usado para gerar lucros na empresa.

Índices que avaliam a capacidade de serviços de dívidas da empresa:

Índice de Cobertura de Juros: Mede a capacidade de efetuar pagamentos de juros previstos em contrato, quanto mais alto o valor desse índice, maior a capacidade de pagamento de juros da empresa.

Índice de Cobertura de Pagamentos Fixos: Mede a capacidade da empresa de saldar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com