TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresariais

Trabalho Universitário: Finanças Empresariais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  4.890 Palavras (20 Páginas)  •  2.938 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

REFERÊNCIAS 20

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é desenvolver uma pesquisa com o fim de aprofundar os conhecimentos acerca das ferramentas financeiras e dos tributos inerentes à organização, buscando aprimorar o conhecimento apreendido nas disciplinas e as teorias estudadas com a prática em finanças empresariais.

Os resultados possibilitarão refletir sobre os temas estudados, sendo de grande importância para as atividades acadêmicas, pessoais e profissionais, aprofundando os conhecimentos relacionados à profissão do administrador, seja nos aspectos teóricos, seja nas questões práticas sobre o contexto empresarial.

Segundo Maximiano (2004, p. 32):

O sucesso e o fracasso das organizações estão diretamente relacionados à eficiência e eficácia da administração. A eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficiente é a organização. Em muitos casos, isso significa usar menor quantidade de recurso para produzir mais. A eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais e organização é eficaz.

A empresa XPZ, que serviu de contexto para a elaboração da produção textual, está analisando a possibilidade de operar em um novo segmento de negócio: “revenda de móveis”, entretanto, algumas decisões precisão ser tomada antes de iniciar ou não neste novo segmento.

A empresa está enquadrada pelo fisco no Lucro Real, após realizar algumas pesquisas, a empresa conseguiu verificar a existência de um mercado potencial muito atrativo e, para atuar neste novo mercado, precisará de altos investimentos, cujos recursos a empresa não possui. Para tanto, poderá recorrer a empréstimos, leasing e financiamentos. Desta forma, necessitará fazer análise de custo do capital, e para isto irá utilizar de conceitos financeiros e matemática financeira.

As empresas, ao planejarem o futuro, para Horngren, Datar e Foster (2004, p. 165), “os gerentes aprendem a antecipar problemas em potencial e como evitá-los. Em vez de enfrentarem problemas futuros, os gerentes podem direcionar suas energias na exploração de oportunidades”.

2 DESENVOLVIMENTO

Muitas são as habilidades necessárias para atuar em uma atividade empresarial, principalmente no contexto atual, dinâmico e desafiador. Para tanto, é necessário que o empresário seja capaz de compreender o porquê da existência e da importância do planejamento financeiro, afinal o planejamento financeiro deve estar diretamente ligado à estratégia da empresa a fim de executá-la.

Segundo Chiavenato (2003, p.20):

A administração na sociedade moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organização, na qual a competência e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a Administração avulta como o fator chave para a melhoria da qualidade de vida e para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje.

O planejamento financeiro é uma atividade que requer centenas de dados coletados e digitados por meio de informações coletadas dentro e fora da organização. O planejamento financeiro pode ser descrito como ato de planejamento, preparação, planificação, ou até um conjunto de ações. Mas em finanças esses conceitos são levados para um sentido mais amplo, levados para um plano empresarial.

Um planejamento financeiro eficiente aparece quando os diferentes projetos de investimentos são expostos, bem como seus pontos positivos e negativos e de quando o conjunto de ações para captação de recursos disponíveis no mercado é demonstrado. Esse planejamento financeiro abre a visão da empresa para um contexto amplo, com diferentes ângulos, permitindo dessa forma a melhor tomada de decisão quanto a tipo e momento de captação de recursos.

Para que tudo aconteça de forma correta, planejamento e controle devem andar lado a lado. O planejamento é necessário para fixação de metas e padrões, já o controle torna possível a comparação de informações e a realização do feedback, para que as informações sejam novamente alimentadas e as metas alteradas, se necessário.

A demonstração do resultado do exercício projetado tem como finalidade principal apurar se o período orçado vai ser lucrativo ou não. Da junção da previsão de vendas e a soma dos custos fixos e variáveis orçados é possível a elaboração do Demonstrativo de Resultado de Exercício projetado.

A DRE é elaborada por meio do regime de competência e tem como finalidade apurar o resultado de cada período orçado. Desta forma, deve-se apurar a real receita e deduzir todos os custos para chegar ao lucro projetado.

O fluxo de caixa projetado tem como objetivo, assegurar recursos monetários suficientes para atender às operações da empresa estabelecidas nas outras peças orçamentárias. Pode ajudar a empresa a equilibrar o caixa, identificando deficiências de recursos monetários com antecedência, o que pode levar a empresa a buscar empréstimos a juros menores, assim como estimar os excessos de recursos, permitindo projetar investimentos com certa antecedência.

A empresa utilizará para análise de investimentos as seguintes ferramentas:

• Valor Presente Líquido – VPL: é obtido se diminuído o valor do investimento inicial do valor das entradas de caixa descontadas a uma determinada taxa. Ele considera o valor do dinheiro no tempo, não levando em conta os fluxos de caixa da empresa a uma taxa determinada (taxa de desconto, custo de oportunidades ou custo de capital). Quando o VLP é positivo, pode-se aprovar o projeto e, quando o VLP for negativo, deverá ser reprovado porque o retorno será menor que o custo do capital investido.

• Taxa Interna de Retorno (TIR): que demonstra o lucro que a organização obteve ao investir em um determinado projeto, apresentado-se na forma percentual. Assim, mostra de forma clara a taxa de retorno que está inserida em um projeto. Desse modo, a TIR pode ser definida como a taxa percentual de desconto que alinha o valor das entradas ao investimento inicial do projeto. Características dessa ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com