TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financas Empresarias

Monografias: Financas Empresarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A empresa vista como um sistema aberto possui uma missão, um modelo de gestão, uma estrutura organizacional, um processo de planejamento e controle e um sistema de informações, que se interrelacionam buscando atingir a eficácia.

Entendemos como modelo de gestão os princípios de administração que influenciarão o processo decisório, a estrutura organizacional e o sistema de informações.

Tendo sido definido os princípios, a empresa passará a delinear sua estrutura organizacional coerentemente com seu processo de decisão.

Seja quem for o responsável pela função propriamente dita, os objetivos serão sempre os mesmos, o de fazer a melhor escolha quanto a aplicação dos recursos financeiros. Seja na hora investir, seja na hora de buscar recursos financeiros ou na hora de analisar e projetar o capital existente, o que o agente financeiro mais deseja é a lucratividade e rentabilidade dos seus projetos. Utilizar todas as ferramentas, conhecer o campo das finanças com os seus princípios econômicos dentro da administração financeira da empresa fará o diferencial.

Desenvolvimento

De acordo com Gitman, Finanças é a arte e a ciência de administrar fundos. Praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupam-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planejamento, análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da organização, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para sua condução financeira.

O campo de Finanças está estreitamente relacionado ao da Economia. O administrador financeiro deve compreender o arcabouço econômico e estar atento às consequências dos vários níveis de atividade econômica e das mudanças na política econômica, devendo também, ser capaz de utilizar as teorias econômicas como diretrizes para realizar operações comerciais com eficiência, como: análise de oferta e procura, estratégias de maximização do lucro e a teoria dos preços.

Nem sempre se distinguem facilmente. Em pequenas empresas, o controller frequentemente assume a função financeira e em grandes empresas, muitos contadores estão intimamente envolvidos em várias atividades financeiras.

As atividades financeiras e contábeis de uma empresa estão, geralmente, sob o comando do vice-presidente financeiro. No entanto, há duas diferenças básicas entre Finanças e Contabilidade: a ênfase no fluxo de caixa e na tomada de decisão.

Administrar um negócio, seja um modesto empreendimento ou uma grande sociedade anônima, envolve muitas funções diferentes. São as finanças que faz com que tudo aconteça; é o que dirige todo o resto. Sem capital suficiente que atenda às necessidades da empresa, seja para financiar seu crescimento ou para atender às operações diárias, não podemos desenvolver e testar novos produtos, criar campanhas de marketing, comprar, manter ou construir novos produtos e serviços.

A área de Finanças está muito mais complexa e avança a passos mais rápidos atualmente. Hoje, muito mais estratégias financeiras possíveis, e novos produtos financeiros surgem a todo instante.

Provavelmente, num horizonte de longo prazo, são as decisões de investimento de capital – isto é, a seleção de projetos visando ao crescimento da empresa – que causam um maior impacto no valor global da empresa.

O princípio econômico básico usado em Administração Financeira é a Análise Marginal, princípio econômico, segundo o qual devem ser tomadas decisões, financeiras e realizadas ações, somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais. Quase todas as decisões financeiras, em última instância, implicam a avaliação dos benefícios marginais versus os custos marginais. Um conhecimento básico de Economia é, portanto, necessário para se compreender tanto o ambiente quanto as técnicas de tomada de decisão em Administração Financeira.

São orientadas por um objetivo básico: o valor da empresa em longo prazo, ou seja, não atingiremos o longo prazo, se não prestarmos atenção às questões de financiamento em curto prazo e às flutuações do mercado de títulos. Maximizar valor aos acionistas, em longo prazo, em termos de fluxo de caixa, é essencial para assegurar o sucesso e a sobrevivência da empresa.

Demonstrações de lucros podem ser enganosas, devido às várias maneiras de se apresentar a informação contábil. A verdadeira força de uma empresa, o que realmente importa aos acionistas, baseia-se no fluxo de caixa. A causa número um do fracasso das empresas é a inadequação de capital.

A área de Finanças é ampla e dinâmica. Afeta diretamente a vida de todas as pessoas e todas as organizações, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Pode ser dividida em áreas de atuação, e entendidas como tipos de meios de transações ou negócios financeiros.

São recursos depositados de forma temporária ou permanente em certo negócio ou atividade da empresa, em que se deve levar em conta riscos e retornos potenciais ligados ao investimento em um ativo financeiro, o que leva a formar, determinar ou definir o preço ou valor agregado de um ativo financeiro, tal como a melhor composição para os tipos de ativos financeiros.

Os ativos financeiros são classificados no balanço patrimonial em investimentos temporários e em ativo permanente (ou imobilizado), este último, deve ser investido com sabedoria e estratégia haja vista que o que traz mais resultados é se trabalhar com recursos circulantes por causa do alto índice de liquidez apresentado.

Consistem em transações diversas podendo envolver cooperativas, instituições com investimentos internacionais, feitas no exterior,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com