TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Empresarias

Ensaios: Finanças Empresarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

GRUPO

ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA

Jacobina

2012

ASPECTOS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA

Trabalho de Serviço Soçial e Política Social no Brasil apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Bacharelado em Administração

Orientador: Prof. Samara Headley, Wilson Sanches, Marcia Bastos, Marcelo Silveira.

Jacobina

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................3

DESENVOLVIMENTO..................................................................4,5,6,7,

CONCLUSÃO..............................................................................8,

REFERÊNCIAS ............................................................................9.

INTRODUÇÃO

Desde o inicio da civilização o homem sempre buscou algum formato organizacional visando atingir fins especificos, ora individual, ora coletivamente, por meio de racionalização de esforço que permite-se alcança-las.

Nos dias atuais, em conseqüência da globalização e da grande concorrência, tornou-se necessário ter um espírito empreendedor para a busca de novas oportunidades e novos diferenciais competitivos no mercado já existente. Baseando-se nisto, o presente trabalho descreve os principais aspectos organizacionais, e desafios de uma empresa varejista de calçados.

DESENVOLVIMENTO

CONTEXTO ADMINISTRATIVO

A pesquisa foi desenvolvida na empresa Carol Boutique, uma loja que atua no ramo de calçados, atualmente existe duas lojas a matriz no municipio de Mairi e a filial em Várzea do Poço, Bahia, que atua no mercado desde 2003 Trata-se de uma empresa familiar que apresenta uma estrutura hierárquica simples e centralizada, onde todas as decisões estão concentradas nas mãos do proprietário. A Carol Boutique conta conta com um quadro de quatro funcionários, sendo duas em cada loja mas na matriz conta com auxilio do proprietário.

No final do século XIX e inicio do século XX, o desempenho das atividades administrativas era baseado numa abordagem de tentativa-e-erro, pela qual os administradores e trabalhadores ficavam tentando diferentes métodos até descobrir um que servisse. A teoria que observamos ser aplicada na empresa é a classica de Henri Fayol, que preocupa-se em aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em base científica.

A teoria sugerida é a Teoria do Caminho – Meta ou Teoria voltada para o objetivo. No cerne desta teoria encontra-se a noção de que o proposito primordial do lider é motivar os seus seguidores, esclarecendo as metas e os melhores caminhos para alcanca-los. “ As pessoas estão satisfeita com seu trabalho se acreditam que ele levará a resultados desejáveis e trabalharam mais se sentirem que esse trabalho dará frutos compensadores. A consequência desse presuposto para a liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com