TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pt - ADM - Sem 4 - Atividade Individual Finanças Empresarias

Dissertações: Pt - ADM - Sem 4 - Atividade Individual Finanças Empresarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho ressalta a importância de se obter um planejamento financeiro, metas e diretrizes para serem alcançadas em um determinado período, de modo a possibilitar não apenas uma análise mais consistente quanto ás decisões de financiamento e investimento de capital, mas a visualização de situações e a oportunidade de adotar medidas corretivas. Desta forma a empresa Meta Soluções pode admitir a importância dessa ferramenta imprescindível ao desenvolvimento da sua organização e assim melhorar seu desempenho econômico.

2 DESENVOLVIMENTO

A importância do fluxo de caixa a partir do conceito de administração financeira, é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial. Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro. Contando que as informações sejam reais e representem a situação de empresa no momento em que são levantadas.

Com isso, o objetivo principal é dar uma visão das atividades desenvolvidas, bem como as operações que são realizadas, no grupo ativo circulante, dentro das disponibilidades e que representam o grau de liquidez da empresa. Assim pode-se perceber que o fluxo projetado é uma ferramenta que permite ao administrador financeiro controlar o ativo da empresa, o qual é a riqueza do mesmo e o que gera o lucro.

O custo de oportunidade representa o valor sacrificado pela empresa em termos de remuneração, ao tomar decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa e ao invés de aplicar em outra, capaz de proporcionar maior beneficio. Podemos dizer também que o custo de oportunidade refere-se ao valor líquido de caixa perdido quando se optou por uma alternativa não escolhida, ou seja, a escolha de determinada opção que impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar. O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos pode ser entendido como um custo da opção escolhida. Por exemplo, se uma empresa optar pela aquisição de uma máquina, o custo de oportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seus recursos em outra forma de investimentos mais rentável. Geralmente, essa análise comparativa sobre os benefícios não é fácil , pois as aplicações envolvem graus de riscos diferentes.

Sim, São os que identificam os componentes do planejamento financeiro e que utiliza um sistema orçamentário, abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho das funções administrativas gerais. Os tipos de orçamento são: Orçamento Estático (Budget), Orçamento Flexível, Orçamento ajustado Forecast, Orçamento Base Zero e Controle Matricial.

O Payback Descontado demonstra o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente, descontado pela TMA. O Payback Descontado tem exatamente a mesma definição do Payback Nominal, porem o cálculo do é mais preciso por levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.

As diferenças são: Imposto são valores pagos por pessoas físicas e jurídicas, o valor é arrecadado pelo Estado, governos municipal, estadual e federal e servem para custear os gastos públicos e incidem sobre a renda e patrimônio das pessoas físicas e jurídicas. Contribuições, Na legislação tributária brasileira, contribuição refere-se a uma categoria de tributos que pode assumir algumas formas principais, contribuição especial, contribuição de melhoria e empréstimo compulsório. Taxas, é a exigência financeira a pessoa privada ou jurídica para usar certos serviços fundamentais, ou pelo exercício do poder de policia, imposta pelo governo ou alguma organização política ou governamental que se da como uma das formas de tributo.

Competência tributária é o poder de criar tributos, sendo esse poder conferido pela Constituição Federal á União, aos Estados-membros, ao Distrito Federal e aos Municípios. O legislador constitucional determinou quais tributos cada ente político pode criar, bem como limitou esse poder de criação, impondo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com