TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Financas Empresarias

Trabalho acadêmico: Financas Empresarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo desenvolver nossas habilidades de consultoria empresarial, com a elaboração da DRE, FLUXO DE CAIXA E ORÇAMENTOS de uma empresa para saber se ela estará com saldos negativos ou positivos. Neste trabalho será abordado como evidenciar a importância do planejamento financeiro e a utilização dos diversos controles financeiros para a empresa GM Indústria e Comércio Eletrônicos S/A, através de uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização.

Buscou-se através deste trabalho relacionar fundamentos teóricos das disciplinas ministradas no curso Bacharelado em Administração. Compreendendo-se a importância das disciplinas na prática no dia a dia das organizações, buscando desenvolver uma análise voltada para compreensão para disciplinas Administração Financeira e Orçamentária, Direito Tributário e Mercado de Capitais.

2 DESENVOLVIMENTO

De acordo com as informações coletadas na empresa GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A apresentada na Tabela A, preparamos esta planilha que contém DRE e o Fluxo de Caixa. Através do fluxo de caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, receitas ou débitos ao longo de um período.

Se existe uma empresa, precisa também existir o fluxo de caixa para controlar os saldos ao longo da sua existência.

A partir do conceito de administração financeira, pode-se dizer que o fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial. A administração financeira "é a arte e a ciência de administrar os recursos financeiros para maximizar a riqueza dos acionistas" (LEMES, RIGO, CHEROBIM, 2002). Dessa forma, pode-se dizer que em todas as empresas deveria existir o controle rígido de caixa.

Para Zdanowicz (1992) "o fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado". Com essa estimativa a organização das finanças torna-se mais correta em função de ter em mãos o que irá receber e o que irá pagar em certo período de tempo, podendo prever possíveis investimentos com as sobras, bem como a busca de recursos quando existir déficit no caixa da empresa.

O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha".1 São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativo ou custos implícitos). Os custos econômicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.

Um exemplo da literatura econômica: imagine uma fábrica de sapatos que produzia 20 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

Toda empresa deve possuir orçamentos empresariais por que é através deles que se visualiza o futuro, onde o gestor tem nas mãos qual é o melhor caminho para sua empresa. Sem o orçamento fica difícil prever resultados baseado nas oscilações do mercado.

de uma empresa do ramo da informática almeja comprar mais computadores para uma sala de aula o que vai ser feito é um orçamento do comportamento dos resultados passados e as mudanças futuras, ou seja quantificando em termos econômicos e financeiros, quanto a empresa vai gastar, se a empresa poderá comprar e como os novos computadores vão ajudar no rendimento da empresa, Trata-se de

uma previsão, uma meta, de acordo com a qual serão tomadas as decisões na empresa

Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. É quase o mesmo que o payback,mas antes de calculá-lo, primeiro descontamos seu fluxo de caixa; reduz os pagamentos futuros pelo seu custo de capital. Porque é dinheiro que você vai ganhar no futuro, e terá menos valor que o dinheiro hoje. Para este exemplo, digamos que o custo de capital seja 10% aa

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. É constituído pelas bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Abrange ainda as negociações com direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e demais derivativos autorizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com