TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Pesquisas Acadêmicas: Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  2.169 Visualizações

Página 1 de 6

1. Um corpo é abandonado do alto de um edifício e esta atinge o solo 4 s depois. Adote g = 10 m/s² e despreze a resistência do ar. Qual a velocidade que a pedra atinge o chão?

2. Um corpo é abandonado do alto de um edifício e esta atinge o solo 4 s depois. Adote g = 10 m/s² e despreze a resistência do ar. Qual a altura do prédio?

3. Um objeto cai do alto de um edifício, gastando 7 s na queda na queda. Calcule a velocidade com que atinge o solo. (despreze a resistência do ar e considere g = 10 m/s²)

4. Um corpo cai em queda livre de uma altura de 20 m, qual a velocidade ao alcançar o solo? Dados: g = 10 m/s².

5. Um corpo em queda livre é abandonado e gasta 5 s para chegar ao solo, qual a altura da queda? Considere g = 10 m/s²

6. Um corpo em queda livre é abandonado e gasta 7 s para chegar ao solo. Qual é a altura do que é lançado este corpo ao chegar ao solo? Considere g = 10 m/s²

7. Um corpo é abandonado e chega ao solo com velocidade de 108 km/h, qual a altura da queda? Considere g = 10 m/s²

8. (UFSCar-SP) Um foguete é lançado de uma base. Ao atingir uma altura de 480 m, o combustível do primeiro estágio acaba e ele é desacoplado do foguete. Neste instante, sua velocidade é de 100 m/s. Usando g = 10 m/s2, a velocidade com que o primeiro estágio atingirá o solo será de:

9. (UECE) Uma pedra, partindo do repouso, cai de uma altura de 20 m. Despreza-se a resistência do ar e adota-se g = 10 m/s2. A velocidade da pedra ao atingir o solo e o tempo gasto na queda valem, respectivamente:

10. (UFAL 91/2) Um corpo é deixado cair em queda livre, a partir do repouso, da altura de 80 m. Adotando-se g = 10 m/s2, pode-se afirmar que a velocidade média na queda é, em m/s, de:

11. (UFAL 91) Uma esfera de aço cai, a partir do repouso, em queda livre de uma altura de 80 m. Considerando g = 10 m/s2, o tempo de queda é:

12. (Ufsm 2004) ÁGUA, MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA

A água dos rios, lagos, mares e oceanos ocupa mais de 70% da superfície do planeta. Pela absorção de energia na forma de calor, principalmente a proveniente do sol, parte dessa água evapora, sobe, condensa-se e forma as nuvens, retornando à terra através de chuva ou neve.

A água, por ser absorvida pelo solo, chega às plantas que, através da transpiração e respiração, passam-na para a atmosfera.

Também os animais contribuem para a circulação da água no ambiente pois, ao ingerirem água, devolvem-na pela respiração e excreção.

De forma menos visível, a água ocorre ainda, em grande quantidade, no citoplasma das células e nos demais fluidos biológicos onde regula a temperatura e atua como solvente universal nas reações químicas e biológicas.

Por estar a água relacionada à maioria das ações que ocorrem na natureza, é ela também a responsável, muitas vezes, por problemas ambientais.

Os processos tecnológicos de geração de energia são fontes importantes de impactos ambientais. A queima de combustíveis derivados de petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, lança, na atmosfera, grandes quantidades de dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

É, pois, relevante que nos interessemos pela água que, paradoxalmente, é fonte de vida e veículo de poluição.

Se a resistência do ar for nula e o módulo da aceleração da gravidade for de 10 m/s², uma gota de chuva, caindo de uma altura de 500 m, a partir do repouso, atingirá o solo com uma velocidade de módulo, em m/s, de:

13. (Ufpe 96) Um pára-quedista, descendo na vertical, deixou cair sua lanterna quando estava a 90m do solo. A lanterna levou 3 segundos para atingir o solo. Qual era a velocidade do pára-quedista, em m/s, quando a lanterna foi solta?

14. (Fei 96) Uma pedra é abandonada do alto de um edifício de 32 andares. Sabendo-se que a altura de cada andar é de 2,5m. Desprezando-se a resistência do ar, com que a velocidade a pedra chegará ao solo?

a) 20 m/s

b) 40 m/s

c) 60 m/s

d) 80 m/s

e) 100 m/s

15. (Ufrs 98) Uma pedra foi deixada cair do alto de uma torre e atingiu o chão com uma velocidade de 27m/s. Supondo que, do início ao fim do movimento, o módulo da aceleração da pedra foi constante e igual a 9m/s², qual é a altura da torre?

a) 3,0 m

b) 13,5 m

c) 27,0 m

d) 40,5 m

e) 81,0 m

16. (Uel 99) Para calcular a altura de uma ponte sobre o leito de um rio, um garoto abandonou uma pedra da ponte, a partir do repouso, e mediu o tempo transcorrido até que ela atingisse a superfície da água. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s² e sabendo que o tempo de queda da pedra foi de 2,2 segundos, pode-se afirmar que a altura da ponte, em metros, é um valor mais próximo de

a) 16

b) 20

c) 22

d) 24

e) 48

17. (Uel 99) Considere a tabela a seguir para responder à questão.

Ao ser abandonado de uma altura de 5,0m, a partir do repouso, um corpo chega ao solo com velocidade de aproximadamente 4,0 m/s. Admitindo que durante a queda a única força agindo sobre o corpo foi seu próprio peso, pode-se concluir que a queda aconteceu na superfície

a) de Dione.

b) da Terra.

c) de Marte.

d) de Vênus.

e) da Lua.

18. (Puc-rio 2004) Uma pedra, deixada cair de um edifício, leva 4s para atingir o solo. Desprezando a resistência do ar e considerando g = 10 m/s², escolha a opção que indica a altura do edifício em metros.

a) 20

b) 40

c) 80

d)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com