TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Trabalho Escolar: Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  1.822 Visualizações

Página 1 de 8

EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE FÍSICA TRIMESTRE II

PROF. ANTÔNIO LÚCIO TURRA SÉRIE: 1ª

Aluno(a): .......................................................................................... Caçador, 16 de agosto de 2010.

1. (G1) Como se deve mover um corpo de maneira que sua velocidade vetorial permaneça CONSTANTE?

2. (G1) Explique detalhadamente porque ao puxarmos rapidamente, a toalha de uma mesa que contém sobre ela vários pratos de porcelana, não derrubamos nenhum.

3. (G1) A figura a seguir mostra uma aeromoça servindo bebidas geladas no interior de um jumbo 747 que voa em M.R.U. com uma velocidade de 900 Km/h no sentido mostrado pela flecha.

Quando a aeromoça soltar o cubo de gelo G, ele vai cair dentro de qual copo?

4. (G1) Quando uma pessoa está com as mãos molhadas e não encontra uma toalha ela faz um determinado movimento com mãos e assim as gotas desgrudam da pele. Explique esse procedimento de acordo com a idéia de inércia.

5. (G1) Quando um ônibus inicialmente parado arranca, um passageiro que estava de pé sem segurar nos estribos perde o equilíbrio e cai. Como se explica o tombo de acordo com a idéia de inércia?

6. (G1) Imagine uma pedra sendo jogada num local aonde não existe gravidade. Como será o movimento da pedra? Explique.

7. (G1) Massa é quantidade de matéria?

8. (G1) Na Terra o que é mais pesado um corpo de 1N ou um corpo de 1kg?

9. (G1) Você está de pé no ônibus. Repentinamente, o motorista pisa no freio e você precisa se segurar, pois parece que seu corpo continua indo para frente. Explique o que está acontecendo.

10. (Unesp) Enuncie a lei física à qual o herói da "tirinha" a seguir se refere.

11. (Fuvest) Adote: aceleração da gravidade = 10 m/s£

As figuras a seguir mostram dois arranjos (A e B) de polias, construídos para erguer um corpo de massa M = 8 kg. Despreze as massas das polias e da corda, bem como os atritos.

Calcule as forças FÛ e F½, em newton, necessárias para manter o corpo suspenso e em repouso nos dois casos.

12. (Ufpr) Uma caixa de massa igual a 100 kg, suspensa por um cabo de massa desprezível, deve ser baixada, reduzindo sua velocidade inicial com uma desaceleração de módulo 2,00 m/s£. A tração máxima que o cabo pode sofrer, sem se romper, é 1100 N. Fazendo os cálculos pertinentes, responda se este cabo é adequado a essa situação, isto é, se ele não se rompe. Considere g = 10,0 m/s£.

13. (Unesp) A figura a seguir representa, em escala, as forças ù e ù‚ que atuam sobre um objeto de massa m = 1,0 kg.

Determine:

a) o módulo da força resultante que atua sobre o objeto;

b) o módulo da aceleração que a força resultante imprime ao objeto.

14. (Unesp) Considere uma caixa em repouso sobre um plano horizontal na superfície terrestre. Mostre, através de um esquema, as forças que aparecem nos vários corpos, indicando os pares ação-reação.

15. (Ufrj) Dois blocos de massa igual a 4 kg e 2 kg, respectivamente, estão presos entre si por um fio inextensível e de massa desprezível. Deseja-se puxar o conjunto por meio de uma força ù cujo módulo é igual a 3 N sobre uma mesa horizontal e sem atrito. O fio é fraco e corre o risco de romper-se.

Qual o melhor modo de puxar o conjunto sem que o fio se rompa, pela massa maior ou pela menor? Justifique sua resposta.

16. (Unesp) Dois blocos idênticos, unidos por um fio de massa desprezível, jazem sobre uma mesa lisa e horizontal conforme mostra a figura a seguir. A força máxima a que esse fio pode resistir é 20N.

Qual o valor máximo da força F que se poderá aplicar a um dos blocos, na mesma direção do fio, sem romper o fio?

17. (Ufpe) O trabalho realizado para levantar uma caixa até uma altura h, arrastando-a sobre um plano inclinado com coeficiente de atrito ˜ e inclinação de 30° relativo à horizontal, é o mesmo se usarmos outro plano com coeficiente de atrito ˜‚ e inclinação de 45°. Calcule o quadrado da razão entre os coeficientes de atrito (˜‚/˜)£.

18. (Ufpe) A figura mostra um bloco que escorrega, a partir do repouso, ao longo de um plano inclinado. Se o atrito fosse eliminado, o bloco escorregaria na metade do tempo. Dê o valor do coeficiente de atrito cinético, multiplicado por 100, entre o bloco e o plano.

Dado: g = 10m/s£

19. (Unesp) No sistema a seguir, A tem massa mÛ = 10 kg. B tem massa m½ = 15 kg. ‘ = 45°.

Qual será o coeficiente de atrito entre as superfícies em contato, do corpo A com o plano, para que o corpo se desloque com movimento uniforme?

Observações: g = 10 m/s£; o peso da corda, o atrito no eixo da roldana e a massa da roldana são desprezíveis.

20. (Unesp) Um bloco de massa m = 5,0 kg está apoiado sobre um plano, inclinado de 30° em relação à horizontal. Se uma força F, paralela ao plano inclinado, é aplicada ao bloco com sentido para cima, o bloco desliza para baixo com velocidade v = (2t) m/s. Se a mesma força F é aplicada para baixo, o corpo desliza com velocidade v' = (3t) m/s.

a) Calcule F.

b) Calcule o coeficiente de atrito de deslizamento entre o corpo e o plano inclinado.

21. (Fuvest) Adote: g = 10 m/s£

Uma pessoa dá um piparote (impulso) em uma moeda de 6 gramas que se encontra sobre uma mesa horizontal. A moeda desliza 0,40 m em 0,5 s, e pára. Calcule:

a) o valor da quantidade de movimento inicial da moeda;

b) o coeficiente de atrito dinâmico entre a moeda e a mesa.

22. (Unicamp) Um carro de 800 kg andando a 108 km/h, freia bruscamente e pára em 5,0 s.

a) Qual é a aceleração do carro?

b) Qual o valor da força de atrito que atua sobre o carro?

23. (Unicamp) Um caminhão transporta um bloco de ferro de 3000 kg, trafegando horizontalmente e em linha reta, com velocidade constante. O motorista vê o sinal (semáforo) ficar vermelho e aciona os freios, aplicando uma desaceleração de 3,0 m/s£.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com