TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de saldos físicos

Pesquisas Acadêmicas: Tipos de saldos físicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

Estar em equilíbrio significa dizer que a força resultante que age em um corpo ou sistema é nula.

A palavra equilíbrio é usualmente ligada ao sentido de “não deixar cair”. Em Física, entretanto, um corpo não está em equilíbrio quando há variação

de sua velocidade vetorial, ainda que ele não esteja caindo.

Portanto, um ciclista em uma bicicleta, ao fazer uma curva, não é considerado em equilíbrio pela Física porque está modificando sua velocidade vetorial, ainda que não esteja caindo.

Observa-se que no equilíbrio dinâmico necessariamente há movimento.

Por exemplo, uma bicicleta sem condutor e parada não se mantém em equilíbrio na posição vertical, mas quando está em movimento dado pelo condutor esse equilíbrio é possível. Cabe observar que o movimento da bicicleta envolve muitas variáveis. Por essa razão, ao citá-lo como exemplo de equilíbrio dinâmico, é preciso deixar claro que se está referindo a uma situação particular: a bicicleta está em linha reta e velocidade constante (movimento retilíneo uniforme). Nessa situação, a força resultante é nula, como se pode observar na fotografia ao lado.

Nas situações em que não se está em movimento retilíneo uniforme (caso

de movimentos circulares ou rotacionais e demais movimentos variados), as

forças externas aplicadas causam aceleração do corpo. Nesses casos não se

tem equilíbrio translacional dinâmico.

Portanto, o estudo do equilíbrio dos corpos exige uma retomada dos casos

de movimentos circulares ou rotacionais. Equilíbrio estático Equilíbrio dinâmico velocidade nula velocidade módulo, direção e sentido não mudam

posição não muda com o tempo (móvel parado em relação a determinado referencial)posição varia com o tempos Exemplos Ficar em pé. Manter livros apoiados Andar de bicicleta. sobre a cabeça. Caminhar em uma corda suspensa.

Na bicicleta em equilíbrio dinâmico agem

as forças N (normal), P (peso), Fm (força

motriz) Far (resistência do ar) e Fat (atrito).

Se a força resultante é nula, trata-se de

um movimento retilíneo uniforme.

EVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS

Embora no cinema as máquinas sejam capazes de fazer tudo e mais alguma coisa, na vida real isto ainda não é uma realidade. Não obstante, e apesar de a inteligência artificial estar a evoluir a uma velocidade menor do que a expectável, os robots têm já no seu currículo uma série de preciosas ajudas aos humanos, no que concerne a tarefas tão diversas como a exploração espacial, o auxílio a pessoas com deficiências físicas, o resgate de vítimas em distintos cenários de dificuldades e o cuidado a idosos. E pensar que eles começaram a sua “carreira” a abrir frigoríficos…!

A robótica inteligente constitui uma área de pesquisa em franco desenvolvimento. As técnicas de controlo robótico que se vão aperfeiçoando permitem aos robots executar funções bastante mais complexas, próprias do Homem, entre as quais se incluem a aprendizagem com a experiência, navegar por meios desconhecidos, desviar-se de obstáculos imprevistos e reagir de forma judiciosa a estímulos do ambiente.

Hoje em dia, fala-se já em micro-robótica e nano-robótica, no contexto de robots e máquinas orgânicos para combater doenças. Seria, certamente, o primeiro passo da criação de órgãos artificiais que o organismo não rejeitaria, uma vez que, à semelhança do que acontece com o corpo humano, trabalhariam com energia proveniente dos açúcares. Portanto, a aposta em tecnologias biomédicas assentes no progresso da Biologia Molecular, da Genética e da Informática, proporcionaria a cura das doenças e o aperfeiçoamento biológico do próprio ser humano, que apenas morreria de egoísmo e burrice. Os chips de DNA actuariam como medicamentos personalizados, agindo no foco exacto da maleita, de maneira natural, segura e absolutamente eficaz. Abrem-se boas perspectivas de podermos ter dentro de nós micro-robots a cuidar da nossa saúde!

Há quem adiante, a título de suposição, com será a vida em 2038, prevendo que se habitará em casas alimentadas pelo perfil psicológico dos ocupantes, a partir de chips implantados no cérebro. Será que, finalmente, as donas de casa irão realizar, através destas novas interacções, o seu sonho de ver os trabalhos domésticos feitos mal pensem em realizá-los? Tudo limpo e arrumado só com a força da mente...

Bem, uma marca com grande prestígio mundial concebeu já um robot movido pelo pensamento, não sendo necessário qualquer músculo para lhe enviar instruções. Estaremos no início de uma nova era da Humanidade, em que se enceta uma conversação telepática com as máquinas?!...

Certo é que a comunicação Homem-máquina tem sofrido alterações significativas. O rato do computador, por exemplo, estará prestes a ser aniquilado pelo sistema touch. Ainda assim, alguns idealistas acreditam no total descanso das mãos, admitindo o reconhecimento de gestos como substituto de vários comandos no computador.

Na área dos electrodomésticos, uma marca de renome lançou uma inovadora máquina de lavar roupa capaz de utilizar água previamente aquecida pela energia solar. É o que se poderia apelidar de tecnologia ao serviço do Meio Ambiente.

Também no domínio da aviação se pretendem aviões controlados à distância por processos electrónicos e computacionais, sob a supervisão e o governo humanos, naturalmente, mas sem precisão de pilotos embarcados. Pelo menos, não mais se darão acidentes por erro humano…!

EVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS II

Desde os primórdios, a humanidade vem evoluindo. Primeiro as descobertas, depois as invenções, TUDO PARA TORNAR UMA VIDA MELHOR. As ferramentas são de grandes valia, por mais simples que sejam, elas apenas foram aprimoradas com o tempo. E TUDO É FRUTO DA IMAGINAÇÃO E DA NECESSIDADE. Primeiro vem o pensamento, depois o verbo, e a ação.Imaginem a felicidade dos primatas quando descobriram a pedra cortante, depois adicionaram um cabo para dar mais impulso, sem querer ali existia a matemática, as leis da física enfim, mesmo que instintivamente, e a descoberta do fogo, bárbaro não é? bem até chegarmos nos dias de hoje, muitas maquinas foram criadas, e são usadas, digo que nos dias de hoje acho que não sobreviveremos sem o auxilio da maquina, por mais rude que seja, por mais distante que viva afastado das grandes cidades, as máquinas estão por todo os cantos. mas apesar de mais sofisticadas que sejam jamais serão tão completa como a máquina humana, onde eu quero chegar. na éra da informática. os computadores, dizem que foi baseado na mente humana, mas jamais ele será superior a mente humana, quer dizer assim como existem muitos seres humanos, retrogrados, e não desenvolveram suas mentes e não acompanharam a evolução do mundo, é claro que o computador supera em muitos muitas mentes juntas, porque quem criou, tinha um grau de evolução avançada, não vamos negar que é uma máquina maravilhosa e muito útil ao ser humano. só em pensar que agora nesse momento em que estou escrevendo este resumo de improviso devem ter milhões e milhões de pessoas no mundo inteiro, interagindo atraves da internet, como dizia minha santa vozinha é inacreditavel, mas não é de se estranhar eu conheço pessoas que não acreditam que o homem pisou na lua, fazer o que?, assim como o poder que tem o computador em nossas vidas é de uma dimensão muito grande, e estamos apenas começando esta evolução que promete muito, quem sabe para os meus tataranetos, Com relação ao uso da máquina, temos que saber usá-la, ou seja temos que domar a máquina e não ela nos domar, conheço muitas pessoas que se viciaram em internet, no mal sentido da coisa mesmo, o que éra prá ser pro bem se converter em mal, o pai que dá um carro zero, potente pros filhos se arrebentarem numa balada num final de semana, como pode a máquina que foi feita para o bem da humanidade se tornar numa vilã, em vez trazer vida , mas morte, Confesso que fico preocupado, com a evolução desenfreada, ou seja sem um limite, como disse um amigo meu a humanidade vive em busca do elo perdido, e quando estão quaze perto de acharem o CRIADOR reverte para que esse elo não seja achado, podemos citar tambem o caso da torre de babel descrita na bíblia, a humanidade não queria descobrir os segredos dos ceus, e DEUS não permitiu confundindo as linguas.

EVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS III

A primeira máquina inventada, foi a roda. Depois pela ordem: A máquina de imprimir, criada por Gutemberg, o tear, as máquinas a vapor, inclusive provocaram a revolução industrial na Inglaterra no século 18. Depois, foi criado os motores a combustão, os motores elétricos, dando margem ao surgimento aos eletrodomésticos, que tiveram sua explosão após a segunda guerra mundial. A partir dai, a evolução das máquinas deu um salto com o advento da eletrônica aliada a mecânica, surgindo a mecatrônica que é a responsável pela criação dos robôs industriais.

ENERGIA

O conceito de energia está relacionado com a capacidade de por em movimento ou transformar algo. No âmbito económico e tecnológico, a energia refere-se a um recurso natural e aos elementos associados que permitem fazer um uso industrial do mesmo.

Para a física, a energia é uma magnitude abstracta que está ligada ao estado dinâmico de um sistema fechado e que permanece invariável com o tempo. Trata-se de uma abstração que é atribuída ao estado de um sistema físico. Tendo em conta as suas diversas propriedades (composição química, massa, temperatura, etc.), todos os corpos possuem energia.

Pode-se detalhar diversos tipos de energia consoante o campo de estudo. A energia mecânica, por exemplo, é a combinação da energia cinética (gerada pelo movimento) e a energia potencial (relacionada com a posição de um corpo dentro de um campo de forças).

Entendida como sendo um recurso natural, a energia nunca é um bem só por si, mas antes um bem intermédio que permite satisfazer outras necessidades na produção de bens e serviços.

A energia também pode ser classificada de acordo com a fonte. Dá-se o nome de energia não renovável àquela que provém de fontes esgotáveis, como a que vem do petróleo, do carvão ou do gás natural. Por sua vez, a energia renovável é virtualmente infinita, como é o caso da eólica (gerada pela acção do vento) e da solar.

A exploração económica ou industrial da energia compreende diversos processos, que variam de acordo com a fonte usada. Pode-se mencionar, por exemplo, a extracção da matéria-prima (como o petróleo obtido dos poços), o seu processamento (no caso do petróleo, o seu refinamento) e a sua transformação em energia (por combustão, etc.).

...

Baixar como  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »