TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Dissertações: Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  1.554 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS – AULA 2

1. Um motorista dirige um veículo em uma rodovia retilínea a 70Km/h. Após rodar 8,0Km o veículo para por falta de gasolina. O motorista caminha 2,0Km adiante, até o posto de abastecimento mais próximo em 27 min. (0,450h). Qual a velocidade média do motorista desde o instante da partida do veículo até chegar ao posto? Obtenha a resposta numérica e graficamente?

2. É dada a função horária s = 20 + 4t (t  h; s  Km), que descreve o movimento de um ponto material em um determinado referencial. Os espaços s são medidos em uma trajetória a partir de um marco zero. Os instantes t são lidos em um cronômetro. Determine: a) o espaço inicial e a velocidade escalar; b) o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços, se é que isso acontece.

3. Duas estações A e B estão separadas por 200Km, medidos ao longo da trajetória. Pela estação A passa um trem P, no sentido de A para B e simultaneamente passa por B um trem Q, no sentido de B para A. Os trens P e Q têm movimentos uniformes com velocidade de valores absolutos 70Km/h e 30Km/h, respectivamente. Determine: a) o instante do encontro; b) a posição do encontro.

4. Quando Kitty O’Neil estabeleceu o recorde para a maior velocidade e o menor tempo decorrido para um carro de arrancadas, ela atingiu a marca de 631,7Km/h em 3,72s. Já Eli Beeding Jr. Alcançou a marca de 117Km/h em 0,04s em um carro foguete. Qual a aceleração de ambos em m/s?

5. Em um movimento, a velocidade escalar varia em função do tempo, de acordo com os valores apresentados na tabela. O sinal da velocidade indica o sentido do movimento segundo uma orientação da trajetória. Determine: a) se o movimento é uniforme ou variado; B) a velocidade escalar do móvel no instante inicial (t=0s); C) se o movimento é acelerado ou retardado nos intervalos de 0s a 4s e de 6s a 8s; D) a aceleração escalar média de 0s a 2s, de 3s a 5s e de 4s a 7s.

t (s) 0 1 2 3 4 5 6 7 8

v (m/s) 10 8 6 4 2 0 -2 -4 -6

6. Duas pequenas esferas A e B percorrem uma mesma trajetória retilínea com movimentos uniformes e velocidades escalares 8,0 m/s e 6,0 m/s, respectivamente. No instante t = 0s, as esferas estão posicionadas conforme a figura abaixo.

Determine em que instantes a distância entre as esferas é de 4,0 m

7. Dois móveis, ambos com movimento uniforme, percorrem uma trajetória retilínea conforme mostra a figura. Em t = 0, eles se encontram, respectivamente, nos pontos A e B na trajetória. As velocidades escalares dos móveis são VA = 50 m/s e VB = 30 m/s no mesmo sentido.

Em qual ponto da trajetória haverá o encontro dos móveis?

8. Um ponto material está animado de MUV com aceleração escalar igual a -2cm/s2. Sua velocidade escalar caria no tempo, segundo os dados da tabela anexa. Determine: a) a velocidade escalar inicial do movimento; b) em que intervalos de tempo o movimento é acelerado e em que intervalos de tempo o movimento é retardado; c) em que intervalos de tempo o movimento é progressivo e em que intervalos de tempo é retrógrado.

t

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com