TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica

Casos: Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

 fixadores de eletrodos;

 2 cabos de ligações; a) Montar um par de eletrodos na cuba de vidro. b) Colocar óleo de soja na cuba de acrílico, uma camada de aproximadamente 3 m, de modo a cobrir os eletrodos. c) Espalhar sobre o óleo um pouco de farinha de mandioca.

d) Ligar o gerador eletrostático e regular para uma velocidade média de rotação.

Observar o aspecto que apresenta o campo elétrico que irá aparecer entre os dois eletrodos, cuja configuração se materializará pela distribuição adquirida pelas partículas no óleo. Se houver dificuldade em estabelecer o campo elétrico, deve-se isolar com esmalte as partes dos eletrodos que ficam imersas no interior do óleo. e) Fazer o mesmo procedimento para os demais pares de eletrodos. f) Faça figuras representando as linhas de força observadas.

Os eletrodos possuem cargas elétricas puntuais de mesmo módulo e sinais opostos. Sob a influência do campo elétrico gerado por essas cargas, a farinha foi se orientado de acordo com as linhas de forças (figura 1), caracterizando a configuração o campo elétrico entre os dois eletrodos.

Figura 1: Linha de força – experimento letra A

Neste experimento (figura 12) os condutores são círculos maciços, as cargas estão armazenadas todas na casca da esfera, um dos condutores esta carregado positivamente e o outro negativamente, sendo assim começa a atração das cargas formando um campo elétrico nas partes mais próximas entre os condutores, algumas linhas do campo elétrico tendem ao infinito por estarem afastado um do outro.

16 Figura 12: Linha de força – experimento letra B

Figura 13: Linha de força – experimento letra C

Neste experimento (figura 14) o primeiro condutor possui uma ponta, as cargas se acumulam nela. O campo elétrico é formado pela ponta e o segundo condutor, algumas linhas tendem ao infinito, pois estão afastadas.

Figura 14: Linha de força – experimento letra D

Neste experimento (figura 15) um condutor circular é colocado dentro de um condutor circular oco, então o campo elétrico é formando dentro do condutor circular oco, pois o campo elétrico vai ser formado entre o condutor maciço e o oco.

Figura 15: Linha de força – experimento letra E

2.4 – Procedimento IV: Descarga em gases a alta pressão

Material necessário:  gerador de correia;

 uma conexão de fio;

 uma esfera de cabo isolante;

Objetivo do experimento: 1. Identificar os eletrodos anodo e catodo; 2. Classificar os gases dentro da família dos condutores; 3. Concluir a importância da pressa (a que um gás é submetido) e da distância entre os eletrodos sobre a capacidade de condução elétrica do gás; 4. Descrever as condições necessárias para uma descarga elétrica através de um gás a alta pressão.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Ligamos o aparelho e aproximamos o bastão de teste da cabeça do gerador (figuras 16 e 17).

Figura 16: Gerador de correia com bastão

Resultado Foi verificado que o gás em questão é o ar atmosférico. No momento em que aproximamos o bastão de teste ao Gerador ocorreu uma transferência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com