TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisica memorial de cálculos, incluindo o voo de um satélite

Seminário: Fisica memorial de cálculos, incluindo o voo de um satélite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Seminário  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

1. DESAFIO

Este desafio é baseado no projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica) desenvolvido no instituto de aeronáutica e espaço em São José dos Campos destinado a operar em órbitabaixa, circular, a 300 km de altitude. O projeto ainda se encontra em fase inicial denominado SARA SUBORBITAL em que seus subsistemas serão verificados em voo. Os principais cálculos a serem realizados,mostrarão resultados, envolvendo algumas grandezas físicas como: medição, velocidade média, aceleração e equações do movimento.

Nas figuras apresentadas a seguir, pode-se ver o VS-40 e o satéliteSARA. Para maiores informações sobre o projeto SARA, pode-se consultar o site do Instituto de Aeronáutica e espaço do Ministério da Defesa do Brasil. Disponível em:<http://www.iae.cta.br/?action=sara>. Acesso em: 29 mar. 2012.

Figura 3 – Veículo de Sondagem VS-40

O projeto SARA compreende a fase demodelagem e ensaios tanto no solo quanto em voo. Seu lançamento será a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão. O clã tem capacidade de colocar em órbita satélites com missõespacíficas e integradoras, favorecendo, assim, a comunicação e a pesquisa, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida do homem.

Pode-se consultar mais sobre o Centro deLançamento de Alcântara (CLA). Disponível em: <http://www.cla.aer.mil.br>. Acesso em: 28 mar. 2012.

2. Objetivo do Desafio

Elaborar um memorial descritivo de cálculos, envolvendo o voo de umsatélite lançado por um veículo de sondagem (VS-40).

3. ETAPA 2

Essa etapa é importante para aprender a fazer conversões de unidades, pois a coerência entre os sistemas de unidades envolvidas énecessária para garantir o sucesso na solução da situação problema. Através da leitura do texto, compreender a importância científica, tecnológica e social para o Brasil desse importante projeto.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Atps de fisica 1 2 semestre. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atps-De-Fisica-1-2-Semestre/676585.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com