TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Em Cardiologia

Pesquisas Acadêmicas: Fisioterapia Em Cardiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.982 Palavras (12 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

FISIOTERAPIA

FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA

SANTA BÁRBARA D`OESTE-SP

2014

FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA

Artigo apresentado à disciplina Exercício Profissional da Fisioterapia, ministrado pela Professora,para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade Anhanguera Educacional de Santa Bárbara d`Oeste -SP.

SANTA BÁRBARA D`OESTE-SP

2014

L

FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA

Artigo apresentado à disciplina Exercício Profissional da Fisioterapia, ministrado pela Professora Juliana Pinarelli,para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade Anhanguera Educacional de Santa Bárbara d`Oeste -SP.

BANCA EXAMINADORA

____________________

Anhanguera Educacional Ltda.

RESUMO

Os programas de reabilitação cardíaca (PRC) são determinantes para a diminuição dos efeitos deletérios e limitantes da patologia causadas por doenças cardiovasculares. As ações realizadas nesses programas asseguram diminuir tais efeitos, e melhoram as condições físicas, psicológicas e sociais.

ABSTRACT

The cardiac rehabilitation programs (CRP) are crucial to reducing the deleterious effects of limiting disease caused by cardiovascular diseases. The actions performed in these programs ensure diminish the limiting effects of the disease and improve the physical, psychological and social conditions.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7

DESENVOLVIMENTO 8

Conceitos e Definições de Fisioterapia em Cardiologia 8

Fase I 8

Fase II 9

Prova de esforço máximo limitada por sintomas 9

Intensidade 10

Duração 10

Frequência 10

Etapas de tratamento 11

Fase III 12

Fase IV 12

Principais Patologias 13

Principais doenças cardíacas: 14

Os principais sintomas das doenças cardíacas: 15

Tecnologias associadas ao tratamento 15

Técnologia brasileira auxilia recuperação de pacientes de fisioterapia 16

Tratamento com células-tronco alteradas geneticamente 16

Possibilidades de atuação do fisioterapeuta na área de cardiologia 17

CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

ANEXOS 20

INTRODUÇÃO

Reabilitação cardiovascular é o alcance de uma condição de saúde ótima para cada paciente. Assim como a manutenção dessa condição não somente física e psicológica, mas também social, vocacional e econômica. Incluem tratamento eficiente e efetivo dos sintomas e modificação dos fatores de risco cardíaco, para prevenir o início e progressão da doença cardíaca tanto quanto possível .

O exercício físico melhora a qualidade de vida, por trazer consequências físicas e psíquicas. É muito importante especialmente para pacientes cardíacos, porque além dos benefícios cardiovasculares diretos, a atividade física alivia a ansiedade o sentimento de desamparo.

DESENVOLVIMENTO

Conceitos e Definições de Fisioterapia em Cardiologia

A reabilitação cardiovascular (RCV) pode ser definida como um ramo de atuação da cardiologia que, se resume no somatório das atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de cardiopatias as melhores condições físicas, mental e social, de forma que consigam, pelo seu próprio esforço, reconquistar uma posição normal na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva melhorando sua qualidade de vida . Visa restabelecer as condições cardíacas e pulmonares, uma tarefa delicada, mas que quando monitorada e feita com prudência trás efeitos altamente benéficos ao estado clínico do paciente.

Fisioterapia é parte integrante e importante nesse processo, pois atua em diferentes fases, e tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento e a manutenção da capacidade de realizar exercícios físicos. Essas atividades são realizadas pelo Fisioterapeuta Cardiorrespiratório e a intensidade e a frequência dependerá do estado clínico dos pacientes que a realizarão.

A reabilitação cardiovascular está, tradicionalmente, dividida em diversas fases, sequenciadas como fase I,fase II e fases III e IV .

Fase I

Inclui os exercícios para o paciente internado. O médico responsável deve indicar o melhor momento para iniciar essa fase. Os pacientes são encorajados a movimentar seus membros inferiores e alimentar-se sozinhos com o objetivo de diminuir a estase venosa.

Exercícios de baixa intensidade durante a internação hospitalar tem-se mostrado seguros, praticáveis e benéficos, embora não seja observada nenhuma melhora na aptidão cardiovascular com atividades de baixa intensidade.

Antes de iniciar um nível mais elevado, o paciente é examinado, mensurando-se a frequência cardíaca, a pressão arterial, realizando eletrocardiograma e avaliando as limitações músculo-articulares,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com