TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flamengo

Resenha: Flamengo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

A história do Flamengo é de muito tempo antes. Estamos falando de um clube que desde a sua existência escreveu sua história em três diferentes séculos, que nasceu apenas seis anos após a proclamação da república. Contar a história do Flamengo é, sem dúvida, contar um pouco da história do país, afinal, como bem definiu o escritor Ruy Castro em "Flamengo, o vermelho e o negro", podemos dizer em relação ao Flamengo que "O Rio foi seu berço, mas sua casa é o Brasil". Mal sabiam aqueles que um dia sonharam a criação de um grupo de regatas, o alcance desse amor pelo esporte.

A cidade do Rio de Janeiro em 1895 vivia um momento de grandes transformações sociais e políticas. Era ainda o despertar da república, proclamada em 15 de novembro de 1889 após o golpe dos militares, liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, na antiga praça da Aclamação (hoje Praça da República). Uma cidade grande, o centro urbano de maior referência para o país naquele momento, onde havia pessoas das mais diferentes classes sociais, os mais diferentes gostos culturais que direcionavam já àquela época os costumes da sociedade. Era um Rio de Janeiro de belezas naturais incontestáveis, como as praias do Flamengo e de Botafogo, mas que ainda não havia feito de Copacabana, Leblon e Ipanema locais com a mínima importância, até porque não passavam de longícuas e inacessíveis regiões da cidade, até aquele momento.

A natureza esportiva do carioca não é de hoje. Desde muito tempo, esse povo é inclinado à prática de atividades físicas e o esporte daquele momento era o remo. Nada mais atrativo à população do que assistir a um domingo de regatas. Era o grande programa de um belo fim de semana. Claro que isso conferia aos atletas praticantes da atividade um status acima da média. E, consequentemente, as moças tinham seus olhos voltados para os remadores, quase sempre fortes e bronzeados pelo sol.

Ao perceberem isso, alguns amigos, moradores da praia do Flamengo – a mais antiga da cidade do Rio de Janeiro – decidiram pela criação de um grupo de regatas do Flamengo. Não suportavam mais a presença dos remadores dos clubes já existentes, principalmente os rapazes de Botafogo, conquistando o coração das garotas do bairro.

Em setembro de 1895, reunidos, como de costume, no famoso restaurante Lamas, no Largo do Machado, José Agostinho Pereira da Cunha convidou os demais amigos para a efetiva criação do grupo, sendo prontamente atendido por Mario Spíndola, Augusto da Silveira Lopes e Nestor de Barros.

O novo grupo tinha agora seu primeiro desafio: como conseguir um barco? Decidiram juntar dinheiro (400 mil réis) e investiram em uma antiga baleeira de cinco remos, que estava há algum tempo parada em uma casa da praia do Flamengo. O segundo passo seria providenciar uma reforma completa da embarcação, que já era de segunda ou terceira mão. A levaram de bonde até a antiga praia de Maria Angu, atual praia de Ramos, para que um armador local pudesse recuperá-la ao preço de 250 mil réis.

Eis que em 06 de outubro, a embarcação batizada pelo grupo como Pherusa foi lançada ao mar com Nestor de Barros, Mario Espínola, José Felix da Cunha, Felisberto Laport, José Agostinho Pereira, Napoleão de Oliveira, Maurício Rodrigues Pereira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com