TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flauta Doce

Ensaios: Flauta Doce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  396 Visualizações

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) O que é a flauta doce? Qual a diferença entre flauta folclórica e flauta doce? Você conhecia as possibilidades performáticas da flauta doce? Você acredita na flauta doce como instrumento musicalizador? Apresente duas justificativas.

A flauta doce é um instrumento histórico, encontrado em vários formatos e orifícios desde a Antiguidade. Seu nome é usado entre nós por causa do seu som suave, delicado, aveludado. A diferença entre a flauta doce e a flauta folclórica são os furos, a flauta folclorica possui 6 ja a flauta doce possui 8 furos. O conjunto pode contribuir para uma vivência musical significativa em diferentes contextos de aprendizagem da Flauta Doce e como os conhecimentos musicais contidos nessa prática podem ser desenvolvidos através desse instrumento. Durante seu percurso histórico a Flauta Doce assumiu diversas funções, desde instrumento artístico - ora tendo mais destaque a sua execução em grupo, ora como solista - passando por instrumento musicalizador, chegando a ser inferiorizado devido ao seu mau uso feito por profissionais despreparados para lecioná-lo. Atualmente, no Brasil, é possível perceber uma tímida, porém crescente valorização da Flauta Doce enquanto instrumento artístico, como fora no início, e enquanto instrumento musical possuidor de diversas possibilidades a serem exploradas na educação musical de crianças e jovens.

2) Neste momento, além de conhecer e trabalhar as primeiras notas da flauta doce, faça uma pequena composição para o instrumento, usando as notas Lá, Si e Dó, com acompanhamento de qualquer percussão (percussões leves).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com