TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluidos E Termodinamica

Trabalho Escolar: Fluidos E Termodinamica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

1- Condução: ocorre quando a energia é transmitida de molécula para molécula de um corpo. Alguns materiais são bons condutores de calor, por exemplo, os metais. Alguns materiais são isolantes térmicos: lã, madeira, isopor, porcelana e outros.

Convecção: ocorre pelo deslocamento dos fluídos (gases e líquidos). Quando um líquido ou gás se aquece a sua densidade tende a diminuir tornando-o “mais leve” e proporcionando um movimento de ascensão. É o que acontece nas geladeiras, quando o ar quente gerado às voltas do alimento ali colocado se desloca para o congelador. Ou nas chaminés onde vemos as fumaças deslocando-se para o alto.

Radiação ou irradiação: a condução e a convecção são formas de propagação de calor que para ocorrer é necessário que haja meio material, contudo, existe uma forma de propagação de calor que não necessita de um meio material (vácuo) para se propagar, esta é a irradiação térmica. Esse tipo de propagação do calor ocorre através dos raios infravermelhos que são chamadas ondas eletromagnéticas. É dessa forma que o Sol aquece a Terra todos os dias, como também é o meio que a garrafa térmica mantém, por longo tempo, o café quentinho em seu interior.

2- O carvão tem um baixo calor específico, ou seja, eles mudam facilmente de temperatura mesmo com uma pequena transferência de calor. Deste modo, embora possam estar a temperaturas elevadas, eles não possuem muita energia interna a ser transferida na forma de calor para os pés.

3- a) Não, pois sendo o metal um bom condutor de calor, a barra metálica irá aquecer rapidamente em toda sua extensão. Processo de condução.

b) Porque sendo a madeira um material que não conduz bem o calor, a temperatura da extremidade livre não sofrerá uma elevação apreciável.

4- Está errada. Pela lei da física ‘‘os corpos mais aquecidos cedem calor para os menos aquecidos’’. Um bom agasalho deve impedir que o corpo da pessoa (mais aquecido) perda calor para o ambiente (menos aquecido). Então, não é o frio que passa para o corpo da pessoa, mas o corpo da pessoa que perde calor para o ambiente, fazendo-a sentir frio. Um bom agasalho deve atuar como isolante térmico (impedir a transferência de calor) do corpo para o ambiente.

5- Não haveria formação das correntes de convenção. O ar quente, por ser menos denso, sobe, e o ar frio, por ser mais denso, desce. Por esse motivo, o congelador é posicionado na parte superior da geladeira para que retire energia do ar mais aquecido, que se encontra na parte superior desse aparelho, resfriando-o. O ar, por estar agora mais frio, desce e resfria os alimentos que se encontram na geladeira.

6- Quando estamos próximos a um corpo muito aquecido, a maior parte do calor que recebemos dele é transmitida para nós por radiação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com