TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Foco, força e fé no mundo de fitness e musculação

Artigo: Foco, força e fé no mundo de fitness e musculação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

Existem expressões que, por serem constante e repetidamente usadas, acabam por se tornar chavões e influenciam os adeptos daquele determinado estilo ou filosofia de vida. Trata-se de frases curtas, mas com grande impacto e apelo motivacional que um grupo resolve adotá-las como mandamentos.

No mundo do fitness e da musculação, alguns já são mais do que sabidos, consagrados entre os mais fervorosos e conhecidos pelos que possuem o mínimo de ligação com a temática. “No pain no gain” é o principal exemplo, e tornou-se um jargão utilizado diariamente, levado à risca dentro do esporte e do estilo de vida.

Foco, força e fé. Os três estão intimamente ligados, mas particularmente a primeira parte dessa expressão é o tema deste texto.

Em um sentido mais amplo, o foco refere-se ao objetivo almejado. Aquele desejo de atingir o resultado tão sonhado. Perseguir com afinco a imagem já idealizada na sua mente.

O que deve ser compreendido é que o meu objetivo não ser igual ao seu não me dá o direito de condená-lo ou julgá-lo menos capaz. Cada um treina de determinada forma para conquistar o corpo e condicionamento físico que convém. Dentro de uma sala de musculação, existe uma verdadeira fauna, com pessoas das mais variadas “espécies”.

Há desde o atleta de alto nível até aquele que deseja apenas estar com o corpo em dia para exibi-lo na praia. Aquela com anos de experiência e já calejada no esporte até aquela que está dando os primeiros passos dentro de uma academia. Aquele que leva a sério o fisiculturismo como esporte, estilo de vida e profissão, e aquele que está lá apenas com objetivo de deixar o sedentarismo e sair da inércia com a prática de uma atividade física.

Para muitos, ainda, o ponto não é estar com os músculos torneados e definidos, mas manter um nível saudável e não ter problemas com doenças resultantes de uma vida sedentária. A pessoa pode até mesmo nem simpatizar com o treinamento de força e ambiente proporcionados em uma sala de musculação, porém encontra-se lá temporariamente fazendo um trabalho regenerativo.

O foco é individual, cada um tem o seu. A grande questão é que não há espaço para interseções, um não pode influenciar nem atrapalhar o outro. Esse ponto é bastante polêmico e gera certa rivalidade entre os freqüentadores de academias, refletidas no próprio vocabulário e atitudes recriminatórios. Cada um deve respeitar o objetivo alheio, sem atrapalhar ou invadir o espaço um do outro.

Nessa hora, cabe muito do bom senso de todas as partes. Pedir para revezar com alguém que pega duas ou três vezes o peso pretendido não é razoável. Assim como realizar uma série e estender o intervalo enquanto conversa no celular. Da mesma forma, não é interessante alugar três equipamentos ao mesmo tempo para executar uma série conjugada no horário de pico da academia.

Em um sentido mais estrito, o foco pode ser definido como o fato de estar concentrado para a realização de uma sessão de treinamento com pesos, ou até mesmo concentrar-se para executar cada série, cada repetição da sua rotina.

Mas esse foco não deve ser levado em consideração apenas quando se chega na academia ou no estúdio e inicia-se o treinamento, seja ele qual for. Ele vem de muito antes. Há pessoas que entram praticamente em estado de transe, fecham sua visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com