TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonte De Tensão Regulada -5v

Ensaios: Fonte De Tensão Regulada -5v. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 3

ENERGIA ELÉTRICA

Os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquecedores e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica.

Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica. Ela é obtida através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais. Hoje em dia a energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo.

A principal função da energia elétrica é a transformação desse tipo de energia em outros tipos, como, por exemplo, a energia luminosa, mecânica e a energia térmica.

3.1 Grandezas elétricas

As principais grandezas elétricas que precisamos conhecer para projetarmos uma instalação elétrica residencial são; A Corrente elétrica, a Tensão elétrica e a Potência Elétrica.

Nos fios, existem partículas invisíveis chamadas elétrons livres, que estão em constante movimento de forma desordenada.

Para que estes elétrons livres passem a se movimentar de forma ordenada, nos fios, é necessário ter uma força que os empurre. A esta força é dado o nome de tensão elétrica (U).

Esse movimento ordenado dos elétrons livres nos fios, provocado pela ação da tensão, forma uma corrente de elétrons. Essa corrente de elétrons livres é chamada de corrente elétrica (I).

3.1.1 Tensão Elétrica

Tensão elétrica é uma diferença de potencial entre dois pontos, é a força que impulsiona os elétrons livres nos fios. Sua unidade de medida é o volt (V).

3.1.2 Corrente Elétrica

Corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons livres em um condutor. Sua unidade de medido é o Ampere (A).

3.1.3 Potência Elétrica

Potencia elétrica é o produto da ação da tensão e da corrente, sua unidade de medida e o VA (Volt. Ampere).

A potencia em VA é conhecida como tensão aparente, e é composta por duas parcelas, a Potencia Ativa e a Potencia Reativa.

Potencia ativa é a parcela efetivamente transformada em trabalho (potencia mecânica, potencia térmica, potencia luminosa). A unidade de medida da potencia ativa é watt (W).

Potencia reativa é a parcela transformada em campo magnético, sua unidade de medida é o VAr.

Em projetos de instalação elétrica residencial, os cálculos efetuados são baseados na potencia aparente e potencia ativa. Portanto é importante conhecer a relação entre elas para que se entenda o que é fator de potencia.

3.1.4 Fator de Potencia

Sendo a potencia ativa uma parcela da potencia aparente, pode-se dizer que ela representa uma porcentagem da potencia aparente que é transformada em potencia mecânica, térmica ou luminosa. A esta porcentagem se da o nome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com