TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes De Energia

Ensaios: Fontes De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Fontes Alternativas de Energia

No Brasil a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas (cerca de 95%). Em regiões rurais e mais distantes das hidrelétricas centrais, têm-se utilizado energia produzida em usinas termoelétricas e em pequena escala, a energia elétrica gerada da energia eólica.

Visão geral das fontes alternativas de energia elétrica: hídrica, térmica, nuclear, geotérmica, eólica, marés e fotovoltaica. Efeitos sonoros – Eco e reverberação

O eco e a reverberação são dois efeitos sonoros causados pela reflexão do som. Sendo assim, podemos dizer que eco é o som refletido que é percebido com intervalo de tempo suficiente para ser distinguido do som original.

Quando o intervalo de tempo não é suficiente para se distinguir o som refletido do original, temos o efeito de reverberação. Normalmente podemos perceber o eco em locais onde há algum objeto muito grande e maciço, como uma parede, uma montanha ou uma caverna.

Para que possamos ouvir o som refletido nesses objetos, eles devem estar a uma distância tal que o tempo de ida e volta do som seja maior que sua duração. Por exemplo, se gritarmos a palavra “alô”, com uma duração igual há 0,2 segundos, é necessário que a distância até o objeto seja maior que 32 metros. Dessa forma, quando terminarmos de pronunciar “alô”, o som do “a” estará chegando de volta aos nossos ouvidos.

Para ouvirmos completamente palavras ou frases maiores, é necessário que estejamos colocados a distâncias maiores, correspondentes ao tempo que levamos para pronunciá-las.

As igrejas antigas, construídas com pedras, possuem características sonoras marcantes. Em seu interior, o som pode se refletir várias vezes entre as paredes, produzindo um efeito chamado de reverberação, que faz com que o som original seja acompanhado de uma sequência de ecos que vão se atenuando à medida que o som é absorvido pelas paredes. Muitos concertos musicais são feitos dentro de igrejas em razão dessas características acústicas.

O eco tem diversas aplicações tecnológicas, como no exame de ultrassom utilizado para estudar estruturas internas de nosso organismo.

O eco também é usado, por exemplo, para medir a distância a que estamos de uma montanha que produz eco: medimos o tempo de ida e volta de um som e multiplicamos esse tempo pela velocidade do som no ar. A distância é a metade desse valor, pois o som precisa ir e retornar.

A reverberação ocorre quando o observador recebe o segundo som (refletido) antes que termine a remanescência do primeiro, ocasionando o prolongamento e o aumento da sensação auditiva. A reverberação é comum em ambientes amplos e com superfícies lisas. É fácil observar que, quando conversamos em um apartamento vazio, ocorre uma superposição dos sons, o que pode atrapalhar o entendimento. A presença de móveis, tapetes e cortinas absorve a energia transportada pelas ondas sonoras e diminui a reverberação.

O eco, por sua vez, ocorre quando os dois sons (direto e refletido) são percebidos distintamente, pois, quando o som refletido atinge o observador, a remanescência do primeiro já se extinguiu. Dessa forma, o intervalo de tempo entre a chegada do som direto e do refletido é superior a 0,1s.

Sabemos que a velocidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com