TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação De Preços

Trabalho Universitário: Formação De Preços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  3.913 Palavras (16 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 16

Formação do Preço de Venda

Com a globalização o cenário do mercado competitivo faz com que as empresas substituem os conceitos antiquados por critérios mais científicos nas análises de custos de seus produtos e serviços.

Mais do que nunca, as organizações vêm demonstrando grande preocupação com a análise de custos e formação do preço de venda de seus produtos e serviços. Isso acontece principalmente, porque em períodos de crise e recessão, quando a capacidade de compra se torna restrita e a oferta é maior do que a procura, passa a predominar o que se costuma chamar de guerra de preços. Nesse mesmo mercado onde os preços de venda dos concorrentes não têm nenhum padrão definido, ou ainda, não seguem nenhum padrão científico, e onde duas empresas que aparentemente, com a mesma estrutura acabam praticando preços completamente distintos. Nessa situação, pode ocorrer até, que uma das empresas venda seu produto por um preço muito inferior do que a outra, ou até mesmo pela metade do preço da outra.

Percebe-se, então, que conceitos mais tradicionais e antigos perdem lugar para critérios mais científicos menos empíricos, como o famoso “multiplica por três”, até nos dias atuais muito utilizados pelas mais diversas empresas, mas que felizmente vem caindo em desuso por não proporcionar ao empresário uma transparência global da composição do preço final do seu produto. Essa falta de precisão em suas análises pode prejudicar a tomada de decisão do empresário, como por exemplo, a negociação de um desconto ou prolongar o prazo de pagamento de uma fatura para atender as exigências do mercado em que a empresa está vinculada.

Objetivos da Formação de Preços de Venda

A empresa que por qualquer motivo projeta ou forma um preço equivocado de um produto ou serviço, com toda a certeza causará sua própria ruína.

Um dos principais aspectos financeiros de qualquer empresa que comercializa produtos ou serviços se consiste na fixação de seus preços.

A Tomada de Decisão na Gestão Empresarial

Para qualquer empresa, o processo de formação de preços de seus produtos, é necessário analisar todas as implicações dessa decisão. Qualquer modificação na política de preços provocará alterações em todas as outras áreas dessa empresa por onde fluem as decisões, tais como, Departamentos de: logística, compras, estoque, custos e preços, marketing e vendas, bem como, o de finanças.

Podem-se considerar alguns objetivos específicos para o processo de formação de preços de venda que são, a saber:

• Proporcionar no longo prazo, o maior lucro possível (significa dizer que a empresa quer buscar sua perpetuidade). Para tanto ela não deve adotar políticas de preços de curto prazo, voltados para maximização dos lucros. Essas políticas devem ser utilizadas somente em condições especiais.

• Permitir a maximização lucrativa de participação de mercado: Neste objetivo o deve-se notar que não apenas o faturamento deva aumentar, mas também os lucros das vendas.

Nota: Algumas empresas fazem verdadeiras queima de estoque para aumentar o faturamento;

Outras empresas para aumentar o faturamento procuram dar descontos para seus clientes – propósito: de atingir as metas de vendas.

Vejamos algumas das razões que contribuem com efeitos negativos sobre os lucros:

1. Excesso de estoque (Estoque é Custo)

2. Fluxo de Caixa Negativo (sem capital de Giro)

3. Concorrência agressiva (Obrigada baixar os preços, etc...)

4. Sazonalidade.

• Maximizar a capacidade produtiva, evitando ociosidade e desperdícios operacionais:

* Os preços devem considerar a capacidade de atendimento aos clientes (semelhante a capacidade produtiva).

* Preços baixos podem ocasionar elevação das quantidades vendidas e a não capacidade da manutenção da qualidade do atendimento ou dos prazos de entrega.

Por outro lado

* Preços elevados reduzem as vendas, podendo com isso ocasionar ociosidade da estrutura de produção (máquina e equipamentos) e de pessoal.

• Maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo auto-sustentado

Os lucros promovem o retorno do capital aplicado, portanto a correta formação de preços de vendas é que faz com que haja o correto retorno do investimento (capital aplicado).

Visto os quatro objetivos até agora demonstrado conclui-se que os principais objetivos são de apresentar o processo de formação de preços de venda, sob a ótica baseada nos custos incorridos.

Diferentes metodologias são apresentadas como o método de formação de preços com base nos:

= Custos Plenos;

= Custos de transformação;

= custos variável.

São abordados também, tópicos relacionados à construção e aplicação de Mark-ups na formação dos preços.

Métodos genéricos de formação de preços

No sentido mais genérico pode-se dizer que existem três processos distintos que podem ser apresentados para definição de preços e costumam basear-se:

Nos custos;

No consumidor;

Na concorrência.

Pode-se afirmar que os processos de definição de preços baseados nos custos buscam, de alguma forma, adicionar algum valor aos custos. Por exemplo, as empresas construtoras apresentam propostas de serviços, estimando o custo total do projeto e adicionando uma margem padrão de lucro.

Muitas razões podem ser apresentadas como justificativas ao emprego do método de definição de preços com base nos custos, senão vejamos:

Justiça: todos nós acreditamos que o preço de um produto ou serviço tem de estar acima dos custos, desde que seja um valor razoável, logicamente para se obter um retorno justo pelos investimentos realizados pelos empreendedores dessa empresa, logicamente que não se podem tirar vantagens do mercado quando ocorrer aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com