TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Do Preço De Venda

Dissertações: Formação Do Preço De Venda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho compreende duas partes distintas, como a mesma finalidade, a primeira voltada para uma validação do atual sistema de custeio RKW, utilizado pela gráfica Y para definição do valor da hora/máquina ou hora/atividade no seu processo produtivo, e a segunda parte se refere a formação do preço de venda.

O sistema utilizado na gráfica Y foi de unidade de esforço de trabalho (UET). Este sistema de custeio é utilizado para o controle dos custos diretos e indiretos, unificando a produção sob um só referencial.

O sistema de custeio baseado UET faz parte dos modernos conceitos de formulação e custo de produção ao lado do sistema japonês, que é o método ADC.

Independentemente do sistema de custeio utilizado devesse considerar outros aspectos de vital importância para preservação da rentabilidade do negócio:

1. A Competitividade da Empresa

Por vezes, existirá a necessidade de adequar o preço de vendas aos preços vigentes no mercado, sendo assim, será necessário tomar as devidas providencias para que isso ocorra, tomando ações diretas que vão desde aquisição de matéria prima a preços e construções mais atraentes.

2. A Estratégia da Empresa

A estratégia do preço do produto da empresa deve estar preparada aos desafios do ambiente interno e externo, atento aos seus pontos fracos, ameaças e oportunidades que irão influenciar no preço do produto.

3. O Grau de Utilização das Instalações Industriais

É necessário analisar a forma de custeio na produção, porque na maioria dos sistemas de custeio é contabilizado os custos sem analisar aspectos como a utilização de mão de obra de terceiros e a adequação dos turnos de produção que interfere no custo de produção.

4. Ciclo Financeiro

A rentabilidade final está diretamente relacionada com o ciclo financeiro da empresa, que considera o prazo médio de recebimento das vendas, o prazo médio de pagamento das compras, e o prazo médio de renovação dos estoques, em dias corridos com base na seguinte formula: (CF=PMRV+PMRE-PMPC).

2. A UET NA GRÁFICA Y

Premissas

O sistema de custo UET nos processos produtivos na gráfica Y foi procedido na configuração nas diversas nas áreas de atuação da empresa, com base em um organograma funcional, estabelecendo centros de custos.

Passos Iniciais da Sistematização

O primeiro passo é a apropriação dos custos na Gráfica Y no processo produtivo está evidenciada por centros de custos, o passo seguinte constitui na alocação de cada pessoa ao departamento correspondente, com o custo hora ou custo mensal corresponde, acrescido dos encargos sociais e demais despesas. Também será necessárioevidenciar os encargos sociais e o cômputo de horas uteis.

As atividades de Supervisão e Apoio

A mão de obra indireta que são as atividades de supervisão e de apoio são evidenciadas no Rateio de despesas de direção geral, incidência dessas despesas na UET se dá a partir de rateio em cada atividade.

Os Custos por Equipamento/Atividade de Produção

Lança-se na tabela custos por equipamento/atividade produtiva. No entanto, considerando a incidência de custos extraordinários, recomenda-se o uso da mediaquadrimestral móvel na tabela UET. Então, apontamos em grau de utilização da capacidade produtiva de 80%. Com adução da media quadrimestral móvel.

Custo de Oportunidade

É o custo equivalente a amortização do equipamento da formulação do valor hora/maquina. Elaborada de forma integrada com as demais planilhas da pasta de trabalho, variações nos prazos de amortização dos investimentos poderão ser adotadas.

3. A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Considerações Iniciais

A formação de preço de venda parte, na grande maioria dos casos, de um custo de transformação, entendida a parte do custo de produção que considera o valor da hora/maquina, acrescido do valor dos materiais a serem utilizados na produção do item especifico. Sobre esse valor, a que se agregar o valor da comissão do vendedor e dos demais agentes envolvidos no processo, além dos tributos direto e indireto e finalmente o lucro sobre o valor da receita liquida a ser auferida, como determinante final da remuneração do custo de oportunidade pelo capital operacional envolvido no negócio.

Cômputo Geral do Preço de Venda

Para efeitos de formação do preço de venda, recomendamos o uso do mark-up como determinante do preço de venda liquido final a ser apresentado ao cliente.

O mark-up é um fator que se aplica sobre os valores referente ao custo de transformação, dado pela aplicação do valor da hora/máquina ou hora/atividade aos parâmetros estabelecidos para a produção do item especifico, acrescido do valor correspondente a matéria prima a ser utilizado nesta produção.

Considerações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com