TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Pessoal E Social - Educação Infantil

Artigo: Formação Pessoal E Social - Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  5.132 Palavras (21 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico matemático, acerca do ensino na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É importante destacar que as mudanças nas culturas de comportamento dos alunos e dos professores, bem como da sociedade em geral, frente ás tecnologias, têm aberto as portas para apresentação, discussão e elaboração de propostas para divulgar as pesquisas, as idéias e os pensamentos. Logo, desenvolver atitude inovadora e criativa no ensino de Matemática faz parte do trabalho docente na atualidade.

Sendo assim, neste desafio, o grupo deverá utilizar a criatividade onde apareçam as idéias discutidas nas etapas, acrescidas de propostas de atividades atendendo aos objetivos á ementa desta disciplina, prevista no Plano de Ensino e Aprendizagem.

ETAPA 1

Formação Pessoal e Social - Educação Infantil

A organização do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil aponta para concepção da criança como um ser social, psicológico e histórico, tendo seu referencial teórico focalizado na visão construtivista, apontando o universo cultural da criança como ponto inicial a ser trabalhado defendendo uma educação democrática e transformadora da realidade. O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, pode ser comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação e amadurecem também capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais. Com relação aos jogos e brincadeiras, lembre-se dos papéis assumidos por si e pelos colegas, dos materiais e brinquedos usados, assim como do enredo e da sequencia de ações e nesses momentos, lembrar se sobre o que, com quem e como o que brincaram poderá ajudar as crianças a organizarem seu pensamento e emoções, criando condições para o enriquecimento do brincar. Nessas situações, cabe ao professor desenvolver cada capacidade, podendo priorizar alguns conteúdos, a depender das possibilidades que cada criança apresenta no processo de aprendizagem e ampliação de conhecimento, possibilitando ao professor trabalhá-los em diferentes momentos do ano, selecionando-os de acordo com o grau de significado que têm para as crianças.

ETAPA 2

Conhecimento de Mundo - Educação Infantil

As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendo números relações entre quantidades, noções sobre espaço. A educação infantil contutui-se num período rico para a aquisição e construção de novos conhecimentos, sobretudo para os referentes a matemática, uma vez que ela se encontra presente em muitas das atividades desenvolvidas pelas crianças. A matemática está presente quando a criança brinca com as formas, quando explora um espaço, quando observa o tamanho das coisas e as diferenças entre elas, quando organiza e classifica seus brinquedos, ao distribuir doces entre os colegas, quando monta quebra-cabeças, etc. Cabe ao professor criar condições e oferecer estímulos para que a criança descubra a matemática em meio a essas ações. É fundamental que a criança ainda pequena, tenha oportunidades de contato e familiarização com a matemática, a fim de que adquira algumas noções e que aos poucos, conforme o seu desenvolvimento biológico e os estímulos recebidos possam aprofundar e ampliar esses conhecimentos, sendo capaz de reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais, as noções espaciais, conseguindo comunicar idéias matemáticas utilizando a linguagem oral e matemática, tendo autoconfiança em suas estratégias para lidar com novas situações fazendo uso dos seus conhecimentos prévios.

PASSO 4

Entende-se que o objetivo deste trabalho é fazer com que a criança aprenda de uma forma prazerosa e divertida. Ao brincar a criança constrói, experimenta, aprende e demonstra toda sua criatividade. As atividades aqui apresentadas foram escolhidas pelo nosso grupo, pois através delas podemos trabalhar os conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora, desenvolver raciocínio lógico-matemático e identificar figuras geométricas.

BLOCOS LÓGICOS

Faixa etária a partir dos três anos.

Material:

Blocos Lógicos (48 peças ao todo).

Modo de jogar:

1°) Passo

O professor utilizará dois conjuntos de Blocos Lógicos (48 peças ao todo) e as dividirá pelos números dos alunos.

2°) Passo

Após escolherem quem vai começar, ele coloca a 1ª peça no chão.

VERMELHO

3°) Passo

O próximo jogador deverá analisar a peça colocada no chão, analisar suas peças e escolher entre elas alguma que combine pelo menos um atributo com a peça colocada no chão. O jogador poderá colocar um triângulo qualquer, ou uma peça vermelha, ou uma peça fina, ou uma peça pequena (forma, cor, tamanho ou espessura). O jogador que terminar primeiro com suas peças ganha o jogo.

SACO- SURPRESA

Faixa etária a partir dos quatro anos.

Material:

Um saco de pano pequeno

Um conjunto de Blocos Lógicos

Modo de jogar:

1°) Passo

Colocar dentro do saco as peças dos Blocos Lógicos e pedir para um aluno que adivinhe os atributos da peça somente pelo tato (tamanho, forma, pequeno ou grande) Tentar adivinhar a cor também.

2°) Passo

Para iniciar a atividade, os alunos deverão estar assentados em rodinha. Um aluno será escolhido para ir ao centro da roda para descobrir qual é a peça (triângulo, quadrado, círculo e retângulo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com