TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer De Colo De útero

Casos: Câncer De Colo De útero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

Falar em câncer é falar de uma das principais causas de morte em nosso país, isso é sabido até mesmo por leigos, pois os canais informativos de mídia veiculam com certa frequência até mesmo assustadora. Em definição, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) traz que câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a se muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e de assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. E no que tange às causas do câncer parece haver um consenso entre os estudiosos da área, sempre vê-se que a causa é multifatorial, das mais variadas. Um tipo específico de câncer será o foco desse trabalho que é o de colo de útero.

Em nosso país há várias campanhas muito bem divulgadas tanto em relação à prevenção quanto ao tratamento. Esse tipo de câncer é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, de acordo com informações do INCA. Ele demora muitos anos para se desenvolver. A infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento do câncer do colo do útero. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica.

Então a questão chave é trabalhar com prevenção e também com tratamento precoce, já que de todos os tipos de câncer esse é o que tem mais altos potenciais de prevenção e cura. Sendo assim, vale trabalhar também com a multidisciplinaridade de equipe profissional no processo, incluindo assim o trabalho do profissional de fisioterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com