TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frederick Taylor

Resenha: Frederick Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Frederick Taylor (1856-1917) natural da Filadélfia - EUA. Aos vinte e um anos, completou sua faculdade de engenharia no Stevens Institute of Technology, em New Jersey. Em seguida foi admitido na Midvale Steel Works como operário mas progrediu rapidamente se tornando em poucos anos engenheiro chefe.

Sua meta era descobrir a maneira mais eficiente de executar determinadas tarefas. Ele podia ser visto frequentemente acompanhando de perto o trabalho dos operários, tomando notas sobre a forma que o trabalho era executado e as quantidades produzidas.

Sua teoria teve como base a idéia de que cada uma das funções deveria ser estudadas, remodeladas e readequadas a fim de evitar o desperdício de tempo e de recursos, tão comuns dentro de uma grande empresa.

Para isso Taylor desenvolveu os seguintes métodos:

- Selecionar os profissionais mais hábeis de cada departamento.

- Estudar sua operações, tarefas e movimentos.

- Plano de incentivo salarial – remuneração proporcional a produtividade.

- Planejamento de responsabilidade da gerencia.

- Ênfase na eficiência.

- Cronometrar o tempo gasto efetivamente e o tempo desperdiçado com ações desnecessárias para o processo.

Taylor foi fundador de um movimento conhecido como administração cientifica.”O principal objetivo da administração”, ele afirma,”deveria se assegurar a máxima prosperidade para o empregador e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade para o empregado.

Em vista disso, Taylor criou um sistema de pagamento por peça chamado A piece-rate system, ou seja, era um sistema onde o preço pago por peça dependia da produtividade de cada operário, assim., quem produzia pouco, recebia pouco, e o operário que produzia mais ganhava mais, em proporção à sua produção.

Num segundo momento, a ênfase da administração cientifica deixou de ser o trabalhador e passou a ser o aprimoramento das técnicas e métodos de trabalho, através do estudo do tempo e dos movimentos, o que ficou conhecido como Motion-time study. Nesta etapa, as tarefas eram divididas em tarefas menores e mais simples e estudadas minuciosamente a fim de otimizar o tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com