TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancer Nas Empresas

Projeto de pesquisa: Freelancer Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 2

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 3

2.1 Desenvolvimento das questões propostas.............................................................3

4 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 8

INTRODUÇÃO

É cada vez mais comum que as pessoas deixem seus trabalhos em formato tradicional e partam para uma forma de atuação cada vez mais autônoma, como o freelancer, por exemplo. Sem vínculo empregatício, é possível ganhar bem mais com uma produção igual ou menor e a este formato de trabalho se da o nome de freelancer. Um freelancer é um profissional sem carteira assinada que atua sozinho, trabalha por produção, recebendo por quantidade ou por dia de trabalho.

A demanda desses profissionais vem aumentando na sociedade, e a procura pelos serviços desses profissionais também, enfatizando que esse tipo de trabalho não impõe uma rotina, uma carga horária, e principalmente, não estabelece vínculo entre contratado pode ser também considerado uma ameaça ao trabalhador formal, pois se um trabalhador como o freelancer oferece para a empresa um trabalho tão bom quanto o feito pelos outros e ainda uma flexibilidade no orçamento, isso significa que é vantajoso para as grandes empresas abrir mais espaço para o trabalhador independente.

Em suma, o trabalho dos “freelancers” oferece praticidade, o que pode ser considerada uma palavra-chave no mercado atual.

1- Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no eu diz respeito a sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

R: Para Max Weber a burocracia é uma forma de organização eficiente por excelência e por conseguir essa eficiência a burocracia precisa detalhar antecipadamente como as coisas devem acontecer. Weber encontra no capitalismo fatores fomentadores para o desenvolvimento da burocracia. As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, já empresas como a IBM são transnacionais, obedece apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país em que estão instaladas e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos, estão em buscas de custos baixos e leis pouco rígidas. Logo, a contratação de profissionais sem vínculo formal se diferencia das organizações burocráticas em vários aspectos, tais como: Numa organização burocrática, o funcionário trabalha com carga horária estabelecida pela empresa, cumpre sua tarefa diariamente num mesmo ambiente, é necessário respeitar a hierarquia da empresa. Entretanto, quando falamos da contratação de “freelancers”, nos referimos a profissionais que irão fazer o seu trabalho num local e horário estabelecidos por eles mesmos, considerando também a flexibilidade de orçamentos.

2- Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observe a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

R: Recentemente a disputa era entre qual empresa os funcionários estavam mais realizados e gostavam mais entre o Google e o Facebook. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Glassdoor e publicado pelo Search Engine Land, que entrevistou diversas pessoas para determinar quais são as melhores empresas para se trabalhar, se em 2011 o Facebook bateu o Google, a situação se reverteu em 2012. A pesquisa apontou a seguinte resposta: o Google apresentou 3,9 pontos contra 3,7 da maior rede social. No ambiente de trabalho do maior buscador da internet, os “Glooglers”, não se importam tanto de trabalhar longas horas e passar seu expediente repetidas vezes. Segundo eles, é melhor o SEO comparado ao que os “Facebookers” pensam. Entretanto, a rede social Facebook paga mais. A diferença entre os salários dos funcionários do Facebook é de até três mil maior do que os do funcionários do Google e o processo seletivo da rede social é mais leve. Dada à disputa entre qual empresa os funcionários estavam mais realizados podemos citas algumas diferenças entre uma e outra: No Facebook temos hoje melhores soluções para empresas e marcas, através de FunPages. É preciso saber trabalhar com os dois, o Facebook tem alto potencial de marketing estratégico, mas pouca gente sabe usa-lo. O Google solicitou em comunicado que as empresas não cadastrassem perfis ainda. O conceito de “círculos” é sem dúvida um grande diferencial para o Google, através dele, de forma visual de intuitiva, é muito mais fácil organizar os amigos por ordem de interesse. No Facebook temos os grupos e listas, mas isso não é tão estimulado. Google é uma rede social trabalhador, para estudantes, feita para pessoas que, de um jeito ou de outro, são produtivas.

Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.

a) São Paulo- Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países [...]

b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

c) [...] Mas só nos Estado Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com