TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelanceres Abrem Espaço Nas Grandes Empresas

Dissertações: Freelanceres Abrem Espaço Nas Grandes Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.572 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ENTREVISTAS 4

2.2.DADOS DA EMPRESA 1 4

2.3.QUESTIONARIO DA EMPRESA 1 4

2.4. ANALISES DAS INFORMAÇÕES DA EMPRESA 1 4

2.5.IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS DA EMPRESA 1 4

2.1.PLANO DE AÇÃO DA EMPRESA 1 4

2.1.QUESTIONARIO DA EMPRESA 2 4

2.1. ANALISES DAS INFORMAÇÕES DA EMPRESA 2 4

2.1.IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS DA EMPRESA 2 4

2.1. PLANO DE AÇÃO DA EMPRESA 2 4

3 CONCLUSÃO 7

4. REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta um estudo das estratégias competitivas utilizadas pelas empresas. Parte-se do ambiente de incerteza e mudanças vivido na atualidade, bem como dos novos paradigmas colocados pela revolução da tecnologia da informação, para enfocar-se a estratégia como resposta adequada para a sobrevivência das empresas. Apresentamos um diagnóstico empresarial na área de marketing das empresas Extra Supermercado e **********************, pois hoje não basta ser o melhor, o sucesso de uma instituição consiste em ser diferente, único, estar atento às mudanças constantes do mercado e agradar os consumidores, oferecendo o que eles mais desejam. Para esse ciclo ser completo as empresas tem que observar alguns processos para que seu sucesso seja completo e duradouro. Conhecer os caminhos que as empresas trilham para alcançar a excelência é muito interessante e de profundo aprendizado, conforme vamos conferir a seguir com as entrevistas efetuadas junto ao departamento de marketing das referidas empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. ENTREVISTA EMPRESA 1

2.2. DADOS EMPRESA 1

Nome: Extra Supermercado

Endereço: Avenida José de Carvalho Neves nº 96

Cidade: Bom Jesus da Lapa- Ba

Setor que atua: Mini Mercado

Porte: Micro Empresa

Nome pessoa responsável por marketing da empresa: Geovan

2.3. QUESTIONÁRIO

1- A empresa possui um banco de dados de clientes?

R- Sim, os dados são cadastrados em um programa chamado GENSYS.

2- Como a empresa determina os preços dos produtos?

R- De acordo com o Gerente, é calculado o valor de compra mais custo operacional, impostos e a margem de lucro.

3-Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

R- As atividades de comunicação da empresa são realizadas através nos eventos e patrocínios carro de som, cartazes e folders.

4- A empresa monitora seus concorrentes?

R- Sim, a empresa tem um funcionário para esse tipo de trabalho. Esse funcionário visita as concorrências e se passa como cliente e colher todas as informações necessárias.

5- A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

R- Sim, é feito um acompanhamento diário, onde os funcionários fazem abordagem aos clientes de forma simples, para saber qual e o seu grau de satisfação junto a empresa e quais seriam os problemas que estavam tendo, para que assim, possa ser analisada e conseqüentemente montar uma estratégia para melhorar a satisfação dos clientes.

6- A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado? Que tipo? Que resultados?

R- Não, até o momento a empresa ainda não fez outros tipos de pesquisas de mercado, porém já estamos elaborando uma pesquisa mais eficiente, no intuito de melhorar as nossas vendas.

7- Na empresa que será realizado o diagnóstico, identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias param se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

R- O maior problema da Empresa é a Inadimplência. Nos últimos meses por conta da evasão dos clientes inadimplentes, tivemos diversos problemas, principalmente para quitar os compromissos com os fornecedores, devido à falta momentânea de caixa para efetuar os pagamentos devidos, tendo assim que recorrer a empréstimos bancários para arca tais compromissos, portanto, para poder ultrapassar esta eventual situação vivenciada, foi realizado um processo de análise das questões mais preocupantes e com o auxílio das seções contábil e de marketing, foram traçadas estratégias, no intuito de resgatar esses clientes. No primeiro momento foram feitas promoções de dívidas para os situados na zona rural, onde a dificuldade de cobrança eram mais precárias, e a meses não vinham pagando as parcelas por problemas financeiros, no segundo momento foram criadas formas de refinanciamento de dívidas, parcelando assim conforme a condição de cada um o seu débito, logo após limitamos um valor para compras, possibilitando que fizessem suas compras e não compromete-se a sua renda mensal, e finalmente com o auxilio de uma de cobranças, foi capacitado um funcionário para o setor de crediário, para que assim, pode amenizar a inadimplência vivida atual.

8- Durante esta negociação, normalmente surgem conflitos, esperados ou não, que precisam ser administrados. Das diferentes maneiras existentes para se administrar um conflito, qual seria a mais indicada nesta situação? Por quê?

R- É relevante e estratégico que a empresa repense seu posicionamento, e a partir de então, solucionar a falta de estratégia básica necessária referente ao conflito de entre os clientes inadimplentes e o setor financeiro, entendendo da melhor forma possível a situação dos clientes, fato esse que prejudicou e muito a movimentação financeira da empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com