TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers Abrem Espaço Em Grande Empresas

Exames: Freelancers Abrem Espaço Em Grande Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Quando se pensa em desenvolvimento local, pode-se analisar sob diferentes pontos de vista. Muitos podem vê-lo sob o prisma do desenvolvimento econômico, voltado para o aspecto competitivo. Muitas pessoas e governos, ao pensar em promover o desenvolvimento das regiões e das comunidades se voltam totalmente para o aspecto econômico, pensando apenas em questões financeiras, tributárias e de geração de receitas. Porém a globalização, ao contrário daquilo que se poderia pensar à primeira vista, vem justamente reforçar a importância do desenvolvimento local, visto que cria a necessidade da formação de identidades e de diferenciação das regiões e das comunidades, para enfrentarem um mundo de extrema competitividade. Trata-se, do ponto de vista econômico, de buscar estratégias que tornem competitivas as comunidades, regiões e países, num contexto globalizado. As novas demandas do mercado, competitivo e em constante mutação, exigem um sistema produtivo, ao mesmo tempo eficiente na utilização dos recursos e eficaz no atingimento dos objetivos. Esse é o conceito de efetividade, ou seja a busca simultânea da eficiência e da eficácia, requisito indispensável no contexto mundial atual.

2 ESTRUTURA DA GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO

Nas ultimas décadas, diversas alterações no cenário mundial provocaram e continuam provocando profundas mudanças nos processos de reestruturação gerencial em praticamente todos os setores da atividade humana. Diante deste cenário propõe-se a importância do planejamento estratégico organizacional, como ferramenta auxiliar para um gerenciamento das empresas dentro de um mercado totalmente competitivo, que hora se apresenta. Diante deste cenário o planejamento estratégico surge como uma valiosa “ferramenta” de auxilio a alta administração que permiti a criação de planos previamente determinados de metas e estratégias, diminuindo a possibilidade de uma determinada tomada de decisões equivocadas num mercado completamente competitivo e sem margem para erros. Neste contexto, pode-se evidenciar a importância de uma estratégia que oriente a empresa para alcançar seus objetivos, através da produção de bens ou de oferecimento de serviços.

Assim, é importante definir que a idéia de local , por sua vez pode ser entendida como um município, parte de municípios, um estado (UF) ou mesmo uma região.Neste trabalho a idéia de local confunde-se com a de município, a mais localizada instância de poder no Brasil. È uma das formas de domínio territorial – estatal. Na gestão política há uma hierarquização territorial na qual o município é um dos níveis hierárquicos, que coincide com a escala intranacional relativa à localidade, correspondente ao lugar da vida e da experiência cotidiana.

A gestão do desenvolvimento local pode ser diferenciada e discutida por meio da análise das ações e estratégias de desenvolvimento implementadas por vários agentes, em especial o estado, permitindo avaliar seus resultados sócio- econômicos e também observar como ocorre a materialização dessas estratégias no espaço que resultam em alterações do conteúdo e do significado desse espaço .

Como no Brasil há diversas experiências em curso de estratégias de desenvolvimento local, em um cenário de experimentalismo difuso, provavelmente sem grandes conexões entre si, conforme afirmam pesquisadores do instituto Pólis. As práticas de desenvolvimento local assumem variadas dimensões e significados, com a implementação de diversas políticas com as de economia solidaria, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, do desenvolvimento local integrado e sustentável (DLIS),dentre outras,ora sendo visto com uma nova política social , ora como um novo paradigma econômico.

A partir da vigência da constituição de 1988, o Brasil tem vivido um redesenho de seu sistema federativo, com o fortalecimento da capacidade decisória das instâncias subnacionais de governo, ou seja, está em sentido amplo e outros serviços de âmbito local (saúde e educação). Não fazem, assim, distinção entre política econômica e política social nem quanto ao papel a ser desempenhado por esta instância de governo.

A discussão do papel dos municípios na promoção do desenvolvimento aponta para o crescimento de suas responsabilidades em relação ás iniciativas voltadas para a melhoria das condições de vida e à busca de soluções dos problemas urbanos e, enfim, da gestão local.

Afim de descobrir como são empregadas na região de Alexânia, a promoção do desenvolvimento econômico local, foi realizada uma pesquisa de campo onde foi constatado que Como conseqüência do crescimento populacional vertiginoso ocorrido na região do Entorno do DF a partir da década de 70, com índices médios de 8% ao ano, a ocupação territorial se deu de forma desordenada, o

que torna imprescindível a elaboração de Planos Diretores Municipais. O processo de elaboração deve promover estudos e referenciais, com vistas a fomentar ações integradas de desenvolvimento urbano e rural, contribuindo para a eficiência e eficácia da gestão territorial. Com a homologação do Estatuto da Cidade, Lei nº 10.257/2001,o Plano Diretor passa a ser obrigatório para os municípios integrantes de regiões metropolitanas, mesmo que a população não alcance vinte mil habitantes. Dessa forma, os municípios goianos que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno-RIDE devem produzir seus respectivos Planos Diretores. Trata-se de instrumentos básicos da política municipal de desenvolvimento e expansão urbana e contemplam um conjunto de regras gerais de uso e ocupação do solo, de maneira a orientar e regular a ação dos agentes envolvidos na gestão territorial de todo o município, seja na área urbana, seja na rural. A elaboração do Plano Diretor, portanto, engloba diagnósticos nas dimensões sociocultural, econômica, geoambiental e político institucional, macro zoneamento, diretrizes de desenvolvimento e legislação urbana básica. Todo esse instrumental técnico tem por objetivo a busca de desenvolvimento municipal sustentável, consubstanciado no ordenamento do uso do solo e no aproveitamento das potencialidades econômicas e socioculturais. São de grande importância também as propostas de estruturação do sistema de planejamento local com o intuito de preparar o poder público e a sociedade organizada para a implementação do Plano Diretor Municipal. Não obstante ser uma atribuição municipal, numa iniciativa do Governo de Goiás, por intermédio desta Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento em parceria com o Ministério da Integração Nacional, foi celebrado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com